REDE 114/2023

São Bernardo do Campo, 29 de maio de 2023.

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Atendimento a Pesquisadores Externos – Participe da Pesquisa “Pedagogias Decoloniais e Professores de Língua Portuguesa: a desconstrução da história única na escola” (Resp.: PECs Adriana, Fábio e Aline)

• Ação: compartilhamento da pesquisa de Aline Belle Legramandi denominada “Pedagogias decoloniais e professores de Língua Portuguesa: a desconstrução da história única na escola”.
  • Formato: remoto (Link).
  • Status: em andamento.
  • Público-alvo: Diretorias de Ensino, gestores e gestoras escolares e, sobretudo, professores de Língua Portuguesa que estão atuando no Ensino Médio da rede pública estadual de São Paulo.
  • Prazo: 04/06/2023.
  • Mais informações: A Unidade de Cooperação Técnica e Pesquisa (UCTEC), parte integrante da EFAPE, é a área responsável pelo atendimento a pesquisadores externos. Neste âmbito, divulgamos a pesquisa da estudante, em nível de doutoramento, Aline Belle Legramandi. Vale ressaltar a importância das pesquisas que são feitas junto à rede, sobretudo com esse tema, e o papel importante dos gestores para que a informação chegue ao público-alvo objeto dessa pesquisa. Sendo assim, solicitamos o apoio de todos no compartilhamento e preenchimento da pesquisa. Agradecemos.

Assunto 2: Recursos do PDDE Básico e Ações Integradas em Segurança das Escolas (Resp.: Sup. Renata, PECs Márcia e Ivan)
Informamos aos Diretores das Unidades que o FNDE lançou a Resolução n. 6, de 04 de maio de 2023 que permite a utilização dos recursos do PDDE Básico e Ações integradas para a segurança nas escolas, bem como que a repactuação de recursos de que trata a resolução 14 foi revogada.
Seguem abaixo, com o intuito de apoiar a equipe gestora, os links:
Informativo sobre a publicação em D.O.:

Resolução 6, de 04/05/2023:https://drive.google.com/file/d/18pf7U343t6vr0vBwgNvu0YKSrA2PizVn/view?usp=sharing

Webinar: https://docs.google.com/presentation/d/1iEUjzMeBsKIWvp0WVpXk4UhOp9o8K0s1/edit?usp=share_link&ouid=109335973971335925094&rtpof=true&sd=true

Assunto 3: Errata (MAPPA)Matemática Conectada – Unidade Curricular 4 (Resp.: Ana Paula e Isabela)
Informamos a seguinte ERRATA para o Material de Apoio ao Planejamento e Práticas de Aprofundamento.
(MAPPA) – Matemática Conectada – Unidade Curricular 4.
Atividade 1 do Componente 2: Geometria e Equilíbrio, página 52, etapa de Desenvolvimento.
Imagem 2: Triângulo Equilátero do MAPPA UC4 MAT – Componente 2
Acesse o link com as orientações: https://drive.google.com/file/d/1-N4JlrJJd25KSTy0GlgHMAqnrtdi48Md/view?usp=share_link

Assunto 4: Concursos para Estudantes com Inscrições Abertas – Participem! (Resp.: NPE)
Segue a divulgação dos concursos para estudantes com inscrições abertas.

• Concurso de Desenho Toyama 2023;
  • XI Concurso de Redação do Hospital de Amor de Barretos;
  • Concurso de Desenho do Consulado da China;
  • Concurso de Música Vozes pela Igualdade de Gênero – 6ª Edição.

Acesse o link abaixo para mais informações. Concursos para Estudantes com Inscrições Abertas.pdf

Assunto 5: Formação EDSG (Resp. Equipe Conviva e Pec Edinéia)
Conforme orientação transmitida na formação de Educação Para a Diversidade Sexual e de Gênero – EDSG, ocorrida em 25/05/2023, seguem os links dos materiais usados pelos formadores, como apoio às escolas.
A importância da diversidade Hoje
CONVIVA
EDSG

Assunto 6: Centro de Estudo de Línguas – CEL: Glossário All the stars of the CEL (Resp.: Sup. Ana Maria e PEC Valéria)
De modo a apoiar o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Língua Inglesa, oferecidos pelos Centros de Estudos de Línguas – CEL da Rede, disponibilizamos um glossário referente ao material de apoio, All the stars of the CEL – volume 1.
Para acessar o glossário, clique aqui.

Assunto 7: Centro de Estudo de Línguas – CEL – Reserva de livros KOTOBANA (Resp.: Sup. Ana Maria e PEC Valéria)
Com o intuito de coletar informações a respeito do quantitativo de livros KOTOBANA (1, 2, 3, 4, 5 e 6), disponíveis atualmente nas Unidade Escolares com Centros de Estudo de Línguas – CEL, encaminhamos o seguinte formulário que deve ser preenchido até o dia 25 de junho de 2023:

Assunto 8: Centro de Estudo de Línguas – CEL – Ferramentas Digitais: Língua Japonesa (Resp.: Sup. Ana Maria e PEC Valéria)
Para apoio às práticas e ao processo de ensino e aprendizagem dentro do contexto de ensino do curso de Língua Japonesa oferecido pelo Centro de Estudo de Línguas – CEL, informamos que ainda estão disponíveis os materiais virtuais educativos bilíngues que foram doados em 2020, por parte da Assessoria Cultural do Consulado Geral do Japão em São Paulo, para a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Os referidos materiais digitais, são:

1. Aplicativo “Desafio de Erin. Eu sei japonês!”
  2. Aplicativo “KANJI Memory Hint 1,2 e

2.1 Kanji Memory Hint 1 [English] – IOS

2.2 Kanji Memory Hint 1 [English] – Google Play Android

2.3 Amazon – Kanji Memory Hint 1 [English]

1. Aplicativo “HIRAGANA/KATAKANA Memory Hint”
  2. Portal for Learning Japanese Nihongo-e-na
  3. Japanese in Anime & Manga
  4. “Hirogaru, get more of Japan and Japanese”
  5. “O desafio de Erin! Eu entendo japonês.”

Diretoria de Ensino
Região De São Bernardo do Campo