Boas Práticas
ENSINO REGULAR/PEI
EE João Batista Bernardes – Setembro/2019
Dia da Cidadania na “EE. João Batista Bernardes” evento realizado dia 21/09/2019 alunos e comunidade participaram do percurso de trânsito direcionado pela Polícia Militar Rodoviária.
No final os participantes receberam CNH com foto do motorista (fictícia), as infrações foram pontuadas com as penalidades previstas em lei. O foco foi a conscientização da educação no trânsito tornando mais seguro e humanizado.
CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO
EE Maria Osório Teixeira – Setembro/2019
As eletivas da “EE. Maria Osório Teixeira”
Projeto Reforço e Recuperação Intensivo
Professoras Rosangela Freire, Expedita, Simone, Francisca e Ideli.
EE Luis dos Santos Metalúrgico – Junho/2019
Sala de Leitura – MARÇO/2019
Exposição dos trabalhos realizados nas escolas Prof. Dr. José Fornari, Prof. João Batista Bernardes e sala de leitura da Wallace Cockrane Simonsen.
Sala de leitura realizando acolhimento dos novos alunos dos 6 anos . Fortalecendo o trabalho pedagógico com foco na aprendizagem.
EE João Firmino * Imagem autorizada*
Grupo de Estudos – DEZ/2018
Projeto interdisciplinar de matemática e português realizado na Escola Estadual Professora Cynira Pires dos Santos com os alunos do ensino fundamental e médio, sob a administração das professoras Megumi Oshiro e Cristiane K.L.V.Fagundes. A iniciativa surgiu após o questionamento de uma aluna sobre como deveria estudar e tem como objetivo a melhoria da aprendizagem através de grupos de estudos e recursos de tecnologia.
Acesse ⇒ Projeto grupo de estudo
Semana do “ERER” – DEZ/2018
Projeto realizado na Escola Estadual Professora Cynira Pires dos Santos:
“PARCERIA UFABC – CURSO DE ROBÓTICA 2018” – OUT/2018
A Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo parabeniza à todos os participantes do Curso Robótica Pedagógica 2018.
Mostra de Trabalhos de Robótica e Tecnologia Pedagógica 18 e 19 de Outubro 2018
Entrega de Certificados e Medalhas para todos os participantes
“MATEMÁTICA NA PRÁTICA”
Acesse ⇒ “Matemática na Prática” – Orientação Técnica
EE Mizuho Abundância
Projeto de vida: Sonho e responsabilidade, dons e talentos – Todos são capazes.
Coordenadora: Maria de Fátima dos Santos
O projeto objetiva orientar que a escola é um ambiente de colaboração, respeito e construção do conhecimento. Respeitar as diversidades e formar um indivíduo solidário e competente.
Através da pedagogia a presença, criar um ambiente de aproximação, confiança e amizade com a coordenação.
Entender que para ter se projeto de vida e alcançar seus objetivos precisa ter conhecimento, habilidade, motivação e atitude – CHAMA.
Acesse aqui o projeto na íntegra.
EE Robert Kennedy
Parabéns a talentosa Raquel Albino de Carvalho!!! Aluna vencedora do “Concurso para Mascote do Projeto Gestão Democrática da Educação”. Seu desenho foi escolhido para ilustrar a capa de um dos cadernos do Kit Escolar, o qual será distribuído aos alunos do Ensino Fundamental II pela SEE. Raquel, aluna da Unidade Escolar “Senador Robert Kennedy” do Programa Ensino Integral de excelência representou a sua arte de forma lúdica a importância da gestão compartilhada.
Professoras Envolvidas:
Adriana Steganha – Sala de Leitura
Erica Orefice – Arte
Patrícia Jinno – PCNP de Projetos Especiais
EE Rudge Ramos
Apresentação das Disciplinas Eletivas na E. E. Rudge Ramos: nossos professores arrasaram nos figurinos. Não sabemos quem se divertiu mais, se foram os alunos ou os professores…
Aluna Medalhista
A aluna Bianca Moura da EE Dr. Adail Luiz Miller com incentivo da Professora Adriana Milan é a mais nova Campeã Paulista na Paraolimpíada no atletismo, em Lançamento da pelota 1º lugar, e como se não bastasse em Arremesso de peso ficou em 2º lugar, e nos 100 m 3º lugar.
Orientação Técnica para Acolhimento e Planejamento 2018
O Núcleo Pedagógico acolheu os Professores Coordenadores, Diretores e Vices para Orientação Técnica referente a Acolhimento e Planejamento 2018.
ELETIVA DE LIBRAS
Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou ainda Língua de Sinais Brasileira (LSB), é a língua natural que os surdos do Brasil usam. Levando em consideração esses fatores, a Libras é definida como uma língua visual-motora, visual-espacial ou gestual-visual. Os usuários da Libras são surdos e não surdos (ouvintes). Esse ano na Escola EE Jean Piaget, os alunos estão tendo uma aproximação com essa Língua tão importante e fundamental para o processo de inclusão da comunidade surda da cidade de São Bernardo do Campo . A Eletiva tem como objetivo desenvolver o protagonismo e a cidadania na comunidade do Jardim Detroit onde a mesma está inserida. A Eletiva é conduzida pelas professoras Ana Maria Rosati e Vanessa Cristina.
E o tema da redação do ENEM 2017 foi “Desafio para a formação educacional dos surdos no Brasil e a Lei 10436 de 24/4/2002 que dispõe sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras foi tema de discussão em sala, na última sexta feira.
PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA
“VIRADA INCLUSIVA” – 2017
ESCOLA: EE. Prof. Joaquim Moreira Bernardes
Diretora: Eva Dias da Silva
Vice-Diretora: Maria da Penha de Jesus
Coordenadoras: Profª Eleksandra M. Belmonte e Profª Sueli L. de Sousa
Acesse aqui o Projeto VIRADA INCLUSIVA 2017
Outubro Rosa
Projeto realizado na Escola Estadual Professora Cynira Pires dos Santos sobre o Outubro Rosa, sob a responsabilidade da diretora Dulciene Laluce Rizzi Varela.
Acesse ⇒ Folder de Biologia – Outubro Rosa
11º Desafio de Redação
Situação de Aprendizagem
Videoaula da disciplina de matemática sobre como trabalhar áreas de figuras planas utilizando caderno do professor e aluno (Situação de Aprendizagem 5 – Vol. 2 – 8º ano)
SARESP – 2017
Projeto realizado na Escola Estadual Professor Alfredo Burkart. Os alunos das séries que não realizaram o Saresp, escreveram mensagens motivando os colegas que iam fazer a prova na escola.
Siga as atividades da escola pelo Facebook
A História dos Números
Projeto realizado na escola Escola Estadual Professora Faustina Pinheiro Silva, com a participação da diretora Sonia Vieira dos Santos, da professora coordenadora geral Flavia Martins, da professora coordenadora da área de exatas Celina Demarchi, da professora coordenadora da área de ciências humanas Elizabete Vargas, da professora de matemática Marisa M. Mendes e da professora de história Cristiane Branco.
O público alvo da ação foram os alunos do ensino fundamental II, do 7º ano. 1º Bimestre. Como recurso didático, foi utilizada a leitura do livro “A história dos números”.
Vídeo : A História dos Números
Vídeo: Os números Romanos
Acesse ⇒ A História dos números
II Gincana de Matemática – Matematicando
Projeto realizado na Escola Estadual Professora Faustina Pinheiro Silva, com a participação da diretora Sonia Vieira dos Santos, da professora coordenadora geral Flavia Martins, da professora coordenadora da área de exatas Celina Demarchi e dos professores de matemática Marisa M. Mendes (7º e 8º anos) e Paulo Page (6º anos e 8ª série).
A gincana durou 2 aulas (140 minutos) para cada seguimento e teve como público alvo os alunos dos ensino fundamental II dos 6º, 7º e 8º anos, além da 8ª série. Como recurso didático, foram utilizados cartolina, EVA, dominós, caça palavras, tangran, além do uso da quadra da escola para a atividade.
Acesse ⇒ II Gincana de Matemática
Pra que serve os ângulos?
Projeto realizado na escola Escola Estadual Professora Faustina Pinheiro Silva, com a participação da diretora Sonia Vieira dos Santos, da professora coordenadora geral Flavia Martins, da professora coordenadora da área de exatas Celina Demarchi, da professora coordenadora da área de ciências humanas Elizabete Vargas, da professora de matemática Marisa M. Mendes e da professora de história Cristiane Branco.
O público alvo da ação foram os alunos do 7º ano do ensino fundamental II. 2º bimestre. As seguintes habilidades foram desenvolvidas:
Matemática:
Compreender a ideia de medidas de ângulos(em graus), sabendo operar com eles e usar instrumentos geométricos (como transferidores) para construir e medir ângulos.
História:
Identificar os principais objetivos e caracteristicas do processo europeu de expansão e conquista a partir do século XV e XVI ( Instrumentos nauticos para expansão maritma )
Acesse ⇒ Pra que serve os ângulos?
“Sala de Leitura”
Projeto realizado na Escola Estadual Doutor Francisco Emygdio Pereira Neto, sob a responsabilidade da professora Eliana, com os alunos dos 6º ano A e B. Uma parceiria entra a comunidade escolar com a “sala de leitura” que resultou em atividades diversificadas como forma de integração e inclusão, além da matéria de Geografia (A estrutura da terra). O resultado das atividades foram rodas de leitura, dança, teatro, capoeira, etc.
“A origem do Planeta Terra”
Projeto da disciplina de filosofia realizado na Escola Estadual Santa Olímpa sobre as origens do planeta Terra, sob o desenvolvimento da professora Monique Stefanny. Ao todo a atividade durou 10 aulas e os alunos foram avaliados no decorrer da atividade e pelo produto final. Participaram os alunos do ensino fundamental e médio.
Procedimentos:
1º passo: A Professora fez uma roda de conversa para observar o conhecimento prévio dos alunos sobre a origem do Planeta terra. Aula expositiva sobre “A origem do planeta terra” “Teoria Cristã e Teoria do Big Bang” (explosão e expansão do Universo). Leitura do texto “A estrutura da terra” (Crosta terrestre, Manto e Núcleo); agentes internos e externos que modificam o relevo. Leitura de imagem do planeta terra com atividade no caderno do aluno.
2º passo: Leitura dos textos “A estrutura da Terra”(Litosfera,Hidrosfera e atmosfera) “As esferas terrestre”. Atividade: Elaboração de desenhos esquemas das esferas. Exercícios do caderno do aluno e correção oral
3º passo: Exercício do caderno do aluno, recortes e colagens de imagens que representassem cada uma das esferas. Leitura de texto conceitual das formas do relevo. Leitura de Mapa Físico: América do sul destacando a Cordilheira dos Andes altitudes, a Serra do mar e o padrão das cores que indicam altitude.
4º passo: Desenharam as formas de relevo e confeccionaram maquetes com massinha de modelar as Formas do Relevo
5º passo: Leitura do texto conceitual da “Curva de Nível”. Após a leitura os alunos elaboraram um Esquema com valor altimétrico em folha de sulfite e, em papelão confeccionaram o perfil topográfico de cotas e cores.
“EMPATIA” – 2017
Projeto da disciplina de filosofia realizado na Escola Estadual Santa Olímpia no ano letivo de 2017.
1ª Etapa – Dinâmica da empatia:
Sem fulanizar as questões, o legado dessa dinâmica acaba sendo uma compreensão melhor sobre problemas que, se não são nossos, bem que poderiam sê- lo. Cada participante deve escrever em um pedaço de papel em branco, que receberá do condutor da dinâmica, alguma dificuldade que encontra no relacionamento interpessoal e que não gostaria de expor oralmente em qualquer ambiente semipúblico. Todos devem escrever de forma diferente, ou seja, com uma letra que não entregue a identidade do autor, bem como, claro, não se identificar no papel. Em seguida, o coordenador da dinâmica recolhe os papéis entregues e os misturam. Após um sorteio, os papéis são pegos pelos participantes da dinâmica, que assumem como seus, os problemas lá escritos. O problema é lido em voz alta e uma solução é proposta. A intenção não é fazer perguntas, nem debates. Feitas todas as leituras e sugestões de soluções, o coach deve propor questões ao grupo, tais como: “O outro compreendeu seu problema?”; “Como você se sentiu ao ver o problema descrito?”; “Você compreendeu o problema do outro?”; e “Como você se sentiu em relação ao grupo?”. Assim, todos têm a possibilidade de se colocar no lugar do outro, pois entender melhor seus comportamentos e sentimentos é essencial para desenvolver a empatia necessária para a convivência em grupo. Material: Caneta e folha sulfite.
2ª Etapa – Jogo da empatia:
Dividir a comitiva orientadora em dois – X E Y 2º dividir a sala em dois grupos – 1 e 2 A parte X fica com o grupo 1 (E SAI DA SALA) Profa. Monique Stefanny | Disciplina Filosofia | Ano Letivo 2017 A parte Y fica com o grupo 2 (FICA NA SALA) A parte X orienta a cada aluno do grupo 1 a entrar na sala e escolher um do grupo que ficou pra poder contar uma história, formando PARES. Eles terão 02 minutos para contar uma história. Enquanto isso, a parte Y orienta o grupo 2 a não deixar que o grupo 01 conte nada.
Fala de Orientação:
1ª Etapa:
O grupo 1 vai entrar na sala e tentar contar uma história pra vocês, mas vocês não podem deixar eles falarem, de jeito nenhum, façam perguntas, falem junto com eles, atendam o celular, interfiram, mudem de assunto, enfim, não deixem eles falarem. Os alunos entraram e começaram o falatório por 02 minutos. Acabou o tempo. A parte X tirou o grupo 02 da sala e os orientou dizendo que agora eles precisavam escolher uma história pra contar pro grupo 01 que ficou lá dentro.
2ª Etapa:
Agora são eles é que vão tentar contar uma história pra vocês! A diferença é que durante 02 minutos vocês irão fazer de tudo pra prestar atenção, mostrar-se interessado, e deixar o outro falar! Quando o grupo 02 entrou e começou a falar, observou que o grupo 01 prestava atenção em tudo o que diziam. Logo após esse início alguns já perceberam que os papéis haviam se invertido… Muitos relataram depois que sentiram vergonha, porque agora estavam sendo ouvidos enquanto, no outro momento, simplesmente ignoraram os colegas. O objetivo da dinâmica/jogo era mostrar como é importante que as pessoas se coloquem no lugar dos outros, que dêem atenção quando o outro falar, que participem, que mostrem interesse.
Após esses dois momentos de conversas, entregamos duas cartolinas, tesouras, colas, revistas, pincéis a cada um dos grupos pedindo para que eles relatassem como se sentiram enquanto contadores de história enquanto estavam representando seus papéis. OBS.: O trabalho será registrado ainda na atividade de Auto-avaliação, que também será entregue aos alunos na mesma data. Material: Cartolina, canetinha, tesoura, cola, revistas. Outra opção: Arquivo I.
3ª Etapa – Espalhando a empatia:
Trabalho realizado em toda a escola. Professor formará três comitivas, formadas por alunos, que terão como intuito espalhar a empatia com atividade seria de reflexão. Alunos aplicarão atividade em pátio/quadra e passarão no chão uma faixa. Pedirão para que os alunos se dividam em mesmo número cada um para um lado. Orientarão que eles receberão perguntas e se a resposta for afirmativa, eles dão um passo à frente, negativa, permanecem em seus lugares. Reflexão final após os questionamentos. Arquivo II. Profa. Monique Stefanny.
Projeto: Alta Performance – 2017
Projeto realizado na Escola Estadual Mizuho Abundância durante o ano de 2017 (primeiro e segundo semestre), em parceria entre a coordenação e o grêmio estudantil e sob a responsabilidade de Maria de Fátima dos Santos.
Ementa:
O projeto busca promover, suscitar, desenvolver nos educandos a corresponsabilidade nos estudos, foco nos propósitos de vida, concentração, trabalho em equipe e desenvolver a segurança e autoestima.
Objetivo:
Incentivar através de dinâmicas, vídeos e diálogos uma reflexão sobre atitudes, ações e reações sobre suas escolhas diárias e motivar um melhor desenvolvimento pessoal e acadêmico, além de desenvolver o protagonismo e uma aproximação ainda maior da coordenação e estudantes, propiciando uma relação de respeito, confiança e colaboração, bem como preparar o foco, concentração e corresponsabilidade para as avaliações internas e externas.
Públicos-alvos:
Alunos do Ensino Fundamental – 8ªs séries A e B (9º anos) e Médio 3ºs A e B – manhã e noite
Avaliação:
Será avaliada a participação dos estudantes e dando um feedback logo após as dinâmicas, com reflexões sobre o desenvolvimento de cada encontro. Conscientização do respeito às diferenças, o trabalho em equipe, da motivação através de avaliações orais e autoavaliação.
Conclusão:
Focando nas avaliações internas e externas para melhor desenvolvimento das habilidades em defasagem e ajudar a sanar as fragilidades encontradas em outros anos que foram, entre outras, falta de interesse e pouca concentração nas avaliações externas levando a escola permanecer com o IDESP baixo por 05 anos, sendo elevado apenas no ano passado através de projetos e com trabalho em equipe.
Radionovela: “A descoberta” – 2017
Projeto realizado na Escola Estadual Wallace Cockrane Simonsen. Autoria de Luis Fernando Veríssimo e adaptação da professora Roseli Tavares Escudero.
“Somos todos deficientes e especiais” – NOV/2017
Projeto realizado na Escola Estadual Laura Lopes.</strong