REDE 209/2023

São Bernardo do Campo, 13 de setembro de 2023.

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Prova Paulista – 3º Bimestre (Resp.: CEC Emerson)
Solicitamos às equipes gestoras ampla divulgação do calendário da Prova Paulista, bem como dos componentes curriculares a serem avaliados. Informamos que a referida avaliação será realizada no aplicativo do Centro de Mídias da Educação de São Paulo – CMSP ou em sua versão web por meio do link https://cmspweb.ip.tv/. O estudante deve acessar o CMSP com seu login e senha habituais (da SED). Ao entrar na turma, basta clicar em “Prova Paulista”.
A aplicação das provas digitais aos estudantes elegíveis da Educação Especial seguirá o mesmo cronograma. Para a realização dessas provas é necessário disponibilizar as acessibilidades, conforme a necessidade educacional dos estudantes, respeitando-se as especificidades de cada um, com a adoção das mesmas estratégias utilizadas em sala de aula, bem como os apoios, recursos e serviços já ofertados aos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial. Ressalta-se que é essencial a permanência do professor especializado que já atende aos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial. Nesse sentido, cabe à Equipe de Educação Especial das Diretorias de Ensino atuar em colaboração com os professores especializados e a equipe gestora das unidades escolares, na antecipação das ações e adoção de estratégias que apoiam esses estudantes na realização das avaliações, incluindo a disponibilização de espaço e equipamentos adequados. As provas devem ser acessibilidades segundo a necessidade educacional do estudante, respeitando-se as seguintes especificidades:
1. Estudante com Deficiência Visual
● ledor;
● escriba.
2. Estudante com Baixa Visão
● ledor;
● escriba;
● uso de tablet – ampliação ou outros equipamentos adequados.
3. Estudante com Surdez/Deficiência Auditiva
● apoio do professor intérprete, na tradução e interpretação na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
4. Estudante com Deficiência Física:
● ledor;
● escriba;
● uso de tablet – ampliação ou outros equipamentos adequados.
5. Estudante com Deficiência Intelectual e TEA
● seguir o proposto para a sala em que está inserido, no entanto, esses estudantes precisam de apoio individualizado para compreensão das comandas e tempo maior para a realização da prova.
A devolutiva de resultados da Prova Paulista será disponibilizada pelo Painel Escola Total (https://escolatotal.educacao.sp.gov.br/), logo após o término das aplicações. Ainda após o término das aplicações, serão disponibilizados na Intranet – Espaço do Servidor (Biblioteca COPED) os arquivos em PDF da Prova, com seus respectivos gabaritos, além dos itens comentados, oferecendo mais um subsídio para a análise e intervenção pedagógica a partir da avaliação. Ressaltamos a importância das avaliações processuais, pois seus indicadores subsidiam as correções de rumo, o planejamento de ações pedagógicas interventivas e imediatas ao desenvolvimento da aprendizagem e ao aprimoramento das aulas. Para tanto, a mobilização e o engajamento de todos os estudantes são fundamentais para estabelecermos novo ciclo orientado à qualidade educacional oferecida em nossa rede.
Segue o cronograma de aplicação:

Composição das provas por série/ano e dia da aplicação:

 

Diretoria de Ensino
Região De São Bernardo do Campo