REDE 175/2018

São Bernardo do Campo, 05 de julho de 2018.

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO
Assunto: Sala de Leitura (Resp.: Sup. Helenir e Rita C.)
Reiterando Rede 165/2018, solicitamos às escolas abaixo relacionadas protocolar na Diretoria de Ensino ofício contendo os dados do professor contemplado com a Sala de Leitura ou no caso de não ter o professor para assumir o programa, informar “Prejudicado”.

EE Domingos Peixoto da Silva;
EE João Ramalho;
EE Mathias Octavio Roxo Nobre;
EE Tito Lima.

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Avaliação de Aprendizagem em Processo – 20ª edição (Resp.: PCNPs Patricia Jinno e Suzeli)
Dada a importância da Avaliação de Aprendizagem em Processo – AAP, para a verificação da aprendizagem dos alunos, bem como as orientações contidas no DOE de 23/06/2018 Executivo I, páginas 22 e 23, informamos que se encontra disponível na Diretoria de Ensino a 20ª AAP. Solicitamos a retirada do material no período de 10 a 16 de julho, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30.  As escolas devem conferir o número de AAP recebidas antes da aplicação.
Obs.: Sugerimos trazer pessoas para auxiliar na retirada, nos casos de escolas que possuem grande número de caixas de AAPs.

 

 

Assunto 2: Documentos Orientadores – Estudantes Imigrantes (Resp.: Márcia Borges – Dir. NPE)
Em atendimento ao solicitado pela Secretaria de Estado da Educação, por meio do Núcleo de Inclusão Educacional – NINC, em atenção ao Dia Mundial do Refugiado e ao Dia do Imigrante, divulgamos os seguintes documentos orientadores:

“Estudantes Imigrantes:Acolhimento”;

“Estudantes Imigrantes:Matrícula e Certificados”.

O documento “Estudantes Imigrantes: Acolhimento” é inédito e objetiva apresentar possibilidades para o acolhimento dos alunos imigrantes nas escolas, além de informações sobre a intercompreensão entre línguas e um grande catálogo de materiais, que poderão ser utilizados neste acolhimento.
O documento “Estudantes Imigrantes: Matrícula e Certificados” foi publicado em outubro de 2017 e está sendo republicado em edição atualizada. Seu objetivo é divulgar as legislações nacionais e estaduais vigentes, além de orientações do Conselho Estadual de Educação – CEE e da própria Secretaria de Estado da Educação – SEE, no que diz respeito à vida escolar dos estudantes imigrantes.
Em ambos, o termo “imigrante” se refere tanto a estudantes (crianças, adolescentes, jovens ou adultos) imigrantes quanto aos que estão em situação de refúgio, solicitantes de refúgio, residentes fronteiriços e apátridas.

 

 

VANDERLETE Mª LOZANO CHIUFFA CORRERA
Dirigente Regional de Ensino
Diretoria de Ensino da Região
de São Bernardo do Campo