REDE 163/2021

São Bernardo do Campo, 15 de julho de 2021

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: PNLD 2021 – Passo a passo da escolha objeto 2 (Resp.: PCNP’s Emerson, Renata e Rogério)
Informamos às Equipes Gestoras que o registro da escolha será de 13 de julho a 6 de agosto. Visando auxiliá-los nesse processo, segue abaixo o link com o passo a passo do procedimento da escolha do objeto 2.
Link: https://drive.google.com/file/d/1bn8jqWIwys9fu1ok3BhwoxjDHdnovJZQ/view?usp=sharing

 

Assunto 2: Implementação do Novo Ensino Médio- Novos Prazos (Resp.: PNCP’s Renata Fenelon e Victor Hugo)
Solicitamos aos diretores de escolas com segmento do Ensino Médio, a participação no evento sobre a divulgação das Matrizes Curriculares.
Dia: 20/07/2021 – Próxima terça-feira.
Horário: 9h às 17h
Local: E.E. Lauro Gomes (auditório)
Plataforma: CMSP (Canal da Diretoria e Trio Gestor)
Alertamos que, o período para as escolas definirem os itinerários que serão ofertados será até dia 18 de agosto e o início da rematrícula será em 23 de agosto.
Os detalhes dessas etapas serão passados no evento do dia 20 de julho.

 

Assunto 3: Cronograma Integrado de ATPCs e Reuniões de Trabalho (Resp.: Márcia Borges e PCNP´s Ana Paula e Vitor Hugo).
Com o objetivo de apoiar a organização e o planejamento dos professores e demais profissionais da Educação, disponibilizamos, o CRONOGRAMA atualizado das ações formativas do 3º Bimestre, relacionadas às ATPC e Formações do Programa de Recuperação e Aprofundamento, com foco nas Sequências Didáticas e de Atividades.

 

Assunto 4: Semana de retomada de Língua Portuguesa e Matemática (Resp.: PCNP´s Ana Paula e Vitor Hugo)
Com o intuito de recuperar e reforçar habilidades anteriores importantes para os estudantes avançarem em sua trajetória educacional, as aulas de Língua Portuguesa e Matemática do Centro de Mídias da semana de 2 a 6 de agosto serão focadas na retomada. Destacamos que esta semana de retomada no Centro de Mídias aplica-se apenas a Língua Portuguesa e Matemática, componentes curriculares com um maior número de aulas semanais e portanto, com mais habilidades a serem retomadas. Nas aulas ministradas pelos professores com os estudantes de suas turmas, seja de forma presencial ou remota nesta primeira semana, é importante que também sejam retomadas as habilidades anteriores para que os estudantes possam avançar em seu percurso educacional. As habilidades priorizadas para serem trabalhadas na semana de 2 a 6 de agosto nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática do Centro de Mídias estão disponíveis neste link.

 

Assunto 5: Aprender Sempre – 3º bimestre (Resp. PCNP´s Ana Paula e Vitor Hugo)
Os cadernos do aluno e do professor do 3º bimestre do Aprender Sempre de Língua Portuguesa e Matemática de todos os anos/séries do ensino fundamental e do ensino médio, assim como do 9º ano de Ciências e 3ª série do ensino médio de Física, Química e Biologia, já estão disponíveis no site do Currículo Paulista, nos links abaixo:

  • Ensino fundamental –link
  • Ensino médio –link

Além da versão digital, será enviada a versão impressa dos respectivos cadernos do aluno e cadernos do professor posteriormente.

 

 

Assunto 6: Programação das ATPCs do Projeto de Recuperação Intensiva no mês de Julho/2021.
Em continuidade às ações de apoio à aprendizagem dos estudantes, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP) disponibiliza às Equipes Gestoras este cronograma das ATPC do Projeto de Recuperação Intensiva no mês de julho de 2021, que serão realizadas nas próximas semanas, entre os dias 16 e 30 de julho de 2021, pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE).
Segue a síntese do Documento Orientador – Projeto de Recuperação Intensiva de Julho de 2021:}Link.: Síntese do Documento Orientador Recuperação Intensiva 2021.pdf 

 

 

Assunto 7: Avaliação da Aprendizagem em Processo – 2º Bimestre (Resp.: PCNPs Ana Paula, Daniel e Mario)
Informamos às Equipes Gestoras que a Avaliação da Aprendizagem em Processo – 2º Bimestre (AAP 2), foi publicado na intranet, no dia 14/07/2021, por ano/série/disciplina.
Relembramos que os resultados dos alunos que realizaram a avaliação impressa (em casos excepcionais) não serão inseridos no sistema da plataforma CAEd.
O sistema será reaberto para permitir aos alunos uma nova oportunidade de realização de atividades, considerando as dificuldades com o acesso, por razões diversas, que interferiram na interação com equipamentos e novas tecnologias. Desta forma, a AAP 2 e também a SD 3, serão reabertas na plataforma dentro do período de 14 de julho até 06 de agosto. Por oportuno esclarecemos que a SD4 foi reprogramada para o período de 09 a 20 de agosto.
Sobre a Plataforma CAEd, foram realizadas lives no CMSP com a equipe DAVED e CAEd, abordando o conteúdo da plataforma e seus recursos ( gravação no link https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=17204&id=0 ).
As dúvidas levantadas nas interações foram sintetizadas no documento Perguntas e Respostas, disponível neste link.

 

 

Assunto 8: CUCo – Competição USP de Conhecimento (Resp.PCNPs Edinéia, Daniel e Marli).
Solicitamos aos responsáveis pelas Unidades Escolares realizarem ampla divulgação entre professores e estudantes a respeito da CUCo (Competição USP de Conhecimento), incentivando a participação dos estudantes por meio do material de divulgação disponível no link a seguir: https://drive.google.com/drive/folders/1-Ec-OaN-J2M_XNocNB1nKMUjU-qetuDD?usp=sharing

Reiteramos sobre o calendário da CUCo:
Inscrições: 23 de junho (8h) a 18 de agosto (22h)

  • Fase única – prova on-line: 23 de agosto (8h) a 27 de agosto (22h)
  • Resultado final: 31 de agosto de 2021

 

 

NÚCLEO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E TECNOLOGIA
Assunto:  Substituição e Adição de Switch e NOBreak (Resp.: Marcelo)
As escolas relacionadas abaixo receberão uma visita técnica para substituição e ou adição de Switchs e NOBreaks dos quantitativos relacionados:

CIE ESCOLA QTDE DE SWITCH QTDE DE NOBREAK
922924 MARCO ANTONIO PRUDENTE DE TOLEDO PROF 0 1
9131 MAURICIO ANTUNES FERRAZ PROF 0 1
9234 LAURO GOMES DE ALMEIDA 0 1
41270 JULIETA VIANNA SIMOES DE SANT ANNA PROFA 0 1
8874 ESCOLA ESTADUAL SENADOR ROBERT KENNEDY 4 0
8783 ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA PEDRA DE CARVALHO 1 0
8801 ESCOLA ESTADUAL FAUSTO CARDOSO FIGUEIRA DE MELO DR 1 0
8837 ESCOLA ESTADUAL JOAO FIRMINO CORREA DE ARAUJO DR 2 0
9180 ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR AMADEU OLIVERIO 7 0
9283 ESCOLA ESTADUAL 20 DE AGOSTO 1 0
9261 ESCOLA ESTADUAL JOAO RAMALHO 3 0
9350 ESCOLA ESTADUAL MARIA TRUJILO TORLONI 5 1
41294 ESCOLA ESTADUAL JEAN PIAGET 3 0

 

 

Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo