REDE 197/2021

São Bernardo do Campo, 19 de agosto de 2021.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (Resp.: PCNPs Daniel e Claudia)
Solicitamos a participação na série: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (Fome e desnutrição na primeira infância), prevista para o dia 20 de agosto, que será transmitida das 15h45 às 17h15, no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP. 

 

Assunto 2:  Formações sobre avaliações externas – SAEB e SARESP (Resp.: Marcia Borges e PCNP Vitor Hugo)
Durante as próximas semanas, serão realizadas formações pelo CMSP, para subsidiar as equipes das Diretorias de Ensino e escolas a retomarem o propósito das avaliações externas, SAEB e SARESP, sua organização, e a relação delas com a matriz de habilidades essenciais.
No dia 27 de agosto (sexta-feira), será realizada formação para as Diretorias de Ensino e equipes gestoras das escolas no canal Desenvolvimento Profissional do Centro de Mídias, das 8h às 9h30, intitulada “Propósito das avaliações externas e relação da matriz do SAEB com as habilidades essenciais”.

 

 

Assunto 3: Projeto de Vida – Autoavaliação Formativa – Rubricas (Resp.: PCNP Sandra Leopoldina)
Período: 01/09 a 22/09/2021
Local: SED
A Autoavaliação Formativa (Rubricas) avalia o processo de aprendizagem e os avanços no desenvolvimento dos Projetos de Vida dos alunos. Para que isso aconteça, a colaboração dos Gestores das escolas e Professores (as) de Projeto de Vida são fundamentais. Neste 3º bimestre, duas competências deverão ser priorizadas, sendo:

6º ano: Tolerância ao estresse e Organização
7º ano: Organização e Imaginação Criativa
8º ano: Organização e Empatia
9º ano: Organização e Empatia

1ª série: Autoconfiança e Organização
2ª série: Tolerância à frustração e Foco
3ª série: Tolerância ao estresse e Persistência

As orientações sobre a aplicação do instrumento de Avaliação Formativa constam no Caderno do Professor e Caderno do Aluno do 1º bimestre – Caderno de Respostas. Além dessas orientações, teremos Aulas de Projeto de Vida via CMSP com essa temática, que está prevista para os dias 25/08/2021 e 01/09/2021.
Pedimos que incentivem os estudantes a participarem dessa jornada.

 

 

Assunto 4: Programa Aprender Valor – Fases 1 e 2 (Resp.: PCNPs Ana Paula, Isabela e Sandra Leopoldina)
Após finalizar os cadastros e a enturmação dos estudantes a serem avaliados (7º e 9º anos), agora é hora de iniciar os preparativos para a etapa das Avaliações de Aprendizagem – agosto/21 do Programa Aprender Valor.
Para isso, clique aqui para acessar o material com orientações para aplicação das Fases 1 e 2.
Sobre a Fase 3, encaminharemos novas informações em breve.

 

Assunto 5: Agenda Formativa CMSP (Resp.: PCNP Vitor Hugo)
Solicitamos ampla divulgação da agenda formativa elaborada pela EFAPE:

Título Data Horário Canal
Desvendando Ferramentas: Desvendando Games/Gamificação  25 de agosto de 2021 14h às 15h30 Desenvolvimento Profissional 1
Série “Clube de Leitura na Prática” – Livros Acessíveis  26 de agosto de 2021 14h às 15h30 Desenvolvimento Profissional 1
Série: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1 e 2: “Fome e desnutrição na primeira infância” 20 de agosto de 2021  15h45 às 17h15 Desenvolvimento Profissional 1
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável TODAS as sextas-feiras 15h45 às 17h15 Desenvolvimento Profissional

 

 

Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo