Boas Práticas

Boas Práticas   

ENSINO REGULAR/PEI

 

EE Luis dos Santos Metalúrgico – Junho/2019

Projeto Masterchef

Projeto de Arqueologia

Projeto dia das Mães

 

Sala de Leitura – MARÇO/2019

Exposição dos trabalhos realizados nas escolas Prof. Dr. José Fornari, Prof. João Batista Bernardes e sala de leitura da Wallace Cockrane Simonsen.

 

 

 

 

Sala de leitura  realizando acolhimento dos novos alunos dos 6 anos . Fortalecendo o trabalho pedagógico com foco na aprendizagem.

 

EE João Firmino * Imagem autorizada*

 

 

 

Grupo de Estudos – DEZ/2018

Projeto interdisciplinar de matemática e português realizado na Escola Estadual Professora Cynira Pires dos Santos com os alunos do ensino fundamental e médio, sob a administração das professoras Megumi Oshiro e Cristiane K.L.V.Fagundes. A iniciativa surgiu após o questionamento de uma aluna sobre como deveria estudar e tem como objetivo a melhoria da aprendizagem através de grupos de estudos e recursos de tecnologia.


AcesseProjeto grupo de estudo

 

Semana do “ERER” – DEZ/2018

Projeto realizado na Escola Estadual Professora Cynira Pires dos Santos:

 

“PARCERIA UFABC – CURSO DE ROBÓTICA 2018” – OUT/2018

A Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo parabeniza à todos os participantes do Curso Robótica Pedagógica 2018.

 

 

 

 

Mostra de Trabalhos de Robótica e Tecnologia Pedagógica 18 e 19 de Outubro 2018

Entrega de Certificados e Medalhas para todos os participantes

 

“MATEMÁTICA NA PRÁTICA”

              Acesse “Matemática na Prática” – Orientação Técnica

 

EE Mizuho Abundância

Projeto de vida: Sonho e responsabilidade, dons e talentos – Todos são capazes.

Coordenadora: Maria de Fátima dos Santos

O projeto objetiva orientar que a escola é um ambiente de colaboração, respeito e construção do conhecimento. Respeitar as diversidades e formar um indivíduo solidário e competente.

Através da pedagogia a presença, criar um ambiente de aproximação, confiança e amizade com a coordenação.

Entender que para ter se projeto de vida e alcançar seus objetivos precisa ter conhecimento, habilidade, motivação e atitude  – CHAMA.

Acesse aqui o projeto na íntegra.

EE Robert Kennedy

Parabéns a talentosa Raquel Albino de Carvalho!!! Aluna vencedora do “Concurso para Mascote do Projeto Gestão Democrática da Educação”. Seu desenho foi escolhido para ilustrar a capa de um dos cadernos do Kit Escolar, o qual será distribuído aos alunos do Ensino Fundamental II pela SEE. Raquel, aluna da Unidade Escolar “Senador Robert Kennedy” do Programa Ensino Integral de excelência representou a sua arte de forma lúdica a importância da gestão compartilhada.

  

Professoras Envolvidas:

Adriana Steganha – Sala de Leitura

Erica Orefice – Arte

Patrícia Jinno – PCNP de Projetos Especiais

EE Rudge Ramos

Apresentação das Disciplinas Eletivas na E. E. Rudge Ramos: nossos professores arrasaram nos figurinos. Não sabemos quem se divertiu mais, se foram os alunos ou os professores…

 

Aluna Medalhista

A aluna Bianca Moura da EE Dr. Adail Luiz Miller com incentivo da Professora Adriana Milan é a mais nova Campeã Paulista na Paraolimpíada no atletismo, em Lançamento da pelota 1º lugar, e como se não bastasse em Arremesso de peso ficou em 2º lugar, e nos 100 m 3º lugar.

 

Orientação Técnica para Acolhimento e Planejamento 2018

O Núcleo Pedagógico acolheu os Professores Coordenadores, Diretores e Vices para Orientação Técnica referente a Acolhimento e Planejamento 2018.

 

ELETIVA DE LIBRAS

Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou ainda Língua de Sinais Brasileira (LSB), é a língua natural que os surdos do Brasil usam.  Levando em consideração esses fatores, a Libras é definida como uma língua visual-motora, visual-espacial ou gestual-visual. Os usuários da Libras são surdos e não surdos (ouvintes). Esse ano na Escola EE Jean Piaget, os alunos estão tendo uma aproximação com essa Língua tão importante e fundamental para o processo de inclusão da comunidade  surda da cidade de São Bernardo do Campo . A Eletiva tem como objetivo desenvolver o protagonismo e a cidadania na comunidade do Jardim Detroit onde a mesma está inserida. A Eletiva é conduzida pelas professoras Ana Maria Rosati e Vanessa Cristina.

E o tema da redação do ENEM 2017 foi “Desafio para a formação educacional dos surdos no Brasil e    a Lei   10436 de 24/4/2002 que dispõe sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras foi tema de discussão em sala, na última sexta feira.

 

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

Escola: Luiza Collaço Queiroz Fonseca
Professoras: Cristian (Geografia) e Ester (Filosofia e Sociologia)
Objetivo:  Elucidar a questão da cultura africana na formação  cultural da população brasileira, enfatizando a importância da população negra, européia e asiática para formação étnica racial no Brasil. Este trabalho com alunos do ensino médio teve como foco primordial o desenvolvimento do senso crítico com relação ao respeito e valorização da cultura de povos que compõem a diversidade étnica no Brasil.
Recursos utilizados: Vídeo do filme 12 anos de escravidão e trabalho com grupos sobre imagens de pessoas que fazem  parte do contexto étnico na população brasileira.
Avaliação: relatórios do filme, discussão, apresentação de trabalhos em grupos sobre os desenhos de grupos étnicos.

 

“VIRADA INCLUSIVA” – 2017

A Dirigente Regional de Ensino parabeniza toda a Equipe escolar da E.E. Joaquim Moreira Bernardes pelo maravilhoso trabalho realizado na 8ª Virada Inclusiva.
Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.
                                                                                                                                                                                                                   Bertolt Brecht
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ESCOLA: EE. Prof. Joaquim Moreira Bernardes
Diretora: Eva Dias da Silva
Vice-Diretora: Maria da Penha de Jesus
Coordenadoras: Profª Eleksandra M. Belmonte e Profª Sueli L. de Sousa

Acesse aqui o Projeto VIRADA INCLUSIVA 2017

 

Outubro Rosa

Projeto realizado na Escola Estadual Professora Cynira Pires dos Santos sobre o Outubro Rosa, sob a responsabilidade da diretora Dulciene Laluce Rizzi Varela.

AcesseFolder de Biologia – Outubro Rosa

 

11º Desafio de Redação

 

A Dirigente Regional de Ensino parabeniza o aluno Mateus Bastos de Oliveira matriculado  no  3ºA  da  EE Luís dos Santos Metalúrgico vencedor da 11ª edição do Desafio de Redação do Diário do Grande ABC, onde o tema da redação foi “O lixo nosso de cada dia”. A premiação ocorreu no dia 23/11/2017 no Ginásio da Universidade de São Caetano do Sul, o aluno ganhou uma bolsa de estudos  integral e uma bicicleta.
Mateus sinto muito orgulho de você!

 

Situação de Aprendizagem

Videoaula da disciplina de matemática sobre como trabalhar áreas de figuras planas utilizando caderno do professor e aluno (Situação de Aprendizagem 5 – Vol. 2 – 8º ano)

 

SARESP – 2017

Projeto realizado na Escola Estadual Professor Alfredo Burkart. Os alunos das séries que não realizaram o Saresp, escreveram mensagens motivando os colegas que iam fazer a prova na escola.

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A História dos Números

 

Projeto realizado na escola Escola Estadual Professora Faustina Pinheiro Silva, com a participação da diretora Sonia Vieira dos Santos, da professora coordenadora geral Flavia Martins, da professora coordenadora da área de exatas Celina Demarchi, da professora coordenadora da área de ciências humanas Elizabete Vargas, da professora de matemática Marisa M. Mendes e da professora de história Cristiane Branco.

O público alvo da ação foram os alunos do ensino fundamental II, do 7º ano. 1º Bimestre. Como recurso didático, foi utilizada a leitura do livro “A história dos números”.

Vídeo : A História dos Números 

Vídeo: Os números Romanos

AcesseA História dos números

 

II Gincana de Matemática – Matematicando

Projeto realizado na Escola Estadual Professora Faustina Pinheiro Silva, com a participação da diretora Sonia Vieira dos Santos, da professora coordenadora geral Flavia Martins, da professora coordenadora da área de exatas Celina Demarchi e dos professores de matemática Marisa M. Mendes (7º e 8º anos) e Paulo Page (6º anos e 8ª série).

A gincana durou 2 aulas (140 minutos) para cada seguimento e teve como público alvo os alunos dos ensino fundamental II dos 6º, 7º e 8º anos, além da 8ª série. Como recurso didático, foram utilizados cartolina, EVA, dominós, caça palavras, tangran, além do uso da quadra da escola para a atividade.

AcesseII Gincana de Matemática

 

Pra que serve os ângulos?

Projeto realizado na escola Escola Estadual Professora Faustina Pinheiro Silva, com a participação da diretora Sonia Vieira dos Santos, da professora coordenadora geral Flavia Martins, da professora coordenadora da área de exatas Celina Demarchi, da professora coordenadora da área de ciências humanas Elizabete Vargas, da professora de matemática Marisa M. Mendes e da professora de história Cristiane Branco.

O público alvo da ação foram os alunos do 7º ano do ensino fundamental II. 2º bimestre. As seguintes habilidades foram desenvolvidas:

Matemática:

Compreender a ideia de medidas de ângulos(em graus), sabendo operar com eles e usar instrumentos geométricos (como transferidores) para construir e medir ângulos.

História:

Identificar os principais objetivos e caracteristicas do processo europeu de expansão e conquista a partir do século XV e XVI ( Instrumentos nauticos para expansão maritma )

AcessePra que serve os ângulos?

 

“Sala de Leitura”

Projeto realizado na Escola Estadual Doutor Francisco Emygdio Pereira Neto, sob a responsabilidade da professora Eliana, com os alunos dos 6º ano A e B. Uma parceiria entra a comunidade escolar com a “sala de leitura” que resultou em atividades diversificadas como forma de integração e inclusão, além da matéria de Geografia (A estrutura da terra). O resultado das atividades foram rodas de leitura, dança, teatro, capoeira, etc.

 

“A origem do Planeta Terra”

Projeto da disciplina de filosofia realizado na Escola Estadual Santa Olímpa sobre as origens do planeta Terra, sob o desenvolvimento da professora Monique Stefanny. Ao todo a atividade durou 10 aulas e os alunos foram avaliados no decorrer da atividade e pelo produto final. Participaram os alunos do ensino fundamental e médio.

Procedimentos:

1º passo: A Professora fez uma roda de conversa para observar o conhecimento prévio dos alunos sobre a origem do Planeta terra. Aula expositiva sobre “A origem do planeta terra” “Teoria Cristã e Teoria do Big Bang” (explosão e expansão do Universo). Leitura do texto “A estrutura da terra” (Crosta terrestre, Manto e Núcleo); agentes internos e externos que modificam o relevo. Leitura de imagem do planeta terra com atividade no caderno do aluno.
2º passo: Leitura dos textos “A estrutura da Terra”(Litosfera,Hidrosfera e atmosfera) “As esferas terrestre”. Atividade: Elaboração de desenhos esquemas das esferas. Exercícios do caderno do aluno e correção oral
3º passo: Exercício do caderno do aluno, recortes e colagens de imagens que representassem cada uma das esferas. Leitura de texto conceitual das formas do relevo. Leitura de Mapa Físico: América do sul destacando a Cordilheira dos Andes altitudes, a Serra do mar e o padrão das cores que indicam altitude.
4º passo: Desenharam as formas de relevo e confeccionaram maquetes com massinha de modelar as Formas do Relevo
5º passo: Leitura do texto conceitual da “Curva de Nível”. Após a leitura os alunos elaboraram um Esquema com valor altimétrico em folha de sulfite e, em papelão confeccionaram o perfil topográfico de cotas e cores.

 

“EMPATIA” – 2017

Projeto da disciplina de filosofia realizado na Escola Estadual Santa Olímpia no ano letivo de 2017.

1ª Etapa – Dinâmica da empatia:

Sem fulanizar as questões, o legado dessa dinâmica acaba sendo uma compreensão melhor sobre problemas que, se não são nossos, bem que poderiam sê- lo. Cada participante deve escrever em um pedaço de papel em branco, que receberá do condutor da dinâmica, alguma dificuldade que encontra no relacionamento interpessoal e que não gostaria de expor oralmente em qualquer ambiente semipúblico. Todos devem escrever de forma diferente, ou seja, com uma letra que não entregue a identidade do autor, bem como, claro, não se identificar no papel. Em seguida, o coordenador da dinâmica recolhe os papéis entregues e os misturam. Após um sorteio, os papéis são pegos pelos participantes da dinâmica, que assumem como seus, os problemas lá escritos. O problema é lido em voz alta e uma solução é proposta. A intenção não é fazer perguntas, nem debates. Feitas todas as leituras e sugestões de soluções, o coach deve propor questões ao grupo, tais como: “O outro compreendeu seu problema?”; “Como você se sentiu ao ver o problema descrito?”; “Você compreendeu o problema do outro?”; e “Como você se sentiu em relação ao grupo?”. Assim, todos têm a possibilidade de se colocar no lugar do outro, pois entender melhor seus comportamentos e sentimentos é essencial para desenvolver a empatia necessária para a convivência em grupo. Material: Caneta e folha sulfite.

2ª Etapa – Jogo da empatia:

Dividir a comitiva orientadora em dois – X E Y 2º dividir a sala em dois grupos – 1 e 2 A parte X fica com o grupo 1 (E SAI DA SALA) Profa. Monique Stefanny | Disciplina Filosofia | Ano Letivo 2017 A parte Y fica com o grupo 2 (FICA NA SALA) A parte X orienta a cada aluno do grupo 1 a entrar na sala e escolher um do grupo que ficou pra poder contar uma história, formando PARES. Eles terão 02 minutos para contar uma história. Enquanto isso, a parte Y orienta o grupo 2 a não deixar que o grupo 01 conte nada.

Fala de Orientação:

1ª Etapa:

O grupo 1 vai entrar na sala e tentar contar uma história pra vocês, mas vocês não podem deixar eles falarem, de jeito nenhum, façam perguntas, falem junto com eles, atendam o celular, interfiram, mudem de assunto, enfim, não deixem eles falarem. Os alunos entraram e começaram o falatório por 02 minutos. Acabou o tempo. A parte X tirou o grupo 02 da sala e os orientou dizendo que agora eles precisavam escolher uma história pra contar pro grupo 01 que ficou lá dentro.

2ª Etapa:

Agora são eles é que vão tentar contar uma história pra vocês! A diferença é que durante 02 minutos vocês irão fazer de tudo pra prestar atenção, mostrar-se interessado, e deixar o outro falar! Quando o grupo 02 entrou e começou a falar, observou que o grupo 01 prestava atenção em tudo o que diziam. Logo após esse início alguns já perceberam que os papéis haviam se invertido… Muitos relataram depois que sentiram vergonha, porque agora estavam sendo ouvidos enquanto, no outro momento, simplesmente ignoraram os colegas. O objetivo da dinâmica/jogo era mostrar como é importante que as pessoas se coloquem no lugar dos outros, que dêem atenção quando o outro falar, que participem, que mostrem interesse.

Após esses dois momentos de conversas, entregamos duas cartolinas, tesouras, colas, revistas, pincéis a cada um dos grupos pedindo para que eles relatassem como se sentiram enquanto contadores de história enquanto estavam representando seus papéis. OBS.: O trabalho será registrado ainda na atividade de Auto-avaliação, que também será entregue aos alunos na mesma data. Material: Cartolina, canetinha, tesoura, cola, revistas. Outra opção: Arquivo I.

3ª Etapa – Espalhando a empatia:

Trabalho realizado em toda a escola. Professor formará três comitivas, formadas por alunos, que terão como intuito espalhar a empatia com atividade seria de reflexão. Alunos aplicarão atividade em pátio/quadra e passarão no chão uma faixa. Pedirão para que os alunos se dividam em mesmo número cada um para um lado. Orientarão que eles receberão perguntas e se a resposta for afirmativa, eles dão um passo à frente, negativa, permanecem em seus lugares. Reflexão final após os questionamentos. Arquivo II. Profa. Monique Stefanny.

 

Projeto: Alta Performance – 2017

Projeto realizado na Escola Estadual Mizuho Abundância durante o ano de 2017 (primeiro e segundo semestre), em parceria entre a coordenação e o grêmio estudantil e sob a responsabilidade de Maria de Fátima dos Santos.

Ementa:
O projeto busca promover, suscitar, desenvolver nos educandos a corresponsabilidade nos estudos, foco nos propósitos de vida, concentração, trabalho em equipe e desenvolver a segurança e autoestima.

Objetivo:
Incentivar através de dinâmicas, vídeos e diálogos uma reflexão sobre atitudes, ações e reações sobre suas escolhas diárias e motivar um melhor desenvolvimento pessoal e acadêmico, além de desenvolver o protagonismo e uma aproximação ainda maior da coordenação e estudantes, propiciando uma relação de respeito, confiança e colaboração, bem como preparar o foco, concentração e corresponsabilidade para as avaliações internas e externas.

Públicos-alvos:
Alunos do Ensino Fundamental  – 8ªs séries A e B (9º anos) e Médio  3ºs A e B – manhã e noite

Avaliação:
Será avaliada a participação dos estudantes e dando um feedback logo após as dinâmicas, com reflexões sobre o desenvolvimento de cada encontro.   Conscientização do respeito às diferenças, o trabalho em equipe, da motivação através de avaliações orais e autoavaliação.

Conclusão:
Focando nas avaliações internas e externas para melhor desenvolvimento das habilidades em defasagem e ajudar a sanar as fragilidades encontradas em outros anos que foram, entre outras, falta de interesse e pouca concentração nas avaliações externas levando a escola permanecer com o IDESP baixo por 05 anos, sendo elevado apenas no ano passado através de projetos e com trabalho em equipe.

 

Radionovela: “A descoberta” – 2017

Projeto realizado na Escola Estadual Wallace Cockrane Simonsen. Autoria de Luis Fernando Veríssimo e adaptação da professora Roseli Tavares Escudero.

 

“Somos todos deficientes e especiais” – NOV/2017

Projeto realizado na Escola Estadual Laura Lopes.</strong