REDE 204/2020

São Bernardo do Campo, 14 d e setembro de 2020  

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: ATPC Semanal – 15, 16 e 17 de setembro (Resp.: Márcia Borges)
Para a próxima semana, conforme calendário da EFAPE, serão 2 (duas) ATPCs da DE, sendo 1(uma) de assunto GERAL e 1(uma) de cada área ESPECÍFICA que serão disponibilizadas a partir das 8h30 nos três dias, seguem os links:
Tema Geral – Adaptação curricular: https://youtu.be/mK_3x8m0X8Q 
Ciências Humanas – Intolerância Homofóbica e Racial: https://youtu.be/ceLRCBPxrAA
Linguagens – O “internetês” e a Língua Portuguesa parte II: conflitos ou adaptações: https://youtu.be/0DWVbTLH8G0
Ciências da Natureza e Matemática – Aprender Matemática com Origami: https://youtu.be/-QmvDlhryYM

O link para avaliação e presença estará disponível nas descrições dos vídeos. Haverá um link de avaliação e presença para cada tema, portanto, o professor deverá responder um ou mais links de avaliação / presença, conforme sua jornada de trabalho.

Assunto 2: Programa Novo Mais Educação (Resp.: PCNPs Emerson, Juliana, Renata e Rogério)
O Programa Novo Mais Educação, instituídos pelo Ministério da Educação (MEC), têm como objetivo fortalecer e apoiar técnica e financeiramente as unidades escolares no processo de recuperação e ensino aprendizagem. Sendo assim, as unidades escolares localizadas em municípios que forem cumprir o disposto no Art. 2º da Resolução nº 61, de 31/08/2020, podem utilizar os voluntários de ambos os programas desde que:  

  • Possuam recursos financeiros disponíveis em conta, na modalidade de custeio;  
  • O professor mediador em Língua Portuguesa e/ou Matemática do Novo Mais Educação atenda o ensino fundamental desde o 6º ao 9º ano. 

As unidades devem seguir os tempos e valores estipulados na legislação vigente de cada Programa. 

 

Assunto 3: PNLD Literário – Escolha (Resp.: PCNPS Emerson, Juliana e Rogério)
O FNDE/MEC divulgou nesta data que a escolha do PNLD 2020 Literário ocorrerá no período de 16 a 25 de setembro. O processo de escolha envolve duas etapas: a análise das obras aprovadas pelo Ministério da Educação, publicadas no Guia do PNLD 2020 Literário(clique aqui), e o registro das obras escolhidas pelo corpo docente de cada escola. O Guia é o documento oficial que orienta a escolha dos livros pelas escolas. Nele estão contidas as resenhas das obras e todas as orientações sobre o registro, modelo de ata e informações sobre acesso ao sistema.
As unidades de ensino devem selecionar dois livros por estudante dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), além de acervos para reforçar as bibliotecas escolares com obras para a mesma etapa de ensino. A quantidade de acervos que cada escola terá direito será definida automaticamente pelo sistema de escolha, de acordo com o número de estudantes de cada unidade.
Para acesso à íntegra das obras, será fornecida uma chave de acesso ao diretor ou diretora de cada escola por meio do sistema PDDE Interativo/SIMEC. Chamamos atenção para o fato de que o Guia do PNLD 2020 Literário é a ferramenta oficial para ter acesso e analisar as obras que serão distribuídas para as escolas. Atenção aos conteúdos disponibilizados na internet, pois não há garantia de que esse material será o mesmo a ser adquirido pelo FNDE.

 

Diretoria de Ensino – Região  
São Bernardo do Campo