REDE 070/2022

São Bernardo do Campo, 23 de março de 2022

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: PNLD: reserva técnica – anos finais (Resp.: Emerson, Renata e Rogério)
O FNDE disponibiliza o saldo remanescente de livros do PNLD 2020 Anos Finais para as escolas que ainda necessitem de exemplares. O Sistema PDDE Interativo/SIMEC estará aberto até o dia 30 de março. Lembramos que todos os pedidos serão previamente validados pelo órgão central.

Assunto 2: Currículo em Ação – Caderno do Professor Volume 1 – Matemática – Anos Finais (Resp.: PCNPs Ana Paula e Isabela)
Tendo em vista que não está disponível  no Caderno do Professor – Volume 1 o quadro organizador das habilidades do componente curricular de Matemática dos Anos Finais, que contém a relação de cada situação de aprendizagem com a habilidade e objeto de conhecimento do currículo, para melhor auxiliá-lo, disponibilizamos o quadro no  Link

Assunto 3: Câmara Jovem – Vereador Mirim (Resp.: Marli Paixão)
A Dirigente Regional de Ensino, no uso de suas atribuições, convida todos os alunos desta DER para participarem do Projeto Câmara Jovem.
Trata-se de uma parceria com a Câmara dos Vereadores de SBC, que visa proporcionar aos alunos, a experiência de ser vereador mirim por um dia.
Essa ação tem por objetivo desenvolver noções de cidadania e educação em política.
Para isso, a escola deve promover um concurso interno, onde alunos devem apresentar Projetos de Lei que beneficiem a cidade.
Finalizado o concurso, cada escola deve selecionar:

a) 1 Vereador Mirim do Ensino Fundamental e
b) 1 do Ensino Médio.

O aluno escolhido pode convidar até 4 alunos para serem assessores, para ajudá-lo no dia da sessão solene na Câmara dos Vereadores.
Será permitida a produção de faixas da escola e convite dos demais alunos para prestigiarem o evento no plenário.
Para informações clique nos links abaixo:

Vinheta + Manual do Candidato + Modelo de Projeto de Lei

Cronograma das Atividades
05/08/2022 – Prazo final para entrega dos Projetos de Lei
12/08/2022 – Seleção dos Projetos (Atividade interna da Câmara Municipal)
16/08/2022 –Divulgação das Escolas e seus respectivos alunos selecionados via REDE.

Cronograma das Sessões Solenes
19/08/2022 – Prévia da Sessão Solene (alunos selecionados e responsáveis) às 13h

23/08/2022 – Apresentação do Ensino Fundamental das 08h às 13h
25/08/2022 – Apresentação do Ensino Médio das 08h às 13h

Local: Praça Samuel Sabatini, 50 – 1° andar da Câmara Municipal

Roteiro das Sessões Solenes
08h – Alunos eleitos, serão diplomados e tomarão posse do cargo, na presença de responsáveis e assessores.
09h– Eleição da Mesa Diretora dos trabalhos.
10h – Início da Sessão Ordinária com discussão e votação dos projetos.
13h – Encerramento.

OBS.: Os Projeto de Lei e a ficha de inscrição que está no manual do candidato, deve ser preenchida e ambos devem ser encaminhados para marlipaixao@prof.educacao.sp.gov.br

Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo