REDE 221/2020

São Bernardo do Campo, 06 d e outubro de 2020  

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Festival Takorama (Resp.: Marcia Yassuhara e Marco Bortoletto)
Solicitamos às Equipes Gestoras, na Modalidade Educacional EJA, ampla divulgação referente ao Festival Takorama, que acontece até o dia 19/10/2020.

“Destaca-se que os materiais podem, a critério, ser utilizados pelos docentes na elaboração das aulas e roteiros de estudos da Educação de Jovens e Adultos-EJA, notadamente os três vídeos indicados para o público acima de 15 anos:

– “O macaco Homem”

– “O Emprego”

– “Sr. Cok”

O que é o festival?

São 15 filmes de curta-metragem de animação que abordam a temática da “solidariedade” (tolerância, empatia, amizade, ecologia e cidadania) divididos em 05 categorias, de acordo com a idade das crianças e jovens (de 3 a 17 anos). Tudo gratuito e sem publicidade!
O festival permite que os participantes descubram novos filmes, novas histórias, novos universos visuais, opinem e votem em seu filme favorito. Além disso, podem desenvolver atividades pedagógicas sobre cada animação.
Nosso principal objetivo é afirmar o cinema, não apenas como entretenimento, mas também com ferramenta de comunicação e importante recurso de apoio educacional.”
Site: https://www.takorama.com.br/  

 

 

 

Assunto 2: Orientações para articular o desenvolvimento das competências socioemocionais ao Aprender Sempre – Volume 3 (Resp: Márcia Borges)
De acordo com o Boletim Semanal COPED nº 30, informamos que estão disponíveis no site do Currículo Paulista, na seção do Aprender Sempre, as “Orientações para articular o desenvolvimento das competências socioemocionais ao Aprender Sempre Volume 03”.
Também, estão no canal Formação de Professores no Youtube no Centro de Mídias, as formações sobre “Promoção do cuidado e mobilização das Competências Socioemocionais (CSE) nas ações de Recuperação e Aprofundamento”, que foram transmitidas nos canais de Recuperação e Aprofundamento do Centro de Mídias para os professores de Língua Portuguesa (no dia 30/09) e para os professores de Matemática (no dia 01/10).

LP – Promoção do cuidado e mobilização das Competências Socioemocionais (CSE):  https://www.youtube.com/watch?v=Qrz6kRLbc0Y

MAT – Promoção do cuidado e mobilização das Competências Socioemocionais (CSE): https://www.youtube.com/watch?v=r2EQrEZkalE

 

 

Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo