REDE 169/2017

São Bernardo do Campo, 21 de junho de 2017.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO   

Assunto 1: Programa Novo Mais Educação – Avaliação (Resp.: Sup. Marise Tânia Murias; PCNP Anderson; Carmem)
Informamos as escolas contempladas com os recursos do Programa Novo Mais Educação (PNME) que como parte do sistema de monitoramento do programa foi planejado pelo CAED um processo avaliativo das atividades pedagógicas realizadas nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. Dessa forma, foi disponibilizado um conjunto de avaliações que estão agrupadas em Alfabetização, Letramento I e Letramento II. Essas avaliações estão sendo consideradas pelo MEC e pelo CAED como avaliações diagnósticas de entrada.
Esclarecemos que as escolas devem se organizar para aplicar as avaliações diagnósticas de entrada, sendo que os resultados devem ser lançados até o dia 14/07/2017, data em que as respectivas avaliações serão retiradas do sistema de monitoramento.
As avaliações precisam ser aplicadas conforme orientações constantes do próprio sistema de monitoramento. Todas as avaliações abordam habilidades básicas e precisam ser aplicadas, observando o aluno e não a turma. Desse modo, uma mesma turma pode e deve ter diferentes avaliações.
A devolutiva dos resultados será realizada pelo CAED no mês de agosto do ano em curso. Na oportunidade, será apresentada juntamente com os resultados, a análise pedagógica do desempenho dos estudantes nos testes, bem como um roteiro para leitura e interpretação desses resultados, cujo objetivo é auxiliar as escolas na apropriação das informações produzidas a partir da avaliação.

 

Assunto 2: Colóquio do Instituto de Física da USP (Resp.: PCNP Anderson)
Informamos que no dia 22 de junho, às 16h, o Prof. Dr. Enrico Bertuzzo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, participará do Colóquio IFUSP abordando o tema “Fear of the Dark (Matter)”.
O evento será gratuito, ocorrerá no Auditório Abrahão de Moraes, Rua do Matão, 1371 – travessa R, Cidade Universitária, São Paulo/SP, e será transmitido ao vivo pelo site http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=36950.
Notificamos que a participação presencial ou virtual é por adesão e de responsabilidade dos interessados.
Resumo da palestra: Oitenta anos após as primeiras observações experimentais de Fritz Zwicky, há poucas dúvidas em relação à existência da matéria escura. Apesar disso, não temos indicação alguma sobre a sua natureza, senão que interage gravitacionalmente.
Para mais informações, acesse o site http://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/node/1453

 

Assunto 3: Gestão Democrática (Resp.: Rosângela Marotti)
Informamos aos senhores diretores que a ferramenta de inserção dos dados da Etapa Local está disponível na Secretaria Escolar Digital (SED), assim como foi enviado o tutorial no e-mail institucional.
Informações gerais:

  •         A inserção dos dados deve ser feita pela ESCOLA, por meio do Diretor, Vice-Diretor,  GOE e/ou AOE;
  •         Prazo para inserção dos dados: 13/06 a 10/07/2017;

       

Assunto 4: Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas – OBFEP (Resp.: PCNP Anderson)
Informamos que até o dia 15 de julho de 2017 estarão abertas as inscrições gratuitas para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP)
Podem participar os estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A 1ª fase ocorrerá nas dependências do estabelecimento de ensino inscrito e os alunos que atingirem a pontuação mínima poderão participar da 2ª fase em local a ser definido pela Comissão da OBFEP.
Notificamos que a participação é por adesão das unidades escolares interessadas e de responsabilidade dos participantes.
Para consultar informações sobre regulamento, calendário, programa de estudos e realizar o credenciamento dos participantes, acesse o link:
http://www.sbfisica.org.br/~obfep/inscricoes-obfep-2017/

 

 

Assunto 5: Prêmio Zayed – Energia do Futuro (Resp.: PCNP Anderson / Carmem)

Reiterando as informações da Rede 90/2017 de 29 de março de 2017 informamos que as inscrições para o Prêmio Zayed 2017 seguem abertas até 6 de julho. Devido ao fuso horário, recomendamos que os projetos sejam submetidos até o dia 05/07, no site oficial do Prêmio:
http://www.zayedfutureenergyprize.com/en/.
O projeto poderá ser novo ou oriundo de ações dos Programas da SEE-SP, como por exemplo, a Feira de Ciências das Escolas Estaduais – FeCEESP, Programa Nascentes, Campanha #AprenderParaPrevenir, e também projetos de educação ambiental e sustentabilidade cadastrados no PDDE – Escola Sustentável.
Seguem os links dos materiais de apoio elaborados pela Equipe CGEB/CEFAF para apoiar as Diretorias de Ensino e as unidades escolares:

Vídeo de Divulgação:
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/GERAL_2017/ANIMACAO_PREMIOZAYED_002.mp4

 

Passo a passo para cadastro:
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/GERAL_2017/TUTORIAL_PREMIOZAYED2018.mp4

 

Orientações para elaboração do projeto:
https://drive.google.com/file/d/0B19T-nfoUn2-WUk2U3pFTjF6OWc/view

 

 

MERENDA ESCOLAR
Assunto 1: Baixa Diária de estoque em atraso (Resp.: Carlos e Eliana)

Segue abaixo relação das Unidades Escolares que estão com suas baixas diárias muito atrasadas, favor atualizá-las. O atraso das referidas baixas tem como consequência a perda do controle de estoque e posteriormente as Unidades Escolares solicitam ajustes no sistema, referida ação não pode ser rotina tendo em vista que nem sempre o sistema possibilita a baixa retroativa.

ESCOLAS                                Última Baixa

  1. Anésia Loureiro Gama        14/06/2017
  2. Ayrton Senna da Silva        14/06/2017
  3. João Firmino,C. de Araujo, Dr. 14/06/2017
  4. José Fornari                       14/06/2017
  5. Luiza Collaço                    14/06/2017
  6. Neusa F. Marçal                 13/06/2017
  7. Palmira G. F. da Silva         14/06/2017
  8. Santa Dalmolim                14/06/2017
  9. Maria TRujilo Torloni          05/04/2017

 


Assunto 2: Troca e Inutilização de Produtos.  (Resp.: Carlos e Eliana)
Reiterando e explicando detalhadamente a rede nº 168/2017:
Pedimos aos Senhores (as) responsáveis pelo sistema SAESP II, que leiam o tutorial o qual explica as providências a serem tomadas na situação: Troca que é bem DIFERENTE de inutilização,   somente a troca é solicitada  via sistema SAESP.

TROCA: é solicitado no sistema e o DAAA contata a empresa fornecedora para tomar as providências cabíveis. Expirado o prazo da troca a Unidade Escolar informa por e-mail (sbcmerenda@gmail.com) a Diretoria de Ensino, esta que comunicará o DAAA.
Quando a troca é concluída pela empresa fornecedora a Unidade Escolar terá que dar baixa da  troca no sistema.

INUTILIZAÇÃO:  a Unidade Escolar informa a Diretoria de Ensino (sbcmerenda@gmail.com) que tem um produto impróprio para o consumo (o produto terá que estar dentro do prazo de validade ). A D.E. comunica o DAAA que emitirá o “Termo de Inutilização para que seja efetuado o descarte. Quando a solicitação for atendida, é necessário dar baixa no sistema.

 

VANDERLETE MARIA LOZANO CHIUFFA CORRERA
Diretoria de Ensino da Região
de São Bernardo do Campo
Dirigente Regional de Ensino