REDE 116/2019

São Bernardo do Campo, 30 de abril de 2019.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO

Assunto 1: 22ª edição da  Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP)  (Resp: PCNP’s Marcia Yassuhara, Mario, Murilo e Waldirene)

Comunicamos às equipes gestoras:

“Considerando a importância da Avaliação da Aprendizagem em Processo para apoiar as ações de desenvolvimento das propostas pedagógicas e do currículo nas unidades escolares, informamos que as ações da AAP ocorrerão em 2019 com a aplicação de avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a todos os alunos da rede estadual regular, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

No 1º Bimestre, a entrega das provas impressas da AAP – 22ª edição, nas Diretorias de Ensino, está prevista para ocorrer até o dia 16 de maio de 2019, conforme cronograma de agendamento de cada DE.

Já a sua aplicação deverá ser programada pelas Diretorias de Ensino e unidades escolares, no período compreendido entre os dias 20 a 24 de maio de 2019.

Informamos também que, nos próximos dias, será publicado, em Diário Oficial, Comunicado Conjunto tratando de forma mais específica sobre aspectos operacionais da AAP – 22ª edição, a saber: entrega das provas impressas nas Diretorias de Ensino, padronização da aplicação, publicação de materiais pedagógicos de apoio, prazos para digitação dos resultados, na Plataforma SARA, entre outros.”

 

Assunto 2: Chamada de Artigos – Práticas Pedagógicas e Metodologias de Ensino da Modalidade de Ensino EJA, Cursos Presenciais e de Presença Flexível (CEEJA) na Rede Estadual de São Paulo. (Resp.: PCNP’s Marcia Yassuhara e Rogério)

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), convida os gestores e professores da Rede Estadual de Ensino a participarem de chamada para publicação virtual (Volume I) de práticas pedagógicas e metodologias de ensino desenvolvidas pelas Diretorias de Ensino e/ou Unidades Escolares, com relação à modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos – EJA, tanto para os cursos presenciais quanto para os cursos de presença flexível.

Os artigos poderão trazer reflexões teóricas ou práticas (relatos de experiência) e comporão publicação virtual organizada pela equipe CEJA. Esta será disponibilizada para toda a Rede nos canais de comunicação da SEE, no final do segundo semestre de 2019, com intuito de divulgar as pesquisas e práticas desenvolvidas para a modalidade de ensino EJA.

Orientações para elaboração dos artigos:

1) Os artigos poderão ser escritos por até 3 autores.

2) O arquivo deverá ser encaminhado em formato .doc (Microsoft Word), com fonte Calibri, tamanho 11, espaçamento entre linhas 1,5 cm, margens de 2 cm e máximo de 10 páginas.

3) Cada artigo deve conter obrigatoriamente: Título centralizado em maiúsculo e negrito; Nome dos autores à direita, logo abaixo do título (com nota de rodapé contendo breve descrição sobre os autores); Resumo de até 10 linhas; Introdução; Descrição da prática (local: Escola, Diretoria de Ensino – equipes de trabalho envolvidas, período, quantidade de participantes – alunos, professores, gestores e outros); Metodologia da pesquisa ou utilizada na prática; Resultados; Considerações Finais e; Referências Bibliográficas. Gráficos, imagens e tabelas podem ser incorporados ao texto, em alta qualidade e com indicação da fonte.

O prazo para envio dos artigos, é até o dia 28/06/2019, para o e-mail: cgeb.degeb.ceja@educacao.sp.gov.br

Favor indicar no assunto do e-mail: “ARTIGO – PRÁTICA PEDAGÓGICA E METODOLOGIA DE ENSINO EJA”.

 

 

NÚCLEO DE FREQUÊNCIA E PAGAMENTO

 

Assunto: Cronograma Pagamento – MAIO 2019

Estamos encaminhando, via e-mail institucional, Cronograma para Digitação Pagamento – maio de 2019.

Com a finalidade de prevenir eventuais bloqueios e inconsistências, solicitamos empenho no acompanhamento da digitação do BFE pelas Unidades Escolares, e, havendo dúvidas ou problemas na digitação, deverá ser comunicado este Núcleo de Frequência e Pagamento, em tempo hábil para análise e solução.

Solicitamos que consultem diariamente a partir de 02/05/2019 a opção 2.5.2 do PAEC e verifiquem as pendências de digitação.

                     A ausência da digitação da frequência ocasiona o bloqueio de pagamento.

                     Contamos com a colaboração de todos.

 

CRONOGRAMA MAIO-2019

 

 

 

VANDERLETE Mª LOZANO CHIUFFA CORRERA
Dirigente Regional de Ensino 
Diretoria de Ensino da Região
São Bernardo do Campo