REDE 292/2021

São Bernardo do Campo, 07 de dezembro de 2021.

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO
Assunto:  SARESP/2021 – REDE URGENTE – RETIRADA DAS PROVAS 
(Resp.: Sueli)

Amanhã, dia 08/12/2021, todos os Diretores deverão retirar as provas do SARESP, na Diretoria de Ensino, nos seguintes horários:

Entre 9h e 13h, as seguintes escolas (Ensino Regular)

 

01 20 de Agosto
 02 Alexandre Grigoli
03 Alfredo Burkart
04 Bonifácio de Carvalho
05 Brazília Tondi
06 Carlos Pezzollo
07 Célio Negrini
08 Euclydes Deslandes
09 Francisco Prestes Maia
10 Idalina Macedo Costa
11 Ismael da silva Junior
12 João Batista
13 João Firmino
14 João Ramalho
15 Joaquim Moreira
16 Jorge Rahme
17 José Fornari
18 José Jorge do Amaral
19 Maria Auxiliadora
20 Maria Cristina
21 Maria Iracema Munhoz
22 Maria Osório Teixeira
23 Maria Pires
24 Mário Franciscon
25 Maristela
26 Mathias Octávio
27 Maurício Antunes
28 Mauricio de Castro
29 Mizuho Abundância
30 Nail Franco Mello Boni
31 Nelson Monteiro
32 Neusa Figueiredo
33 Omar Donato Bassani
34 Pedra de Carvalho
35 Tito Lima
36 Vilma Anselmo
37 Walker da Costa
38 Wallace Cockrane
39 Yolanda Ascêncio
40 Yolanda Noronha

 

Entre 14 e 18 horas, as seguintes escolas (Programa de Ensino Integral – PEI)

01 Adail Luiz
02 Amadeu Olivério
03 Anésia Loureiro
04 Antonio Caputo
05 Antonio Nascimento
06 Ayrton Senna
07 Baeta Neves
08 Clarice de Magalhães
09 Clóvis de Lucca
10 Cynira Pires
11 Edgar Alves da Cunha
12 Faustina Pinheiro
13 Fausto Cardoso
14 Francisco Cristiano
15 Francisco Emydio
16 Jacob Casseb
17 Jean Piaget
18 Joana Motta
19 José Gonçalves
20 Julieta Vianna Simões
21 Lauro Gomes
22 Luis Metalúrgico
23 Luiza Collaço Queiroz
24 Marco Antonio Prudente
25 Maria da Conceição M Branco
26 Maria Luiza F Cícero
27 Maria Regina Demarchi
28 Maria Trujilo Torloni
29 Ministro Laudo Ferreira
30 Omar Daibert
31 Palmira Grassiotto
32 Robert Kennedy
33 Rudge Ramos
34 Santa Dalmolin
35 Santa Olímpia
36 Sergio Vieira de Mello
37 Tereza Delta
38 Vladimir Herzog
39 Yvone Frutuoso
  • Solicitamos que sigam os horários indicados, uma vez que esta atividade será realizada em conjunto com a equipe da VUNESP.
  • A entrega das provas será feita aos Diretores, nas caixas lacradas, que deverão ser abertas somente na escola. Ao chegar na escola com o material, os Diretores deverão realizar a conferência dos pacotes, de acordo com o número de turmas de 9ºs e 3ºs anos que possuem.
  • Lembramos a todos que os pacotes somente deverão ser abertos pelos aplicadores das respectivas turmas, no momento do início das provas e dentro das salas de aula.
  • Iniciaremos a entrega do material somente a partir das 9 horas.
  • A devolução das provas na Diretoria de Ensino será informada na sexta-feira, dia 10/12.

 

2- SARESP – Educação Especial:

Para proporcionar as acessibilidades necessárias para que todos os alunos inseridos no ensino regular realizem a avaliação do SARESP, a Secretaria Estadual de Educação concretiza sua opção em trabalhar pela Educação Inclusiva, bem como pela Educação Especial, no que se refere ao atendimento de estudantes elegíveis aos serviços da educação especial.

A Resolução SEDUC nº 116, de 8-11-2021, dispõe sobre o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e a aplicação dos instrumentos de avaliação externa em 2021.

As provas devem ser adaptadas de acordo com a necessidade educacional do estudante, respeitando-se as seguintes especificidades:

  1. Aluno com Deficiência Visual: as provas serão em Braille para os alunos cegos e provas ampliadas, com fonte Verdana, tamanho 24, para os alunos com visão subnormal. No caso de alunos cegos que não saibam Braille, deverá ser disponibilizado um ledor, de acordo com a legislação vigente;
  2. Aluno com Deficiência Auditiva: para estudante que apresenta única e exclusivamente a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como forma de comunicação, será necessário um professor especialista na área da deficiência auditiva ou o apoio do professor interlocutor para as instruções da realização da prova. Na correção da redação, levar em consideração o conteúdo apresentado pelo aluno surdo e não somente a forma; levar em consideração o aspecto semântico e não o aspecto sintático.
  3. Aluno com Deficiência Física: aos alunos que apresentam dificuldades motoras dos membros superiores, deverá ser providenciado um ledor e escriba.
  4. Aluno com Deficiência Intelectual: não há adaptação de acesso para a realização da prova. Deverão seguir o proposto para a sala em que está inserido. Na correção da prova deve ser considerada a deficiência do aluno.

Para a realização das provas, deverão ser observados:

  • Acréscimo de até 1h (uma hora) para estudantes elegíveis aos serviços da educação especial.
  • O professor aplicador, em atuação na turma que lhe for indicada, deverá:
  • Manter na sala, a partir do início da prova, a presença exclusiva dos alunos da turma avaliada, salvo nos casos de comprovada exigência da presença de pessoa(s) autorizada(s) para fornecer apoio específico a estudante elegível ao da educação especial.

 

Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo