REDE 209/2020

São Bernardo do Campo, 21 d e setembro de 2020

Assunto 1:  Autoavaliação Formativa – Preenchimento das Rubricas na SED (Resp.: Márcia Borges)
De acordo com o Boletim COPED nº 28 informamos que a Autoavaliação Formativa (Rubricas) é um instrumento importante, pois os estudantes terão a oportunidade de avaliarem seu processo de aprendizagem, avançando no desenvolvimento de seus Projetos de Vida. A colaboração dos Gestores das escolas e Professores(as) de Projeto de Vida é fundamental no incentivo e auxílio no preenchimento destas rubricas pelos estudantes. E, neste bimestre, os estudantes farão a Autoavaliação Formativa – Preenchimento das Rubricas, na Secretaria Escolar Digital (SED).

Nesta edição, além do preenchimento na SED, os estudantes devem selecionar apenas as rubricas referentes às duas competências socioemocionais que apontaram em seus Planos de Desenvolvimento Pessoal.
Nas aulas de Projeto de Vida foram disponibilizadas orientações para o preenchimento da Autoavaliação Formativa na Secretaria Escolar Digital (SED). Esta aula, foi transmitida pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) no dia 16 de setembro de 2020, para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Os estudantes poderão realizar o preenchimento das rubricas na Secretaria Escolar Digital (SED) no período de 16 a 23 de setembro de 2020.
Segue o Tutorial para a realização da Autoavaliação Formativa (Rubricas).

Assunto 5: Documento orientador – Recuperação e aprofundamento nos componentes além de Língua
Portuguesa e Matemática
(Resp.: Márcia Borges)
Com o intuito de apoiar os professores dos componentes curriculares além de Língua Portuguesa e Matemática dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, foi disponibilizado, neste link, o “Documento orientador – Recuperação e aprofundamento nos componentes além de Língua Portuguesa e Matemática”
O documento apresenta aos professores sugestões de como elaborar seus planos de aula de recuperação e aprofundamento das aprendizagens com seus estudantes. Para cada componente curricular, foi apresentado um exemplo de como pode ser feito o trabalho de recuperação e aprofundamento, a partir da identificação das habilidades essenciais e de suporte, e da apresentação de sugestões/exemplos de como realizar o trabalho pedagógico seguindo uma metodologia de aulas desenvolvidas em 3 principais etapas – ativação inicial, desenvolvimento e finalização. Porém, cada professor irá realizar o trabalho considerando as diferentes habilidades essenciais a serem trabalhadas ao longo do 2º semestre deste ano, podendo usar da mesma lógica dos exemplos apresentados para favorecer a aprendizagem dos estudantes.