REDE 245/2020

São Bernardo do Campo, 06 d e novembro de 2020  

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: ATPC Semanal – 10 a 12/11 (Resp.: Márcia Borges)
Para próxima semana, conforme calendário da EFAPE, serão 02 (duas) ATPCs da DE, ambas de tema geral, que serão disponibilizadas a partir das 08h30min do dia 10/11, terça-feira, nos seguintes links:
Importância do ensino à distância: https://youtu.be/qfYMuzsVEk0
Educação das crianças em serviço de acolhimento: https://youtu.be/M9IrDKIsX0g

O link para avaliação e presença estará disponível na descrição dos vídeos, uma para cada tema, portanto, o professor deverá responder um ou dois links de avaliação/presença, conforme sua jornada de trabalho.

 

Assunto 2: Percurso Formativo Competências Socioemocionais: Com a palavra, o educador! (Resp.: Rosângela)
Público Alvo: Vice-diretor, PMEC e demais convidados.
Reiterando a rede 234: Para promover um espaço de escuta e troca de experiências em torno das competências socioemocionais a SEE, por meio da EFAPE, preparou 05 rodas de conversas que estão sendo transmitidas via CMSP, no canal de formação continuada, das 15h30 às 17h.

Segue abaixo maiores informações sobre a ação:

Data  Macrocompetência em Foco 
09/10  Resiliência Emocional 
20/10  Autogestão 
06/11  Engajamento com o Outro 
13/11  Abertura ao Novo 
20/11 Amabilidade 

youtube
Além da transmissão pelo Canal de Formação Continuada a referida ação, assim como demais materiais sobre o tema, poderão ser acessados por meio do Percurso Formativo Competências Socioemocionais: Com a palavra, o educador! disponível no AVA EFAPE, pelo  link

 


Assunto 3: Orientações sobre os Relatórios Finais Anuais das Turmas de Atividades Curriculares Desportivas (Resp.: Mário Machado)
Alertamos as equipes gestoras que, para cumprir o que determina a Resolução SE 4, de 15-01-2016, e com vistas à realização do próximo processo de atribuição de aulas, inclusive de ACD, apresentamos aos Diretores e Professores de Educação Física o modelo virtual de  “Relatório Final 2020 sobre turmas de Atividades Curriculares Desportivas – ACD”, para apreciação e preenchimento. A seguir, apontamos os prazos para as providências cabíveis:

  • 03 e 04/11/2020: disponibilização do Quadro Resumo das turmas de ACD – para que as unidades escolares possam coletar as turmas para 2021. Lembramos que serão replicadas as mesmas quantidades deste ano letivo. (Já realizado)
  • Até 10/11/2020: os professores devem preencher e entregar os relatórios para a direção da escola, acompanhados de listas atualizadas de cada turma, expedidas pela SED (solicitar à Secretaria da própria escola), contendo apontamentos que indiquem quais os alunos que permanecerão na turma, caso ela seja mantida para o ano de 2021 (para efeito de matrícula na turma a ser coletada).
  • Até 12/11/2020: o Conselho de Escola se reúne para analisar os relatórios e manifestar-se, em ata, sobre a manutenção ou interrupção de cada turma, inclusive turmas existentes que eventualmente não possuam relatório. (As reuniões podem ser gravadas e inseridas no relatório virtual acima ou mesmo ser transcritas e salvas como.pdf).
  • Até 12/11/2020: todos os estudantes desta atividade devem estar devidamente matriculados nas classes/turmas de ACD, lembrando que as turmas devem ser compostas com no mínimo 20 alunos, conforme a Resolução SE 4, de 15-01-2016.
  • Até 17/11/2020: Prazo final para envio das respostas dos relatórios das ACD (um por turma) e a cópia da ATA do Conselho de Escola através do link acima. Após esta data o link será bloqueado para recebimento de respostas.
  • De 20 a 27/11/2020: homologação das classes de ACD pelo CEDEP. As DEs deverão acompanhar o processo pela SED. As turmas zeradas serão automaticamente excluídas.

Segue modelo do relatório para consulta

 

Diretoria de Ensino – Região  
São Bernardo do Campo