REDE 225/2021  

São Bernardo do Campo, 20 de setembro de 2021.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Festival Afrominuto –  Concurso de vídeos (Resp.: Equipe ERER – PCNP’s Marli, Daniel, Edinéia, Murilo)
Reiterando a Rede 206 assunto 2, informamos ser necessário fazer o download do Regulamento, anexo I e anexo II, clicando aqui (centro de Referência Mário Covas) para participar do Festival Afrominuto, lembrando que a escola pode participar em até 3 categorias, conforme o regulamento: 

  • Ensino Fundamental anos iniciais
  • Ensino Médio
  • EJA.

Salientamos que os anexos I e II devem ser devidamente preenchidos e encaminhados para o email: desbcnpe@educacao.sp.gov.br ,   impreterivelmente até o dia 18/10/2021.
Uma comissão julgadora multidisciplinar de 7 PCNP’s será criada para julgar e selecionar 01vídeo, em cada uma das categorias acima citadas.
Os critérios do julgamento estão estabelecidos no regulamento.

 

Assunto 2: Avaliação de Fluência Leitora – live (Resp.: PCNP Vitor Hugo)
A SEDUC realizará em 2021 avaliação, inédita na rede estadual paulista, voltada à identificação do nível de fluência leitora de nossos estudantes, constituindo-se essa capacidade em condição básica para compreensão de textos e interação subsequente com o conjunto de conhecimentos aos quais os estudantes passam a ter acesso, ao longo do processo de escolarização. Neste sentido, fornecerá um diagnóstico fundamental para a efetividade do trabalho pedagógico em nossas escolas.
Para a implantação da “Avaliação de Fluência Leitora” as ações necessárias terão início com uma live a ser apresentada no CMSP. Nela, serão abordados aspectos relativos ao seu conceito, importância, instrumentos e logística da aplicação, voltada aos estudantes do 2º, 3º e 6º anos do  ensino fundamental.

Escolas: Diretores, Vice-Diretores e PC 

Dia 23 de setembro – 5ª feira – das 14 às 16h30 – CMSP – Canal Trio Gestor

 

 

Assunto 3: Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes (Resp.: Sup. Márcio e PCNP Emerson)
Seguem informações e atualizações sobre o Programa Bolsa do Povo Educação:
Perguntas Frequentes
Para simplificar a comunicação e adiantar eventuais dúvidas, criamos dois documentos de perguntas frequentes (FAQ):

Esses documentos serão atualizados de acordo com os questionamentos que recebemos, bem como com novas funcionalidades e correções na Plataforma Bolsa do Povo Educação. 

 

 

Assunto 4: Ação CONVIVA – PLACON (Resp.: Rosângela Marotti)
Solicitamos aos senhores diretores atualização das ocorrências ,com urgência, na plataforma PLACON.
Recomendamos verificar as ocorrências, para que  possam  atuar nas ações que a escola necessitar.

 

 

Assunto 5: Ação CONVIVA – SETEMBRO AMARELO (Resp.: Rosângela Marotti)
Solicitamos aos vice-diretores e POCs atenção às instruções para enviarem o material que será trabalhado no dia D – dia da Vida 28/09.

     1.baixar o documento Painel de Boas Práticas -v1, na apresentação clicar em arquivo, fazer download – Microsoft PowerPoint, inserir as                   informações solicitadas, salvar novamente;

  1. enviar o documento salvo para o email:  pefsbc@hotmail.com
  2. responder ao google docs (somente uma resposta)
  3. prazo para toda a ação, até o dia 04/10

 

 

Assunto 6: SAEB – Formação Pedagógica (Resp.: Vitor Hugo)
Disponibilizamos, nos links abaixo, as formações quanto ao  “Propósito das Avaliações Externas e relação da Matriz do SAEB com as Habilidades Essenciais”,  realizadas nos dias 8 e 9 de setembro.
ATPC 08/09/2021 –  https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=23062&id=0
ATPC 09/09/2021 – https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=23063&id=0

 

 

Assunto 7: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (Resp.: PCNPs Cristhiane Penachio, Claudia e Daniel)
Solicitamos a participação na série: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência), prevista para o dia 24 de setembro, que será transmitida das 15h45 às 17h15, no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.
Aproveitamos para informar que, todas as sextas-feiras, das 15h45 às 17h15, no Canal de Desenvolvimento Profissional será transmitida a série: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, com temas voltados para os profissionais da educação, que podem ser trabalhados na escola.

 

Assunto 8: Programa Alfabetização Ambiental (Resp.: PCNPs Daniel e Marco)
Solicitamos amplo empenho das Unidades Escolares na divulgação dos os vídeos e materiais de apoio sobre a temática de Conservação da Biodiversidade e Resíduos Sólidos que estão disponíveis no link a seguir: https://drive.google.com/file/d/11MX328q2c5DamhB-RNZxE0HRwsRBXY98/view?usp=sharing
Esses materiais tem como foco o tema do próximo diálogo do Programa Alfabetização Ambiental, com data a ser divulgada oportunamente.
Público-alvo: Professores Coordenadores, Diretores, Professores e Vice-Diretores das unidades escolares. 

 

Assunto 9: Errata Aprender Sempre – Biologia, Física e Química Vol.2  (Resp.: PCNP Silmara)
Informamos a seguinte ERRATA para os cadernos do Estudante e do Professor, componente de Química da 3a série do Aprender Sempre –
Volume 2.
Link

 

Assunto 10: OBMEP 16ª edição – 2ª Fase, Autorizações e Cadastro de Professores (Resp.: PCNP’s Ana Paula e Isabela)
Informamos que a 2ª Fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ocorrerá no dia 06 de novembro de forma presencial, nas Unidades Escolares que serão Polos de Aplicação das provas.
Os organizadores estão tomando todas as medidas para assegurar a prevenção à Covid.
Importante solicitar que os estudantes cheguem aos locais das provas com a máscara!
Pode ocorrer que algum Coordenador Regional entre em contato com a escola para verificar a disponibilidade de aplicação das Avaliações.
As escolas que não encaminharam as autorizações dos estudantes que participarão da segunda fase, de acordo com os organizadores, já podem acessar o sistema do site e encaminhar as autorizações em:
“Alunos Classificados” → “Ações” → “Upload de Autorização de Dados do Aluno”.

Conforme calendário disponível no site, as escolas terão até o dia 23 de setembro para indicarem, na página da OBMEP, os professores dos estudantes classificados para a 2ª fase.

 

Assunto 11: Programa Aprender Valor – confirmação de aplicação (Resp.: PCNP´s Ana Paula, Isabela e Sandra Leopoldina)
Estão liberados, desde 31 de agosto, os formulários de confirmação de aplicação e de lançamento de respostas da avaliação do Programa Aprender Valor. É necessário confirmar a aplicação em cada turma, tanto dos testes digitais quanto dos impressos, e registrar as ocorrências em “Confirmação de aplicação”. Para maiores informações, clique aqui.

 

 

Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo