Rede 024/2024

São Bernardo do Campo, 06 de fevereiro de 2024.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO

Assunto 1: PNLD: Distribuição de livros nas U.Es (Resp: PECs Ivan e Márcia B.)

Alertamos as Equipes Gestoras que se apropriem das informações e repassem aos professores das UEs.

Ensino Fundamental Anos Finais: (6º ao 9º ano): a distribuição deste ano será  “grade cheia” de todos os componentes curriculares. Ressaltamos que os livros são reutilizáveis, isso significa que, durante o seu período de validade, deverão ser conservados e preservados para utilização nos próximos anos letivos. Lembramos que os manuais dos professores também são reutilizáveis e deverão ser conservados e devolvidos ao final de cada ano letivo.

Ensino Médio: este ano as escolas estão recebendo reposição dos títulos e obras do PNLD do Novo Ensino Médio (destinados a estudantes e professores), Projeto de Vida, Projetos integradores (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias,  Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), obras didáticas por área de conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais) e obras didáticas específicas (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências Humanas e Sociais em Diálogo com Matemática). Todos os volumes são reutilizáveis, portanto, deverão ser conservados. Idem para os manuais de professor.

PNLD Literário: são obras reutilizáveis, portanto, ao serem distribuídas aos alunos, deve ser dada ênfase na conservação e respectiva devolução.

Entrega nas Escolas: solicitamos às escolas que façam a conferência das encomendas recebidas antes de solicitarem reserva técnica ou remanejamento de livros. Para conhecer os títulos e a quantidade recebida, a escola pode acessar o portal do FNDE >> Consultas Online >> Distribuição de Livros e preencher os campos “Ano” (= 2024); “Programa” (= PNLD); UF (= SP) e “Município” (preencha somente os campos com asterisco vermelho). Para selecionar uma unidade informe o código INEP (que é o código CIE acrescido de 35 – e zero, se for o caso, até completar oito dígitos). Em seguida, clique em “Confirmar”. Por fim, clique na lupa, à direita da tela. Após abrir a página, selecione o link “Encomenda”.

Distribuição aos Estudantes: enfatizamos que os livros do PNLD devem ser entregues aos estudantes. Para isso, solicitamos o empenho da equipe de gestão escolar, para realizarem a distribuição dos livros didáticos, no intuito de atender os objetivos do programa e a plena utilização do material.  Na ocasião da distribuição dos livros do PNLD aos estudantes, é indispensável que as escolas realizem o controle da entrega, por meio de planilhas – SEGUE LINK do modelo (para baixar) que as unidades escolares poderão adaptar para cada situação “controle da entrega PNLD 2024” – com o nome dos estudantes e os volumes entregues. As planilhas devem ser arquivadas até a devolução dos livros no final do ano letivo, e, especialmente, para fiscalizações de órgãos centrais (estadual e federal). Sugerimos que seja realizado o controle de entrega para confirmação do recebimento pelo estudante ou o responsável.

Conscientização: as escolas devem promover a conscientização dos alunos para a conservação do livro didático, durante todo o ano (inclusive dos consumíveis), para que, ao efetuarem a devolução dos livros reutilizáveis, ao final do calendário escolar, outros alunos possam utilizá-los no ano seguinte. Também deverão informar a validade dos livros reutilizáveis distribuídos neste ano. Assim sendo, as campanhas de preservação dos livros devem ser permanentes em todas as escolas. Ao final do ano, a expectativa é de que a devolução dos livros alcance a totalidade distribuída.

Quadro Escolar: alertamos aos gestor escolar, onde houve alteração do quadro escolar com abertura de classes/unidades, o atendimento da nova demanda de livros deverá, em primeiro lugar, ocorrer mediante remanejamento entre unidades. No caso de fechamento/deslocamento de classes, os livros excedentes, também deverão ser ofertados para remanejamento.

 

Assunto 2: Conselho de Escola (Resp. ERGD)

Senhores diretores, disponibilizamos o PPT da live sobre Conselho de Escola, que ocorreu no dia 06/02/2024, para melhor direcionar seu trabalho.

Composição do Conselho de Escola

 

Assunto 3: Formação –  Planejamento 2024 (Resp.: CEC Emerson Gradinar)

Disponibilizamos às Equipes Gestoras a apresentação utilizada na formação Planejamento 2024  no dia 06 de janeiro. 

Planejamento 2024  

 

Diretoria de Ensino – Região São Bernardo do Campo