REDE 107/2021

São Bernardo do Campo, 12 de maio de 2021

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Curso Física de Fronteira para a Sala de Aula (Resp.: PCNP Gregório)
O centro de pesquisas ICTP-SAIFR fará uma programação especial para professores do Ensino Médio. O curso será  gratuito, on line via Zoom, em duas turmas (uma no período da tarde, das 15h às 17h, e outra no período da noite, das 19h às 21h). Os participantes que realizarem as atividades propostas receberão um certificado de participação no fim do curso.

Período de realização: 24 a 28 maio de 2021
As inscrições são gratuitas, porém com vagas limitadas, e estão abertas até o dia 16 de maio.
Inscrições: link

 

Assunto 2: Ações CONVIVA – Série: Saúde Mental (Resp.: Equipe CONVIVA)
Informamos aos senhores gestores do CONVIVA que já está disponível o episódio 02 da série Saúde Mental – SBC.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=JFynCTTYJ7U 

 

Assunto 3: PNLD: reserva técnica, EPUB e encontro técnico (Resp. PCNPs Cristhiane Penachio, Emerson, Renata e Rogério)
RESERVA TÉCNICA: a ferramenta “reserva técnica” estará aberta na plataforma PDDE – Interativo no período de 14 a 20 de maio de 2021. As unidades escolares que demandaram livros na aba “remanejamento” e não foram atendidas por essa modalidade, terão seus pedidos migrados automaticamente para a aba “reserva técnica”. Por isso, todas as escolas nessa situação deverão estar atentas para não duplicarem seus pedidos. Sugerimos às demais escolas que ofertem ao menos um livro, ainda que fora do ciclo de atendimento, na aba de “remanejamento”, para eventual desbloqueio da plataforma. Posteriormente os quantitativos requeridos serão todos submetidos a análise de consistência e ulterior validação pelo órgão central.

EPUB: algumas unidades escolares, ao acessarem a plataforma do PDDE – Interativo para solicitar livros em EPUB se depararam com a seguinte mensagem: “A quantidade de vouchers não é suficiente para a quantidade de obras disponíveis”. Trata-se de uma falha. A ferramenta “EPUB” neste momento passa por atualização. Este procedimento será concluído em alguns dias. Reiteramos que a ferramenta “EPUB” fica disponível durante todo o ano. Em breve as escolas poderão registrar seus pedidos. Solicitamos que este parágrafo seja replicado a todos os PCNP de Educação Especial, além de todas as escolas.

ENCONTRO TÉCNICO: esclarecemos que se dirige a todas as escolas – Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio: orientamos que as inscrições sejam feitas o mais breve possível para evitar congestionamento da plataforma no dia do evento, 18 de maio.

 

 

Assunto 4: Reiterando a REDE 051, de 26 de fevereiro, sobre o retorno dos alunos que possuem o serviço de Profissional de Apoio Escolar – – Cuidador (Resp.: Cristhiane Penachio)
Solicitamos a todas as unidades escolares, que ainda não encaminharam as declarações dos alunos que irão, ou não, retornar às aulas presenciais, que atualizem planilha que se encontra no link abaixo, referente aos alunos que possuem o serviço de Profissional de Apoio Escolar – cuidador, indicando o retorno ou não às aulas presenciais.
Favor encaminhar declaração de próprio punho ou atestado médico, até o dia 14 de maio, no período da manhã, via protocolo.
Segue link para verificação e atualização sobre o retorno dos alunos.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Rj0z09LOB-ZNebW49h7brnP7HFQdBMpDWFzh4EKxIjc/edit?usp=sharing

 

 

Assunto 5: Documentação Profissional de Apoio Escolar – Cuidador (Resp.: Cristhiane Penachio)
Reiterando a REDE 102, as unidades escolares que não entregaram o CHECKLIST – (Profissional de Apoio Escolar), favor entregar a documentação solicitada, impreterivelmente, até o dia 14 de maio, no período da manhã, via protocolo.
A unidades escolares que já entregaram favor desconsiderar

 

 

Assunto 6: Guia Ensino Híbrido (Resp.: Márcia Borges)
A SEDUC lançou, recentemente, o “Guia Ensino Híbrido”, para ajudar os professores com estratégias e sugestões na organização do atendimento e acompanhamento dos estudantes, levando em conta o contexto de atividades em revezamento de aulas presenciais e atividades remotas.
O material, que contou com o apoio da Associação Parceiros da Educação no desenvolvimento, apresenta passo a passo e dicas para fortalecer a interação entre professores e estudantes e para o planejamento das aulas.
O documento é o primeiro do país, que trata com detalhamento sobre caminhos possíveis, não como uma receita pronta, mas para que as equipes pedagógicas se inspirem e atuem de acordo com suas necessidades, considerando também suas experiências, práticas, histórias e seus contextos.

Confira os 4 passos apresentados no Guia:
Passo 1 – Definir o sequenciamento das aprendizagens (habilidades e competências) que deverão ser trabalhadas com todos os estudantes para cada período.
Passo 2 – Planejar como garantir essas aprendizagens para todos os estudantes naquele período.
Passo 3 – Organizar o cronograma de atividades do professor, com divisão clara do tempo que será destinado às atividades presenciais e remotas.
Passo 4 – Alinhamento das atividades com as aulas do CMSP.

 

Assunto 7: Documentos Orientadores e Tutoriais do Grêmio Estudantil (Resp.: Sup. Ana Maria, Solaine, PCNPs Edinéia e Daniel)
Para sanar dúvidas sobre as postagens dos documentos relacionados ao Grêmio Estudantil na SED, segue o link com vídeos e documentos orientadores: https://desaobernardo.educacao.sp.gov.br/gremio-estudantil-paulista/
Reiteramos que o prazo para as postagens dos documentos é até 28/05/2021

 

 

Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo