REDE 118/2020

São Bernardo do Campo, 11 de maio de 2020

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Novotec Integrado (Resp.: PCNPs Emerson e Rogério)
Neste momento de retomada das aulas no formato à distância, precisamos observar as características das turmas de Novotec Integrado e de que forma os alunos precisam de orientações específicas.

Sobre as aulas:

  1. i) Interface com plataformas Seduc e Centro Paula Souza: Por sua característica de matriz curricular do ensino médio integrada ao técnico, os alunos do Novotec Integrado terão interface com as plataformas da SEDUC para os componentes da Formação Geral Básica (Centro de Mídias SP e TV Aberta) e com a utilizada pelo Centro Paula Souza para os componentes técnicos (Microsoft Teams). 

Isso pode exigir um acompanhamento mais próximo dos alunos por parte de seus professores. Todos os alunos receberam acesso (login e senha) ao aplicativo do Microsoft Teams, que pode ser utilizado no computador/notebook ou no aplicativo de celular. Os professores do Centro Paula Souza que ministram as aulas do técnico em cada turma são responsáveis pela inserção desses alunos no Teams, pelo conteúdo e pelas atividades a serem passadas via Teams. 

  1. ii) Frequência e acesso à internet: Neste momento, não há dados patrocinados pelo Centro Paula Souza, então o aluno vai precisar de acesso à internet para poder acompanhar as aulas pelo Teams. Para os alunos que não possuem acesso à internet, quando identificados pelo Centro Paula Souza, serão atendidos por meio de estratégias de atividades impressas. O professor do CPS em cada turma é responsável por identificar essa necessidade.
    A frequência será atestada por meio de entrega de atividades e relatórios solicitados pelos professores em aula.

iii) Dedicação Semanal

As aulas do técnico não são necessariamente síncronas, mas há um dia na semana dedicado para cada turma assistir os componentes da matriz técnica. Solicitamos aos diretores de escola que se informem junto à ETEC qual é o dia.

Sobre os materiais: Todos os alunos das turmas de Novotec Integrado receberam materiais didáticos da SEDUC para a 1ª série do ensino médio.

Por isso, caso algum aluno tenha relatado que não recebeu os materiais, informe nesse link e iremos entrar em contato:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffjN2PYnGYkpW-y04Cds8f7eBjbcJTE3C5uOICggjnWjRiAQ/viewform

 

 

Assunto 2: Ações CONVIVASP (Resp.: Rosângela Marotti)
Informamos aos senhores diretores que já se encontram disponíveis na SED – Secretaria Escolar Digital (https://sed.educacao.sp.gov.br/SedBI/RelatorioClimaRelacional).– o resultado da pesquisa do Clima Escolar Relacional.

Seguem anexos para suporte de estudo.

  1. Tutorial – Análise dos resultados do questionário do clima escolar relacional;
  2. Modelo – Plano de Melhoria da Convivência;
    3. Modelo – Plano de Melhoria da Convivência Digital e Combate ao Cyberbullying.

 

 

Assunto 3: ATPC Semanal – Rede Protetiva (12 a 14 de maio)
Informamos que a ATPC desta semana, com o tema Rede Protetiva, será disponibilizado, amanhã, terça feira,12 de maio, a partir das 09h30min ,no link: https://youtu.be/zje3c5qSQo0

O registro de presença será pelo link: https://forms.gle/DrzbC2ceuEHuTz2V7

 

 

 

 

VANDERLETE Mª LOZANO CHIUFFA CORRERA
Dirigente Regional de Ensino 
Diretoria de Ensino da Região
São Bernardo do Campo.