REDE 117/2020

São Bernardo do Campo, 07 de maio de 2020

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E INFRAESTRUTURA
Assunto 1: Atendimento Protocolo (Resp.: Ana Carolina/CAF)
Informamos que o Protocolo da Diretoria de Ensino, ficará aberto para atendimento no dia 08/05/2020, das 10h às 12h.

Serviços:
– Entrega e retirada de expedientes;
– Retirada de Prontuários:

EE Omar Donato Bassani

EE Rudge Ramos

EE Faustina

EE Baeta Neves

EE Antonio Caputo

EE Robert Kennedy

EE Lauro Gomes

EE Santa Dalmolin

EE Amadeu Olivério

 

 

Assunto 2: Rede de Suprimentos (Resp. Ana Carolina/CAF)
Por meio do presente comunicado, temos a informar que:
Enquanto perdurar a Pandemia do COVID-19, as compras através da Rede de Suprimentos estão suspensas;
Para suprir as necessidades das escolas neste período, estão autorizadas as compras por meio do PDDE Estadual, enquanto perdurar esta Pandemia;
Esclarecemos ainda que as escolas vinculadoras são responsáveis pela aquisição do material que a Fundação Casa necessitar para realização dos trabalhos pedagógicos. Limitando-se a R$ 300,00 por unidade vinculada com base no valor mensal recebida pela mesma na Rede de Suprimentos;
Desta forma atente-se às compras, para não haver o desabastecimento das unidades escolares e atender suas reais necessidades.

 

Assunto 3: Comunicação com Núcleos CAF (Resp.: Ana Carolina/CAF)
Para melhor atendimento, solicitamos que as unidades escolares centralizem a comunicação através do e-mail institucional.

Núcleo Responsável E-mail Institucional
CAF Ana Carolina desbccaf@educacao.sp.gov.br
ADMINISTRAÇÃO Maria desbcnad@educacao.sp.gov.br
COMPRAS E SERVIÇOS Viviane desbcncs@educacao.sp.gov.br
FINANÇAS Ana Maria desbcnfi@educacao.sp.gov.br
LIMPEZA DA U.E Denis/Bruno desbcnom@educacao.sp.gov.br   setorpatrimonio@gmail.com
MERENDA Eliana desbcnut@educacao.sp.gov.br
OBRA E MANUTENÇÃO Denis desbcnom@educacao.sp.gov.br

 

 

NÚCLEO DE FINANÇAS
Assunto1: SMARTPHONES com PDDE Paulista (Resp.: Ana Maria/NFI e Ana Carolina/CAF)
Haja vista a ocorrência de diversas manifestações e dúvidas sobre a possibilidade de aquisição de smartphones com os recursos oriundos do PDDE Paulista segue documento orientador anexo, visando esclarecer quais são as alternativas disponíveis de aquisição desses equipamentos e seus aparelhos. Comunicado DETEC CITEM 010 2020 – Orientação PDDE – Smartphones (1)

Assunto2: PDDE PAULISTA – MANUAIS (Resp.: Ana Maria/NFI e Ana Carolina/CAF)
Solicitamos que as unidades escolares atentem aos manuais do PDDE Paulista antes de realizar qualquer serviço ou aquisição.

Acesse o link:

https://drive.google.com/drive/folders/1ZcOq08dGedIxGLH5xmxoD5clnwI23bUN?usp=sharing

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Orientações sobre atividades à distância para EJA e CEEJA  (Resp.: Marcia Yassuhara e Marco Bortoletto)
Solicitamos às Equipes Gestoras, na Modalidade Educacional EJA,  ampla divulgação aos professores, com aulas nessa modalidade,  do Documento Orientador para Atividades Escolares Não Presenciais (disponível em: https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/documento-orientador-atividades-escolares-nao-presenciais.pdf).
O documento apresenta diretrizes do trabalho à distância e opções de meios midiáticos interacionais, além de instruções sobre as atividades escolares não presenciais.
Importante destacar que esse documento contempla as especificidades da organização didático-pedagógica da Educação de Jovens e Adultos – EJA, notadamente a partir da página 37. 

Devido a importância de mantermos nossos estudantes jovens, adultos e idosos engajados à sua formação e desenvolvimento, e apoiá-los nessa nova forma de aprender, gostaríamos de reforçar que os roteiros de estudos são o principal meio para que os professores planejem e orientem os estudos dos estudantes de forma remota. É neste roteiro que cada professor irá indicar as atividades que os alunos devem executar, meio de diferentes recursos (digitais ou não), conforme seu planejamento.

Para a EJA, destaca-se ainda:

– Considerar os recursos digitais que os alunos têm disponíveis, bem como o nível de autonomia e facilidade que possuem para utilizar as ferramentas digitais;

– Incluir nos roteiros orientações para os alunos organizarem os estudos remotos (métodos de estudos) e, quando necessário, o passo-a-passo para que o estudante acesse a ferramenta digital e execute a tarefa proposta;

– Os materiais audiovisuais para EJA, disponíveis no CMSP são mais um recurso que os professores podem utilizar para enriquecer seus roteiros, entretanto, não devem ser a única estratégia utilizada. Da mesma maneira, orienta-se também que os roteiros não sejam apenas indicação de pesquisas ou resumos. Assim como ocorre nas aulas presenciais, quanto mais recursos e estratégias os professores utilizarem, mais enriquecedor será o processo de aprendizagem.

 

VANDERLETE Mª LOZANO CHIUFFA CORRERA
Dirigente Regional de Ensino 
Diretoria de Ensino da Região
São Bernardo do Campo.