REDE 148/2020

São Bernardo do Campo, 22 junho de 2020

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Protocolo para inscrição nos vestibulares (Resp. Márcia Borges)
Conforme COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SAGESP/SAINTER/COPED N º 118, informamos que as escolas com ensino médio devem se organizar, nos períodos apresentados abaixo, para garantir que os estudantes possam ir às unidades, caso necessário, para realizar as inscrições nos vestibulares, bem como fazer as solicitações de isenção ou redução na taxa de inscrição.

As unidades podem organizar via agendamento por turmas, em diferentes horários, de modo a evitar aglomeração nas escolas.

 Período de pedido de isenção/redução da taxa de inscrição*:

  • USP: 15 de junho a 10 de julho
  • UNICAMP: 22 de junho a 8 de julho
  • UNIFESP: 1º de julho a 14 de julho
  • UNESP: ainda não divulgado

*necessário consultar os critérios de cada uma das universidades

 Períodos de inscrições nos vestibulares:

  • UNICAMP: 31 de julho a 8 de setembro
  • USP: 10 de agosto a 18 de setembro
  • UNESP: 8 de setembro a 8 de outubro
  • UNIFESP: 21 de setembro a 23 de outubro

 

É necessário se programar para que os estudantes tenham condição de se inscrever para os vestibulares que desejarem. 

A escola deve consultar os estudantes sobre eventuais dificuldades de acesso a equipamentos ou internet para realizar suas inscrições, comunicar sobre a possibilidade de comparecimento às unidades escolares, definir semanas em que irá receber os alunos para realizar as inscrições e fazer os pedidos de isenção. Além disso, na hora de organizar as idas, essas deverão acontecer sem que haja aglomeração e respeitando os protocolos de distanciamento.

Por exemplo, um grupo de estudantes que irá prestar os vestibulares da USP e da UNESP, idealmente, deveria ir na escola entre os dias 8 e 18 de setembro, que é o período que as inscrições para esses dois vestibulares estão abertas. Caso algum estudante desse grupo também queira se inscrever no vestibular da UNICAMP, ele terá que ir outro dia à escola, pois apenas o dia 8 de setembro que coincidem as três datas (é importante que a inscrição seja feita alguns dias antes de seu término, para evitar surpresas).

O mesmo vale para o período de solicitação da isenção das taxas de inscrição.

Para definir essa logística, a escola deve, primeiramente, fazer uma pesquisa com os estudantes do ensino médio (especialmente os da 3ª série) para entender dois pontos: (1) quantos alunos vão prestar vestibular em 2020; (2) quais vestibulares esses estudantes pretendem prestar; e (3) desses alunos que vão prestar vestibular, quantos não conseguem realizar a inscrição em casa.

A partir dessas informações, as escolas devem fazer o planejamento para receber os estudantes garantindo que:

  • Sejam respeitados os protocolos de saúde: distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes e profissionais que estejam na escola, uso de máscaras e higienização dos ambientes e equipamentos utilizados;
  • Haja, pelo menos, dois profissionais que ajudem na organização e orientação para os alunos;
  • Os laboratórios não tenham mais do que 50% de sua capacidade ocupada de maneira simultânea.

 

VANDERLETE Mª LOZANO CHIUFFA CORRERA
Dirigente Regional de Ensino 
Diretoria de Ensino da Região
São Bernardo do Campo.