REDE 267/2018

São Bernardo do Campo, 09 de outubro de 2018.

 

ASSESSORIA
Assunto: O Dia do Professor: esclarecimento da polêmica

No Brasil, os feriados nacionais, estaduais e municipais são estipulados por leis, e podem ser origem civil ou religiosa conforme estabelecida pela lei nº 9.093 de 1995: Feriados civis. De acordo com as normas que regem os feriados civis e religiosos, nacionais, estaduais e municipais, o Dia do Professor não é feriado. Porém, de acordo com o Artigo 312, da Unificação de Dispositivos Legais e Normativos Relativos ao Ensino Fundamental e Médio, documento da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, “a data de 15 de outubro, ‘Dia do Professor’, será considerada ‘Feriado Escolar”. O parágrafo único do artigo 312, afirma ainda que “as unidades escolares deverão, em conjunto com a comunidade, na semana em que se comemora o Dia do Professor, promover atividades voltadas à revalorização do Professor, enquanto participante do sistema de ensino”. O fundamento legal é a Lei n. 174/48 e a Res. SE 139/84.
A Secretaria da Educação entende que o Dia do Professor continua sendo um feriado, mas um “feriado escolar”, e não um feriado nacional, estadual ou municipal. Os alunos não terão aula, os professores também não trabalham, mas o expediente Administrativo escolar será normal, para funcionários e direção.

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Concurso WIZO de Pintura e Desenho 2018 Brasil-Israel: Música e Dança (Resp.: Murilo – PCNP Arte)
Reiterando a Rede 242/2018:
Os trabalhos devem ser entregues até o dia 15 de outubro!
Apostila informativa e Regulamento estão no seguinte link do site da instituição: http://wizosp.org.br/concurso-wizo-de-pintura-e-desenho-2018/
INFORMAÇÕES: WIZO tel. (11) 3257.0100 com Mirta, e-mail: wizosp@terra.com.br

 

 

Assunto 2Workshop “Uma Atitude Sustentável Pode Mudar o Mundo –  Responsáveis (Resp.: PCNP Dione e Cristiane Nunes)
Informamos que O Diário do Grande ABC e a Universidade Municipal de São Caetano, convidam para o WORKSHOP “UMA ATITUDE SUSTENTÁVEL PODE MUDAR O MUNDO”.
Trata-se de um dos desdobramentos do projeto Desafio de Redação, por isso o mesmo tema, tendo como principal objetivo dar continuidade a um assunto tão importante.
A participação dos professores e coordenadores, principalmente daqueles que participaram do Desafio de Redação será muito importante.

Para inscrever-se acesse o link: marketing@dgabc.com.br
Data: 20/10/2018 (Sábado) Horário: 8h às 12h
Local: USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Campus Barcelona / Av. Goiás, 3400 SCS – Info: 4435-8176

Haverá certificado de participação e as vagas são limitadas!

 

VANDERLETE Mª LOZANO CHIUFFA CORRERA}
Dirigente Regional de Ensino 
Diretoria de Ensino da Região
de São Bernardo do Campo