São Bernardo do Campo, 10 de novembro de 2021.
NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Orientação para as Diretorias de Ensino sobre a aplicação da Avaliação de Fluência Leitora aos estudantes com Deficiência Visual – (Resp.: PCNP Ed. Especial Cristhiane Penachio)
Seguindo o processo e a metodologia de avaliação de fluência leitora dentro do sistema regular de ensino, a Secretaria da Educação disponibilizou cadernos, tanto para estudantes quanto para aplicadores, a fim de guiar a implementação dos testes.
Orientações:
- Estudantes com deficiência visual:
Para esse segmento, é importante analisar as especificidades de cada estudante. Se há necessidade de ampliação dos textos e palavras ou se uma lupa garantirá a acessibilidade.
O professor aplicador deverá:
➢ Atentar-se para a iluminação do ambiente.
➢ Posicionar o aluno de forma que a claridade não incida diretamente sobre os seus olhos, cause brilho ou gere sombras que atrapalhem sua leitura.
➢ Lembrar de oferecer um tempo extra para sua leitura.
➢ Verificar o tamanho da fonte gradativamente para descobrir o tamanho ideal que garantirá a acessibilidade ao estudante.
➢ Utilizar o Tablet disponibilizado aos estudantes com deficiência visual para leitura ampliada (Quando necessário a ampliação).
Observações:
Ao utilizar o recurso do Tablet, o professor aplicador deverá:
➢ Monitorar constantemente o estudante, a fim de garantir a correta utilização do equipamento e melhor aproveitamento.
➢ Caso não constem no tablet, baixar aplicativos gratuitos como Lupa Terra e Be my Eyes que permitem acessibilidade aos materiais didáticos e desenvolvimento das atividades em sala.
➢ Realizar pesquisa sobre outros aplicativos que sejam funcionais de acordo com a necessidade apresentada (disciplina/conteúdo desenvolvido).
No caso da opção pela impressão do material da avaliação:
➢ Antes de imprimir, selecionar o tamanho da fonte que é mais confortável para a leitura do aluno.
➢ Espaçar as pautas.
Assunto 2: Programa Sala de Recursos (Resp.: Supervisor Paulo, PCNPs Emerson, Renata e Rogério, Equipe de Educação Especial)
O Programa Sala de Recursos destina recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, às escolas para fins de promoção da acessibilidade das salas de recursos multifuncionais específicas ou bilíngues de surdos destinadas ao processo de ensino-aprendizagem.
A escola participante precisa de espaço adequado e de local para guardar os materiais pedagógicos e os equipamentos. É necessário que a unidade escolar tenha o professor com a formação adequada para atendimento ao público-alvo da educação especial.
As unidades abaixo foram indicadas pelo MEC e precisam preencher o plano de atendimento no site PDDE Interativo, 26/11/2021:
EE Cynira Pires dos Santos Professora
EE Joaquim Moreira Bernardes Professor
Assunto 3: Ação CONVIVA – PLANILHA OUTUBRO (Resp.: Equipe CONVIVA)
Informamos aos vice-diretores e PMECs que segue anexo planilha contendo levantamento da utilização das horas do programa Psicólogos da Educação por unidade escolar no mês de Outubro.
Assunto 4: Matrículas 1º semestre 2022 – Centro de Estudos de Línguas – CEL “20 de Agosto” – (Resp.: PCNP: Sandra Leopoldina)
Inscrições : 01 a 15 de dezembro/2021
Horário: das 09h 00’ às 14h
As inscrições para o Centro de Estudos de Línguas “20 de Agosto”, 1º semestre 2022, serão realizadas mediante agendamento, somente pelo telefone – 2356-4003.
CURSOS: ESPANHOL (manhã / tarde) – para alunos do ensino fundamental e médio.
INGLÊS (manhã / tarde) – somente para os alunos do ensino médio.
Documentos: Atestado de escolaridade constando R.A, série e horário do aluno (alunos da Rede Pública), item indispensável; Xerox do comprovante de residência com CEP; Xerox do RG; 02 fotos 3×4 recentes; Assinatura do pai ou responsável no ato da matrícula.
Início das aulas: fevereiro/2022
Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo