REDE 180/2020 

São Bernardo do Campo, 10 de agosto de 2020 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO
Assunto:  Prêmio Gestão Escolar 2020 (Resp.: Sup.Luís)
Retransmitimos rede 177/2020

O Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020 está com inscrições abertas até o dia 15 de agosto de 2020.
A 22ª edição da iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O edital e as inscrições estão disponíveis exclusivamente no site www.premiogestaoescolar.com.br.

Nesta edição, serão reconhecidas práticas bem sucedidas das escolas que encontraram soluções durante a pandemia de COVID-19.

Inscrições
Podem se inscrever gestores e professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas. A novidade deste ano é que também serão contemplados os esforços de toda equipe escolar, que estará representada na inscrição por seis integrantes: o gestor, um coordenador e quatro professores, de preferência, um por área do conhecimento.

Para participar, a equipe deve preencher o cadastro da escola no site www.premiogestaoescolar.com.br e escrever o relato da experiência. Além do documento, a escola deve cadastrar elementos que comprovem as ações, como vídeos e fotos, para enriquecer a sua proposta.

Entre os prêmios previstos, estão as vagas no curso de especialização da Univesp, destinadas à equipe escolar e premiações em dinheiro, que vão de R$ 5 mil a R$ 30 mil, para as escolas selecionadas nas etapas estadual, regional e nacional. Os detalhes estão descritos no edital.

Parceiros
São apoiadores do Prêmio Gestão Escolar 2020, o Conselho Britânico, Bett Brasil, Fundação Itaú Social, Fundação Itaú para Educação e Cultura, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

 

 

NÚCLEO DE FREQUÊNCIA E PAGAMENTO
Assunto:  Orientações para procedimentos de pagamento de benefícios – Retificar o BFE até o dia 17/08/2020  (Resp.: Ionara)
Prezados Diretores e GOES
Reiteramos os procedimentos relativos ao pagamento de benefícios de servidores da SEDUC, após notificação da Secretaria da Fazenda e Planejamento quanto às divergências detectadas nos registros da presente folha de julho com pagamento no mês de agosto/2020, (07/08/2020):
1)         Desconto Aux. Transporte/378/379
“Ao informar a frequência do mês no BFE, não deverá haver o lançamento do código 09B, para os dias em que foram lançados os códigos 378 e/ou 379, ou seja, os dias em que houve “Teletrabalho” ou “À Disposição da Administração”, não devem ser computados para o lançamento do 09B.   

Resumidamente isso quer dizer que, para o 09B, somente deverão ser lançados os dias trabalhados na forma “Presencial“. 

Face ao exposto, informamos que não há legalidade de se pagar auxílio-transporte para dias de tele trabalho, de modo que solicitamos às Unidades Escolares que tenham casos nesta situação, reavaliem as digitações no BFE e efetuem as devidas correções até o fechamento da presente programação, (17/08/2020), evitando assim pagamento indevido do Auxilio Transporte. 

 

Assunto 2: Cronograma digitação julho/2020
Encaminhamos, em anexo, CRONOGRAMA AGOSTO-2020 – julho de 2020.
Com a finalidade de prevenir eventuais bloqueios e inconsistências, solicitamos empenho no acompanhamento da digitação do BFE pelas Unidades Escolares, havendo dúvidas ou problemas na digitação, deverá ser comunicado este Núcleo de Frequência e Pagamento, em tempo hábil para análise e solução.
Solicitamos que consultem diariamente a partir de 03/08/2020 a opção 2.5 do PAEC e verifiquem as pendências de digitação.
A ausência da digitação da frequência ocasiona o bloqueio de pagamento.
Contamos com a colaboração de todos.
Não haverá a Concessão Automática de Vantagens (ATS e 6ª Parte), nessa programação – Lei Complementar 173/2020 de 27/05/2020, publicada em 28/05/2020. 

 

Assunto 3: Associação de aulas vigência do 2º semestre das aulas  EJA (item II do artigo 2º da Resolução SE 47/2020)
– o fim da vigência do 1º semestre será em 31/07/2020, (carga horária válida até 02/08/2020) e o início do 2º semestre ocorrerá em 03/08/2020;
– a SEDUC por meio da equipe de tecnologia, encerrará automaticamente, no sistema SED, a data do 1º semestre/2020, não havendo necessidade da unidade escolar alterar essa vigência;
– as turmas EJA para o segundo semestre deverão ser associadas no sistema SED com vigência a partir de 03/08/2020, dentro da programação, para não haver problemas de pagamento;
Se teve vigência diferente de 02/08/2020 fazer a alteração manual, mesmo se já fez a alteração consultar, porque o sistema vai derrubar quando fizer o automático.

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Dança Educação e Direitos Humanos (Resp.: PCNP Edineia e PCNP Murilo)
É com grande prazer que Caleidos Cia de Dança inicia o processo para seleção de bolsistas para o Ciclo 2 do curso DANÇA EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS. Nesse ciclo trabalharão o direito à igualdade de gênero sob a ótica da dança/educação – por meio da Proposta Pedagógica da Dança no Contexto (PPDC).

DATA: 17, 19, 24 e 26 de AGOSTO, segundas e quartas

HORÁRIO: das 14h30 às 17h30.

INSCRIÇÕES: até dia 11 de AGOSTO, 18h

Informações: https://www.formacaocaleidos.com.br/capital-social.html 

Link direto do formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdlForb8RpFoKowNbksvwMWehGL31h8hxh3BnuRiWsHQDe8UQ/viewform

Esse curso foi pensado prioritariamente para mulheres professoras e gestoras de escolas públicas, mas todos interessados e conectados ao tema são muito bem vindos.
Esse curso já foi pago pelos contribuintes da cidade de São Paulo, por isso é gratuito para os bolsistas!

 

 

Assunto 2: Tutorial Prova CUCo – Competição USP de Conhecimento – (Resp.: Edinéia, Daniel e Marli)
Solicitamos a atenção das Unidades Escolares para a divulgação da primeira fase da CUCo 2020. Segue a arte de divulgação e um tutorial simplificado com o passo a passo para realização da prova.
O sistema de provas abre nesta segunda-feira 10/08 às 08h e fica disponível 24 horas até às 22h da sexta-feira 14/08.
Ao clicar em iniciar o estudante tem 120 minutos corridos para finalizar a prova.
Segue abaixo Tutorial e Banner:
file:///C:/Users/PART/Downloads/Tutorial_Prova_on-line_CUCo2020.pdf  ttps://drive.google.com/file/d/1TQ3FfbXNpINrphHAGrxyDP-ifqDDldzs/view?usp=sharing

 

Assunto 3: Avaliação da Aprendizagem em Processo – Material de Apoio para o Professor da 27ª edição 2º Bimestre”. (Resp.: Daniel, Marcia Yassuhara, Mário e Murilo)
Informamos às Equipes Gestoras que na Intranet, Coordenadorias, COPED, Biblioteca, 27ª edição AAP, 2º bimestre, encontra-se o Material de Apoio do Professor e a errata.

 

 

Assunto 4: Movimento Inova 2020 (Resp.: PCNP’s Aline, Juliana e Rogério)
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) convida a todos para mais um Movimento Inova! 

Esta edição será realizada nos dias 22 e 23 de outubro de 2020, em formato totalmente online. O objetivo é valorizar práticas docentes e discentes, no que se refere à utilização de novas tecnologias educacionais. Assim, conectá-los com os demais membros da Rede às soluções tecnológicas e ao ecossistema de inovação de São Paulo. Dentre as iniciativas do Movimento Inova, estão o Hackathon, a Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa e a Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP). 

É importante a leitura dos editais, e a primeira fase das inscrições para o Hackathon e para a Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa estão abertas até o dia 31 de agosto! 

Editais Hackathon: https://bit.ly/30uLlmY 
Mostra de Robótica: https://bit.ly/3gr2HXo

 

 

Diretoria de Ensino – Região 
São Bernardo do Campo