REDE 086/2021

São Bernardo do Campo, 15 de abril de 2021

  

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO
Assunto: Sala de Leitura (Resp.: Sup. Helenir, Rita e Claudia)
COMPOSIÇÃO DE ACERVO PARA AS ESCOLAS ESTADUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO – ENVIO DE NOVOS ACERVOS – Boletim Semanal Subsecretaria nº 317, de 13/04/2021 – Comunicados Externos Conjuntos com as Coordenadorias – COPED:

Tendo em vista a necessidade de atualizar os acervos técnicos e literários das escolas estaduais a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo fez a aquisição de novos acervos com a seguinte composição:

  1. Processo de Indicação de Livros, formado pelos livros literários e técnicos provenientes das escolhas feitas pelos alunos e professores no 1º Processo de Indicação de Livros. Público-alvo: Escolas de Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Médio;
  2. Étnico-raciais, formado pelos livros literários e técnicos proveniente das escolhas de equipe especializada sobre a temática étnico-racial. Público-alvo: Escolas de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.

Informamos que será disponibilizado um tutorial com os links para análise e conferência dos acervos para subsidiar o preenchimento do formulário de verificação do controle de qualidade.
O processo de distribuição dos acervos teve início em abril e será concluído até a primeira quinzena do mês de maio. A previsão do Cronograma de Distribuição para DERSBC: 16/04/2021.
Orientamos que as escolas que possuem Salas ou Ambientes de Leitura devem encaminhar o novo acervo para estes espaços.
As que não possuírem podem, em momento oportuno, criar um ambiente de leitura ou utilizar estratégias locais para ofertar esse acervo à comunidade escolar.
Lembramos que, de acordo com a Resolução SEDUC 11, de 26-01-2021, “As salas de leitura devem ser desativadas para o empréstimo de livros, podendo ser usadas para outras finalidades”. Pedimos que aguardem novas orientações para realizar o empréstimo.

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Fechamento de notas e frequência no 1º bimestre de 2021 e alteração do prazo para realização da autoavaliação formativa (Resp.: Márcia Borges)
Considerando o Fechamento do Bimestre e realização da autoavaliação formativa, seguem orientações do Boletim 317.

 

Assunto 2: Programa de Recuperação e Aprofundamento, para área de Ciências da Natureza. (Resp.: PCNPs Gregório, Silmara e Isabela)
Em continuidade às ações de apoio à aprendizagem dos estudantes, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) ampliou as formações do Programa de Recuperação e Aprofundamento, para a área de Ciências da Natureza.

Segue cronograma:
Dia 19/04/2021 – Apresentação da estrutura do Programa e material.
Público Alvo: Professor Coordenador
Local: CMSP – Canal Gestão
Horário: 14h às 15h 

Dia 22/04/2021 – Início das ATPC de Recuperação e Aprofundamento
Público Alvo: Professores de Ciências da Natureza (EF/EM)
Local: CMSP – Canal Recuperação e Aprofundamento divididos por Ano/Série e componente Curricular (EF/Ciências – EM/Biologia, Física e Química).
Horários:  09:15h às 10:45h e das 15:45h às 17:15h

Importante: Antes de escolher em qual sala ingressar, orientamos a considerar os anos ou as séries em que leciona, bem como os resultados de aprendizagem dos estudantes. Para mais informações, consulte a programação do CMSP link

  

Assunto 3: Ação CONVIVA – Psicólogos na Educação (Resp.: Equipe CONVIVA)
Informamos que haverá orientação   CONVIVA   Psicólogos na Educação, no CMSP canal Gestão.
Público-alvo principal:  supervisores,
professores coordenadores, professor orientador de convivência, diretores e vice-diretores.
Data: 15/04/2021
Horário: 13h

 

  

Assunto 4: Ação CONVIVA – Formações (Resp.: Equipe CONVIVA)
Informamos ao grupo gestor as próximas sequência das atividades e ações do CONVIVA SP.
Atividade 1:
Dias 19/04 e 26/04
Horário: 13h às 14h
CMSP: retornos das lives de segundas-feiras, com Dr. Haroldo e Rodrigo Bressan (Instituto Ame Sua Mente)
Tema: Saúde Mental e Bem-estar

Público-alvo: Dirigentes, Supervisores, PCNPs, Gestores Conviva, Professor Orientador de Convivência – POC, Diretores de Escola, Vice-diretores, Professores Coordenadores e Funcionários.

Atividade 2:
Dia 20/04
Horário: 9h às 11h: Orientação Técnica com os POCs e convidados
CMSP
Público-alvo: Professor Orientador de Convivência – POC e Gestores Conviva (Supervisores, PCNPs)
Clique aqui

Atividade 3:
Dia 03/05 – 12h30 às 14h: Mesa Temática sobre Saúde Mental e bem-estar – Tema: Saúde Mental na prática: um antídoto para ansiedade – CMSP
Tema: Saúde Mental e bem-estar
Público-alvo: Dirigentes, Supervisores, PCNPs, Gestores Conviva, Professor Orientador de Convivência – POC, Diretores de Escola, Vice-diretores, Professores Coordenadores e Funcionários.

 

 

Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo