São Bernardo do Campo, 23 de setembro de 2021.
NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: 2º Encontro PEI – Diretrizes do Programa (Resp.: Sup. Ester, Goreth, Dir. do Núcleo Márcia Borges, PCNPs Isabela e Sandra Leopoldina)
A Dirigente Regional de Ensino convoca os Diretores de Escola e um convidado.
(Vice ou PCG) das unidades escolares PEI, que aderiram ao programa no ano de 2021, e os Diretores das Escolas que serão PEI no ano de 2022, juntamente com um convidado, para o 2º Encontro sobre Agenda da Escola, Agenda Bimestral, Guia de Aprendizagem e Plano de Aula do Programa de Ensino Integral, de forma presencial, na Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo.
Dia: 27/09/2021
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Diretoria de Ensino de S.B.C.
Assunto 2: Atualização do cronograma de aplicação da AAP 3 e SD´s (PCNP´s Ana Paula e Vitor Hugo)
Reiterando a Rede 216/2021 – Assunto 5, tendo em vista as sugestões e pedidos da rede, bem como a fundamental relevância em atender da melhor forma possível as necessidades de aprendizagem de todos os estudantes e ampliando suas oportunidades, houve atualização do cronograma de aplicação das AAP3, SD4 e SD5.
Nesta alteração também consideramos:
- a diversidade de retorno dos estudantes às atividades presenciais em formato 100% das turmas ou em diversos modos de revezamento, propiciando ritmos específicos na organização do trabalho em relação ao desenvolvimento do currículo;
- o fato que muitos professores têm desenvolvido o conjunto completo das habilidades previstas no currículo ao longo do presente ano letivo;
- as características peculiares desta edição da AAP 3 que para além das habilidades essenciais do bimestre e das consideradas marcos de desenvolvimento, também está focalizando, nos anos/séries finais de etapa, as habilidades relevantes em cada uma das etapas;
- as características das SD, articuladas aos respectivos materiais do bimestre do Aprender Sempre, cuja entrega sofreu atrasos em relação aos do 3o bimestre.
Desse modo, haverá atualização do cronograma de aplicação na Plataforma, conforme segue:
- AAP3 – Aplicação disponível de 14 de setembro até 04 de outubro;
- SD4 – Reabertura e manutenção da disponibilidade para realização até 06 de outubro;
- SD5 – Suspensão da data prevista de início (27 de setembro) aguardando a regularização de entrega dos materiais do Aprender Sempre do 3º bimestre.
Assunto 3: Questionário MTI – Método de Tecnologia e Inovação (Resp.: Emerson, Rogério e Marcelo – NIT)
Informamos que o Questionário MTI foi reaberto e ficará disponível até 08/10/2021.
Ressaltamos a importância de todas as escolas responderem ao questionário, considerando os seguintes grupos:
i) trio gestor + Proatecs;
ii) professores da unidade escolar;
iii) estudantes do 6o e 9o anos finais, bem como do 1o e 3o anos do Ensino Médio, considerando escolas CEEJAS, PEIs e outras modalidades.
O professor Proatec só responderá em uma das escolas onde ele atua, devido ao seu perfil, de modo que deverá escolher a unidade. O mesmo ocorre para os professores que atuarem em mais de uma unidade escolar com o mesmo cargo.
Assunto 4: Espaço maker, Kit de Robótica (Resp.: Emerson, Rogério e Priscila-CAF)
Conforme resolução Seduc nº 80/2021 que autoriza o repasse de recursos financeiros às Associações de Pais e Mestres (APMs) via Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista, para aquisição de produtos e serviços destinados à implantação e funcionamento do Programa Atividades Maker e Espaços de Inovação nas escolas da rede estadual, disponibilizamos os materiais abaixo com maiores informações:
Espaço de Inovação;
Orientações sobre Kit de Robótica;
PDDE Maker;
Assunto 5: Tecnologia para empoderar (Resp.: Emerson e Rogério)
Informamos a abertura do curso “Tecnologia para empoderar – Cultura Digital para possibilitar a inclusão social e criar oportunidades para o mercado de trabalho” para os professores de Tecnologia do Ensino Médio. Ao todo, serão ofertadas 300 vagas.
Estrutura e cronograma
As oficinas acontecerão de forma síncrona, também com vivências assíncronas, além de realização de curso autoinstrucional, produção de aulas e aplicação, conforme programação a seguir:
Módulo 1 Oficina: “Tecnologia para empoderar” 12 horas síncronas de 27/09/21 a 20/10/21.
Módulo 2 Imersão formativa: 10 horas assíncronas de 12 a 29/10/2021.
Módulo 3 Como construir sequências didáticas: 6 horas síncronas de 21 a 25/10/2021
Módulo 4 Criar e Aplicar! 10 horas de 22/10/2021 a 30/11/2021
Módulo 5 Curso autoformativo “Escolas Conectadas”: 30 horas (assíncrono – EaD) de outubro a dezembro de 2021 Culminância: dia 02 ou 03 de dezembro de 2021.
Importante: Referente ao Módulo 1, cada professor necessitará de três meios períodos para realizar as atividades. Como não haverá convocação, deverá participar no contraturno de seu horário de trabalho.
Para a realização da oficina de robótica serão necessários alguns materiais (Kit robótica encaminhado para as escolas): 1 bateria CR2032, 3 balões, 1 bateria 9V, 1 caneta, 1 metro de fio de interfone, Barbante, 4 Luzes de Led, 4 tampinhas de garrafa, 4 clipes para papel, Papel crepom, 1 motor de 5 a 12 V, 6 canudinhos, 2 enforca-gatos pequenos, Elástico de dinheiro, 3 enforca-gatos, grandes 2 palitos de churrasco, 1 conector de pilha, 2 retângulos recortados de papelão, 1 botão de liga desliga, Fita adesiva 1, hélice de pirocóptero, Fita isolante, 4 palitos de sorvete.
Para realizar a inscrição, o professor interessado deverá acessar o link: https://forms.office.com/r/VaNsbaUkyq.
NÚCLEO DE COMPRAS E SERVIÇOS
Assunto: Levantamento de utensílios de cozinha (Resp.: Heloisa)
Solicitamos às unidades escolares que preencham o formulário através do link https://forms.gle/z5hrwW46xZfxuDhu5, impreterivelmente, até sexta feira (24/09/2021). Em anexo encontra-se a descrição dos itens bem como a quantidade sugerida para aquisição.
Descrição dos utensílios – Metálicos
Descrição dos utensílios – Plásticos e Vidros
Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo