São Bernardo do Campo, 07 de dezembro de 2021.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO
Assunto: SARESP/2021 – REDE URGENTE – RETIRADA DAS PROVAS (Resp.: Sueli)
Amanhã, dia 08/12/2021, todos os Diretores deverão retirar as provas do SARESP, na Diretoria de Ensino, nos seguintes horários:
Entre 9h e 13h, as seguintes escolas (Ensino Regular)
01 | 20 de Agosto |
02 | Alexandre Grigoli |
03 | Alfredo Burkart |
04 | Bonifácio de Carvalho |
05 | Brazília Tondi |
06 | Carlos Pezzollo |
07 | Célio Negrini |
08 | Euclydes Deslandes |
09 | Francisco Prestes Maia |
10 | Idalina Macedo Costa |
11 | Ismael da silva Junior |
12 | João Batista |
13 | João Firmino |
14 | João Ramalho |
15 | Joaquim Moreira |
16 | Jorge Rahme |
17 | José Fornari |
18 | José Jorge do Amaral |
19 | Maria Auxiliadora |
20 | Maria Cristina |
21 | Maria Iracema Munhoz |
22 | Maria Osório Teixeira |
23 | Maria Pires |
24 | Mário Franciscon |
25 | Maristela |
26 | Mathias Octávio |
27 | Maurício Antunes |
28 | Mauricio de Castro |
29 | Mizuho Abundância |
30 | Nail Franco Mello Boni |
31 | Nelson Monteiro |
32 | Neusa Figueiredo |
33 | Omar Donato Bassani |
34 | Pedra de Carvalho |
35 | Tito Lima |
36 | Vilma Anselmo |
37 | Walker da Costa |
38 | Wallace Cockrane |
39 | Yolanda Ascêncio |
40 | Yolanda Noronha |
Entre 14 e 18 horas, as seguintes escolas (Programa de Ensino Integral – PEI)
01 | Adail Luiz |
02 | Amadeu Olivério |
03 | Anésia Loureiro |
04 | Antonio Caputo |
05 | Antonio Nascimento |
06 | Ayrton Senna |
07 | Baeta Neves |
08 | Clarice de Magalhães |
09 | Clóvis de Lucca |
10 | Cynira Pires |
11 | Edgar Alves da Cunha |
12 | Faustina Pinheiro |
13 | Fausto Cardoso |
14 | Francisco Cristiano |
15 | Francisco Emydio |
16 | Jacob Casseb |
17 | Jean Piaget |
18 | Joana Motta |
19 | José Gonçalves |
20 | Julieta Vianna Simões |
21 | Lauro Gomes |
22 | Luis Metalúrgico |
23 | Luiza Collaço Queiroz |
24 | Marco Antonio Prudente |
25 | Maria da Conceição M Branco |
26 | Maria Luiza F Cícero |
27 | Maria Regina Demarchi |
28 | Maria Trujilo Torloni |
29 | Ministro Laudo Ferreira |
30 | Omar Daibert |
31 | Palmira Grassiotto |
32 | Robert Kennedy |
33 | Rudge Ramos |
34 | Santa Dalmolin |
35 | Santa Olímpia |
36 | Sergio Vieira de Mello |
37 | Tereza Delta |
38 | Vladimir Herzog |
39 | Yvone Frutuoso |
- Solicitamos que sigam os horários indicados, uma vez que esta atividade será realizada em conjunto com a equipe da VUNESP.
- A entrega das provas será feita aos Diretores, nas caixas lacradas, que deverão ser abertas somente na escola. Ao chegar na escola com o material, os Diretores deverão realizar a conferência dos pacotes, de acordo com o número de turmas de 9ºs e 3ºs anos que possuem.
- Lembramos a todos que os pacotes somente deverão ser abertos pelos aplicadores das respectivas turmas, no momento do início das provas e dentro das salas de aula.
- Iniciaremos a entrega do material somente a partir das 9 horas.
- A devolução das provas na Diretoria de Ensino será informada na sexta-feira, dia 10/12.
2- SARESP – Educação Especial:
Para proporcionar as acessibilidades necessárias para que todos os alunos inseridos no ensino regular realizem a avaliação do SARESP, a Secretaria Estadual de Educação concretiza sua opção em trabalhar pela Educação Inclusiva, bem como pela Educação Especial, no que se refere ao atendimento de estudantes elegíveis aos serviços da educação especial.
A Resolução SEDUC nº 116, de 8-11-2021, dispõe sobre o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e a aplicação dos instrumentos de avaliação externa em 2021.
As provas devem ser adaptadas de acordo com a necessidade educacional do estudante, respeitando-se as seguintes especificidades:
- Aluno com Deficiência Visual: as provas serão em Braille para os alunos cegos e provas ampliadas, com fonte Verdana, tamanho 24, para os alunos com visão subnormal. No caso de alunos cegos que não saibam Braille, deverá ser disponibilizado um ledor, de acordo com a legislação vigente;
- Aluno com Deficiência Auditiva: para estudante que apresenta única e exclusivamente a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como forma de comunicação, será necessário um professor especialista na área da deficiência auditiva ou o apoio do professor interlocutor para as instruções da realização da prova. Na correção da redação, levar em consideração o conteúdo apresentado pelo aluno surdo e não somente a forma; levar em consideração o aspecto semântico e não o aspecto sintático.
- Aluno com Deficiência Física: aos alunos que apresentam dificuldades motoras dos membros superiores, deverá ser providenciado um ledor e escriba.
- Aluno com Deficiência Intelectual: não há adaptação de acesso para a realização da prova. Deverão seguir o proposto para a sala em que está inserido. Na correção da prova deve ser considerada a deficiência do aluno.
Para a realização das provas, deverão ser observados:
- Acréscimo de até 1h (uma hora) para estudantes elegíveis aos serviços da educação especial.
- O professor aplicador, em atuação na turma que lhe for indicada, deverá:
- Manter na sala, a partir do início da prova, a presença exclusiva dos alunos da turma avaliada, salvo nos casos de comprovada exigência da presença de pessoa(s) autorizada(s) para fornecer apoio específico a estudante elegível ao da educação especial.
Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo