REDE 081/2021

São Bernardo do Campo, 07 de abril de 2021

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR
Assunto 1:  transporte escolar (Resp.: Antonio Carlos)
INDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DE ALUNOS AO TRANSPORTE ESCOLAR – MATRÍCULAS 2021
A Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares – CISE, por meio do Departamento de Serviços de Transporte e Assistência Ao Aluno – DEST e o Centro de Transporte Escolar – CTESC reforça a importância e a necessidade das indicações e homologações dos alunos no Transporte Escolar, cujo prazo se expirou em 29/01/21.
Considerando o número reduzido de alunos com indicação e homologação no sistema SED até o presente momento, bem como as inconsistências já verificadas, é de fundamental importância que a Diretoria de Ensino providencie junto as suas unidades escolares, até o prazo máximo de 19/04/2021 a correta indicação de TODOS os alunos que utilizam o Transporte Escolar, de acordo com a modalidade e o executor, em conformidade com a Resolução SE nº 27 de 09 de maio de 2011.  

Os alunos atendidos por PASSE LIVRE deverão ser indicados na Secretaria Escolar Digital – SED, selecionando como “Passe Livre” e terão a homologação automaticamente.

  1. BARREIRA FÍSICA: a Unidade Escolar deverá apontar o tipo e endereço da barreira, de forma a fornecer uma percepção da localidade, auxiliando a Diretoria de Ensino na avaliação e legitimidade da barreira e assim cadastrá-la adequadamente permitindo a homologação do aluno ao Transporte Escolar.  

*Observar as vigências das Barreiras cadastradas. (ex. feira) 

Observações:
Importante que os dados dos alunos como endereço, telefone, tipos de deficiência e outros, estejam atualizados.

 

Assunto 2 – Iniciativa de Ensino Híbrido Agora É: “Além Da Escola”
A iniciativa de ensino híbrido tem agora um nome oficial: “Além da Escola”.
Seu objetivo é expandir a carga horária dos estudantes por meio da tecnologia. Nesse tempo extra de estudo, os alunos passarão por momentos de:

I) recuperação de aprendizagem de maneira dinâmica; II) projetos em grupo que resolvam problemas reais da escola e III) orientações de estudos personalizadas. Para concretizar a ação, 500 mil chips com 3GB de internet foram adquiridos e estão sendo disponibilizados.

Vale lembrar que os chips e as enturmações de que falamos neste comunicado, são todos referentes ao programa Além da Escola.  

 

6ª LISTA CONSOLIDADA  

A 6ª lista de estudantes priorizados para receber o chip de internet que será utilizado para o cumprimento das atividades da iniciativa de ensino híbrido, conforme a Resolução Seduc-30, de 2-3-2021. Esta lista complementa todas as listas que foram enviadas nas últimas semanas.

Outras informações relevantes: 

O PAPEL DAS ESCOLAS 

* Comunicar a existência da iniciativa de ensino híbrido; 

* Convidar os estudantes a manifestarem interesse;  

* Divulgar as listas para que os estudantes retirem seus chips mediante assinatura do Termo de Responsabilidade (assinatura em papel impresso ou na SED).  

  • Vincular e distribuir os chips aos estudantes. Durante a fase emergencial, a escola deverá entrar em contato com os responsáveis dos estudantes priorizados para agendar a retirada.
  • Coletar turmas e realizar matrículas dos alunos.

 

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

A manifestação de interesse pelo chip segue aberta na SED para os estudantes (caminho: Aluno > Questionário – Chips de Internet > Responder > Leia as instruções e responda às 03 questões > Clique em Salvar).  

 

NORMATIVO
Resolução Seduc-30, de 2-3-2021
Vale lembrar que o uso do chip está vinculado a realização pelo estudante das atividades que constam no artigo 5º da Resolução 30/2021 e que seu não cumprimento implica na devolução do chip pelo estudante para unidade escolar, segundo consta no artigo 5º, parágrafo 2º e 3º, da mesma Resolução.

Solicitamos que as unidades escolares informem na SED a data de retirada com urgência para abertura das turmas. 

 

 

 

Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo