REDE 177/2020

São Bernardo do Campo, 04 de agosto de 2020

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO
Assunto:  Prêmio Gestão Escolar 2020 (Resp.: Sup.Luís)
Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020 está com inscrições abertas até o dia 15 de agosto de 2020.
A 22ª edição da iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O edital e as inscrições estão disponíveis exclusivamente no site www.premiogestaoescolar.com.br.
Nesta edição, serão reconhecidas práticas bem sucedidas das escolas que encontraram soluções durante a pandemia de COVID-19.

Inscrições
Podem se inscrever gestores e professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas. A novidade deste ano é que também serão contemplados os esforços de toda equipe escolar, que estará representada na inscrição por seis integrantes: o gestor, um coordenador e quatro professores, de preferência, um por área do conhecimento.
Para participar, a equipe deve preencher o cadastro da escola no site www.premiogestaoescolar.com.br e escrever o relato da experiência. Além do documento, a escola deve cadastrar elementos que comprovem as ações, como vídeos e fotos, para enriquecer a sua proposta.
Entre os prêmios previstos, estão as vagas no curso de especialização da Univesp, destinadas à equipe escolar e premiações em dinheiro, que vão de R$ 5 mil a R$ 30 mil, para as escolas selecionadas nas etapas estadual, regional e nacional. Os detalhes estão descritos no edital.

Parceiros
São apoiadores do Prêmio Gestão Escolar 2020, o Conselho Britânico, Bett Brasil, Fundação Itaú Social, Fundação Itaú para Educação e Cultura, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

 

 

NÚCLEO DE REDE E MATRÍCULA
Assunto 1: Demanda EJA rede Municipal (Resp.: Raquel)
Segue planilha EJA 2 semestre 2020 compatibilizada de alunos oriundos da rede municipal;
. Os alunos devem ser contactados por e-mail e telefone para agendar retirada de material de estudos e efetuar a matrícula entre os dias 04 e 07/08.
. Deve-se observar matrículas sem rendimento lançado no 1° bimestre, caso o aluno tenha sido retido é necessário solicitar exclusão de matrícula.
OBS.: a matrícula não está sendo excluída automaticamente.
. Alguns alunos menores do ensino regular permanecem sem matrícula devido a inconsistências apresentadas pelo sistema, assim que possível efetuem as matrículas dos alunos (necessário inscrição fora da rede). 

                  

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Ações CONVIVASP – Pauta Formativa (Resp.: Rosângela Marotti)
Informamos aos senhores vice-diretores e professores mediadores que já se encontra disponível no AVAEFAPE, a 4ª pauta formativa para ser trabalhada com os professores em ATPC. Solicitamos também, a colaboração e parceria dos professores coordenadores para registro no CADFORMAÇÃO.

Assunto 2: Ações CONVIVASP – Clima Relacional (Resp.: Rosângela Marotti)Informamos aos senhores vice-diretores e professores mediadores que segue tutorial com o comunicado acerca da disponibilização do “Relatório em PDF” dos resultados da pesquisa do clima relacional escolar na SED.
Tutorial

 

 

Assunto 3: AAP 2º Bimestre – DIGITAL (Resp.: Daniel, Marcia Yassuhara, Mário e Murilo)
Solicitamos às Equipes Gestoras, ampla divulgação deste novo recurso junto aos docentes.
Conforme programado, daremos início a mais uma nova ação de apoio para a realização da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) – a disponibilização de versão digital da AAP do 2º Bimestre, cuja versão impressa está em fase final de entrega junto às Diretorias de Ensino.
A realização da AAP mediada por tecnologia, visa ofertar mais uma possibilidade aos estudantes além da versão impressa, respeitando as condições de cada um deles, permitindo que usem o meio com o qual tiverem mais familiaridade e facilidade de acesso, sempre com o objetivo de ampliarmos oportunidades de interação e aprendizagem para nossos estudantes.
O formulário eletrônico das provas, em ação piloto para toda a rede, ficará disponível para os professores, nesta edição, na plataforma Google Forms pelo período necessário, a partir de 03/08/2020, destinada aos alunos do 1º ano do EF até a 3ª. série do EM. Estes formulários devem ser enviados pelos docentes às respectivas turmas e os professores terão acesso a eles por meio do link  https://drive.google.com/drive/folders/1JyEfyrzI9o5LzN2Et1ZDRYqACA0khx0T?usp=sharing
Produzimos também o vídeo, destinado aos professores, no qual se encontram as orientações para o uso desta nova ferramenta, https://drive.google.com/drive/folders/1omAkKqoL-FULQYNDqlzVK86VAFdXI94w
É imprescindível que a gestão assista o tutorial sobre a AAP.

 

      

Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo