REDE 170/2023

São Bernardo do Campo, 02 de agosto de 2023.

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Live Seduc Prepara SP (Resp.: PECs Edineia e Leandro)
Retificando REDE 169/2023, do dia 1º de agosto, assunto 1, esclarecemos que a live para convocação aos CGPs e CGPGs será no dia 04/08/2023.

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO
Assunto1: EJANEM (Resp.: Sup. Ester e Sílvia)
A partir do segundo semestre letivo de 2022, todos os estudantes que ingressaram no primeiro termo do Ensino Médio, deveriam estar matriculados no curso EJANEM, tendo como fundamento legal a Resolução SEDUC nº 56 de 6-7-2022.
Ressaltamos que o curso da EJA no formato de três termos, sem a oferta de itinerários formativos na rede, finalizou-se neste primeiro semestre letivo de 2023. Logo, estudantes do 1º termo de turmas multisseriadas, que foram indevidamente matriculados no curso em continuidade no segundo semestre letivo de 2022, não podem sofrer prejuízos em sua regularização de vida escolar.
No caso dos estudantes dos 1º ou 2º termos que estavam cursando, neste primeiro semestre letivo de 2023, o curso em continuidade no formato de multisseriação, fundamentado na Resolução SEDUC 84 de 3-11-2022, devem dar prosseguimento aos seus estudos no formato de curso da EJANEM até a conclusão do 4º termo.
Quanto aos procedimentos para regularização de vida escolar, esclarecemos que, com base na Deliberação CEE nº 18/1986 e Indicação CEE nº 08/1986, são aplicados nas situações abaixo, quando há prejuízo pedagógico:

– Estudantes em continuidade de estudos, retidos em séries anteriores;

– Não ter cursado séries precedentes;

– Retido indevidamente em série terminal;

– Lacunas curriculares;

– Estudante ter recebido indevidamente certificado de conclusão de curso ou diploma.

 

Assunto 2: Pesquisa COPED sobre itinerários formativos (Resp.: Sup. Ester e Silvia)
Visando melhor a realidade de nossos professores, a Coordenadoria Pedagógica – COPED – realizará um questionário para entender com os professores que ministram Itinerários Formativos suas percepções sobre o apoio recebido do órgão central em preparação para o ano letivo de 2023 no que diz respeito a formações e materiais didáticos e pedagógicos. O questionário será disponibilizado via Secretaria Educacional Digital – SED – para todos os professores de Ensino Médio da rede, mas é destinado apenas aqueles que ministram estas aulas atualmente. A participação pode ser feita até a próxima quinta-feira, dia 3 de agosto de 2023. Ressaltamos que a consulta é de extrema importância para que a COPED compreenda o cenário da rede a fim de garantiras melhorias e os ajustes necessários

 

 

Diretoria de Ensino
Região De São Bernardo do Campo