REDE 139/2020

São Bernardo do Campo, 08 junho de 2020

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Alinhamento Disciplinas Inova (Resp.: PCNPs Aline, Juliana e Rogério)
Informamos que as Disciplinas do INOVA Educação devem ser avaliadas por engajamento: total, satisfatório ou parcial.
Caso o professor use o diário físico, sugerimos utilizar as abreviações ET (engajamento total), ES (engajamento satisfatório) e EP (engajamento parcial), pois tais conceitos não devem ser transformados em notas numéricas.
Este conceito só deve ser atribuído se o aluno acompanhou e entregou atividades. Caso contrário, será atribuído no retorno das aulas presenciais.
Especialmente para a Disciplina de Eletiva, sugerimos que os alunos que não tenham professor
essa disciplina, acompanhem as aulas do Centro de Mídias.
A culminância das Eletivas deverá ocorrer na semana de 13 a 17 de julho. Para tanto, o professor poderá utilizar diversas formas de trabalho, cabendo às escolas estabelecer a forma que este trabalho será encerrado.

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E INFRAESTRUTURA
Assunto 1: Atendimento Protocolo (Resp.: Ana Carolina/CAF)

Informamos que o Protocolo da Diretoria de Ensino, ficará aberto para atendimento todas as quartas-feiras, das 10h às 12h.

Serviços:
– Entrega e retirada de expedientes;

– Retirada de Prontuários:

EE Amadeu
EE Ayrton Senna
EE Faustina
EE Ismael
EE Jacob Casseb
EE Jean Piaget
EE Joana Motta
EE João Firmino
EE João Ramalho
EE José Gonçalves
EE José Jorge
EE Julieta
EE Lauro Gomes
EE Maria Luiza
EE Maurício de Castro
EE Ministro Laudo
EE Nelson Monteiro
EE Rudge Ramos
EE Santa Olímpia
EE Tito Lima
EE Maria Trujilo Torloni
EE Wallace

 

Assunto 2: Comunicação com Núcleos CAF (Resp.: Ana Carolina/CAF)
Para melhor atendimento, solicitamos que as unidades escolares centralizem a comunicação através do e-mail institucional.

Núcleo Responsável E-mail Institucional
CAF Ana Carolina desbccaf@educacao.sp.gov.br
ADMINISTRAÇÃO Maria desbcnad@educacao.sp.gov.br
COMPRAS E SERVIÇOS Viviane desbcncs@educacao.sp.gov.br
FINANÇAS Ana Maria desbcnfi@educacao.sp.gov.br
LIMPEZA DA U.E Denis/Bruno desbcnom@educacao.sp.gov.br   setorpatrimonio@gmail.com
MERENDA Eliana desbcnut@educacao.sp.gov.br
OBRA E MANUTENÇÃO Denis desbcnom@educacao.sp.gov.br

 

 

NÚCLEO DE FINANÇAS
Assunto: Último prazo para entrega de Prestações de Contas PDDE 2019 (Resp.: Ana Maria/NFI)
Informamos que o prazo final para entrega dos documentos relacionados a prestação de contas do PDDE 2019, será dia 10/06/2020, quarta-feira, no Protocolo da Diretoria de Ensino (das 10h às 12h).
Ressaltamos que a não prestação de contas acarretará no não recebimento de verbas federais e estaduais.
Acompanhe as escolas que não entregaram ou possuem pendencias, através do link: https://drive.google.com/file/d/1BPvxA-gb5PD_vsc0qazrQoY6Qqj9xKVn/view?usp=sharing

 

Assunto2: Tablets com PDDE Paulista (Resp.: Ana Maria/NFI e Ana Carolina/CAF)
Haja vista a ocorrência de diversas manifestações e dúvidas sobre a possibilidade de aquisição de Tablets com os recursos oriundos do PDDE Paulista segue documento orientador anexo, visando esclarecer quais são as alternativas disponíveis de aquisição desses equipamentos e seus aparelhos.
Comunicado DETEC CITEM 011 2020 – Anexo I

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR
Assunto: Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, ambos na Modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA – 2° Semestre/2020 (Resp.: Antonio Carlos)
Considerando a necessidade de atendimento ao Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, ambos na modalidade  de Educação de Jovens e Adultos – EJA, para o 2° semestre deste ano letivo, solicitamos que as unidades escolares atentem quanto aos procedimentos a serem realizados, bem como sobre os prazos estipulados para que possamos garantir o atendimento a todos os inscritos. Para isso, destacamos que:

I – o processo de matrícula será realizado em 3 etapas:

  1. inscrição para os interessados que desejam ingressar na rede pública: os responsáveis e estudantes maiores de 18 anos poderão realizar a pré-inscrição on-line, a partir de 08/06/2020, pelo link  https://sed.educacao.sp.gov.br/preinscricao ;
  2. rematrícula para os estudantes em continuidade de ensino, no período de 18/06/2020 a 07/07/2020, que podem ser realizados pelo estudante e/ou responsável, por meio do Aplicativo Minha Escola SP ou da Plataforma Secretaria Escolar Digital – SED;
  3.  rematrícula realizada pela própria unidade escolar na Plataforma SED. Esta ação está direcionada ao atendimento aos estudantes e/ou responsáveis que tiverem alguma dificuldade de acesso aos meios digitais, e será efetivada na Plataforma SED, no período de 06/07/2020 a 15/07/2020. Deve ser realizada pela unidade escolar, mediante a manifestação do estudante ou responsável pelo interesse em permanecer na rede pública, evidenciada e expressa por correio eletrônico, telefone, mensagem digital ou mesmo apresentando-se, pessoalmente, na escola. Lembramos a necessidade de efetivação de matrícula de todos os interessados inscritos e em continuidade de estudos.
    Importante que, nesta etapa, a unidade escolar contate todos os estudantes que estavam matriculados no 1o semestre de 2020 e que não realizaram a rematrícula por via digital, realizando a busca ativa de estudantes jovens, adultos e idosos para a conclusão da Educação Básica.

II – a projeção das turmas: de 16 a 20/07/20. As classes serão constituídas:

  1. a partir do o número de estudantes ingressantes e os que estiverem em processo de continuidade que efetivaram a rematrícula;
  2. de acordo com o disposto na Resolução SE n° 02/2016.
  3. A projeção das classes deve ser enviadas dentro desse prazo para desbccie@educacao.sp.gov.br;

III – Homologação das turmas e ajustes do quadro resumo: de 21 a 24/07/20 e deve ser acompanhada pela Diretoria de Ensino.

IV- Avaliação e rendimento final dos estudantes da modalidade educação de jovens e adultos:

  1. no retorno das aulas presenciais, para os concluintes do Ensino Fundamental e Ensino Médio na modalidade EJA, cada unidade escolar estadual deverá contabilizar a carga horária considerando as atividades escolares remotas realizadas pelos estudantes (por meio da entrega de atividades propostas nos roteiros de estudos pelos docentes), além de aplicar uma avaliação final presencial, respeitada a normatização para evitar aglomerações nas escolas, que será mais um instrumento avaliativo a compor a avaliação processual do aluno. Os estudantes que porventura não obtiverem rendimento suficiente para aprovação, devem ter a possibilidade de realizar semana de estudos intensivos e nova avaliação, possibilitando a estes a conclusão do curso. Caso o estudante ainda obtenha um resultado insatisfatório, respeitada a Resolução SE 21/98 e a Deliberação CEE 9/1997, o aluno deve passar pelo Conselho de Classe/Série. Se a deliberação for pela sua retenção, sua matrícula será garantida no termo que ele estudou no 1º. Semestre/2020.
  2. no retorno das aulas presenciais, para os os estudantes em continuidade de estudos, cada unidade escolar estadual deve comprovar a carga horária de atividades remotas realizadas pelo estudante (por meio da entrega de atividades propostas nos roteiros de estudos pelos docentes), além de aplicar uma avaliação final presencial  respeitada a normatização para evitar aglomerações nas escolas , que será mais um instrumento avaliativo a compor a avaliação processual do aluno. Os estudantes que, porventura, não obtiverem rendimento suficiente para aprovação, devem ter a possibilidade de realizar semana de estudos intensivos e nova avaliação, possibilitando a estes a conclusão do curso. Caso o estudante ainda obtenha um resultado insatisfatório, respeitada a Resolução SE 21/98 e a Deliberação CEE 9/1997, deve-se proceder com Conselho de Classe, adotando as seguintes medidas:

    – Os estudantes em continuidade do Ensino Fundamental seguem no termo subsequente, em regime de progressão continuada (Deliberação CEE 9/1997), garantindo a recuperação contínua durante o próximo termo;
    – Os estudantes em continuidade do Ensino Médio, cujo Conselho deliberar pela retenção, terão sua matrícula garantida no termo que ele estudou no 1º. Semestre/2020.
    – o registro do rendimento final das turmas da Ensino Fundamental e Ensino Médio, ambos na modalidade EJA, referente ao primeiro semestre terá o prazo de 10 dias para ser realizado, após o final do semestre ou retorno das atividades presenciais.

 

VANDERLETE Mª LOZANO CHIUFFA CORRERA
Dirigente Regional de Ensino 
Diretoria de Ensino da Região
São Bernardo do Campo.