REDE 296/2018

REDE 296/2018

São Bernardo do Campo, 1º de novembro de 2018.

 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO
Assunto: SARESP/2018 – Orientações Iniciais para as escolas
Senhores Diretores e demais membros das escolas estaduais de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, estamos iniciando os preparativos para mais uma edição do SARESP. Dada a importância desta avaliação, solicitamos que todas as equipes escolares atentem para as orientações iniciais que elencamos a seguir e que se constituem tarefas urgentes das escolas:

  1. Como primeira tarefa, cada Diretor deverá acessar o “Portal do Colaborador”, no site da VUNESP e conferir seu cadastro nesta instituição. Caso tenham esquecido a senha, devem solicitar uma nova. A maioria dos Diretores já está cadastrada por conta dos anos anteriores. Os que já possuem cadastro já foram indicados no sistema pela Diretoria de Ensino. Por enquanto, os Diretores devem regularizar seu cadastro na VUNESP, mas pedimos que aguardem a reunião inicial na D. E. para somente depois realizarem as indicações de professores aplicadores. Dessa forma, evitaremos erros e perda de tempo nas atividades.

 

  1. Da mesma forma que os Diretores, solicitamos que peçam aos professores que serão indicados como aplicadores do SARESP/2018 para fazerem ou atualizarem seus cadastros no Portal do Colaborador, da VUNESP, com urgência, para que possam ser alocados no sistema da VUNESP. O link para este cadastro é: https://colaborador.vunesp.com.br/

Somente os professores cadastrados poderão ser indicados pelos Diretores da escola para serem aplicadores das provas do SARESP. Pedimos que orientem os professores sobre a importância de conferirem os dados bancários no momento do cadastro ou da atualização deste, pois dados incorretos acarretarão falhas nos pagamentos da ajuda de custo para o transporte dos aplicadores. A maioria dos professores já está cadastrada. Os novos professores ou aqueles que nunca participaram do SARESP devem fazer o cadastro inicial, clicando no final do quadro de login em “Cadastre-se conosco”.   Este cadastro é urgente e deve ser feito até dia 05/11. Segue o print da página para o cadastro ou atualização: https://colaborador.vunesp.com.br/QueroSerColab.aspx

 

 

 

  1. Após o cadastro dos Professores, o Diretor deverá acessar o SIS da VUNESP e, com o CPF dos professores aplicadores em mãos, realizar a indicação dos aplicadores de sua escola que irão trabalhar na escola parceira. Solicitamos que esta tarefa seja feita após a reunião do dia 08/11.

 

  1. 1ª reunião de Diretores para o SARESP/2018:
    Todos os Diretores estão convocados para reunião em 08/11 às 9 horas, no auditório das Diretoria de Ensino, para orientações sobre os procedimentos do SARESP nesta fase inicial e distribuição do material de treinamento.

 

  1. Logística:
    Na reunião do dia 8/11, distribuiremos os Planos de Aplicação em branco, que deverão ser preenchidos pelos Diretores com os nomes dos professores aplicadores que virão da escola parceira no SARESP. Lembramos que cada Diretor é o responsável pelo preenchimento e entrega na DE do Plano de Aplicação de sua escola. Portanto, para que possam preencher esse Plano de Aplicação, cada Diretor deve entrar em contato com a escola parceira e solicitar os nomes dos professores que virão aplicar o SARESP na sua escola. Esses Planos de Aplicação deverão ser entregues no Protocolo da Diretoria de Ensino até dia 13 de novembro, impreterivelmente. Lembramos que teremos feriado estendido neste mês, sendo urgente, portanto, o atendimento dos prazos. Para adiantar os trabalhos de logística, orientamos que cada escola já entre em contato com a escola parceira e solicite, por e-mail, os nomes dos professores aplicadores.

 

  1. Questionários do SARESP:
    Solicitamos às Equipes Gestoras especial atenção quanto à necessidade de divulgação dos procedimentos para preenchimento dos questionários do SARESP, que devem ser respondidos pelos pais e alunos por meio da SED.  Informamos que é de responsabilidade das equipes gestoras das escolas a divulgação do questionário para a comunidade escolar. Todos os Diretores, Vice-diretores e Professores Coordenadores devem assistir a Videoconferência com as orientações e auxiliar os alunos e pais nas dúvidas quanto aos procedimentos para que respondam aos questionários. Informamos que a SEE está monitorando a participação das escolas e solicitando empenho nesta atividade, dada sua importância.

Link da videoconferência:  https://drive.google.com/file/d/11DhuKRvW_j1K1QukJz4A2-pg_22cPQjp/view
Anexo, segue a apresentação utilizada na VC,   Quest_SARESP.ppt
Lembrando que o questionário já pode ser preenchido e estará disponível até 28/11.

  1. Solicitamos aos Diretores de Escola que assistam a videoconferência do dia 05 de Novembro de 2018 (Segunda–Feira), no horário das 14h às 17h30 pelo link abaixo: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/aovivo2

Posteriormente a Videoconferência ficará disponível na “videoteca” no site da Rede do Saber.
O objetivo desta VC é articular as dimensões técnico-operacionais do SARESP/2018.

 

 

MERENDA ESCOLAR
Assunto: Receita destinada à ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (Resp. Eliana)
Visto a necessidade de tornar alguns produtos mais atrativos nas preparações do CARDÁPIO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, o DAAA realizou um teste de uma receita TORTA QUIRCHE e disponibilizou para que os responsáveis pela merenda das escolas assim como as preparadoras se disponham a ofertar a preparação nos cardápios.
É uma receita extremamente saborosa, com produtos disponíveis nos estoques e que irá melhorar a aceitabilidade dos comensais. Contamos com o empenho de todas as unidades escolares na elaboração da receita, para os cardápios REGULAR, INTEGRAL, REGULAR SEM CONGELADO, INTEGRAL SEM CONGELADO, COZINHEIROS DA EDUCAÇÃO REGULAR, COZINHEIROS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E INDÍGENA. Enviem fotos e relatos para que possamos participar junto com vocês da aceitabilidade de nossas preparações.  Na ausência de algum ingrediente, é permitido o remanejamento de produtos entre as escolas.
Durante a elaboração da receita mencionada, notamos que ao ferventar o tempero alho e cebola por 5 minutos, o sensorial do produto é de melhor palatabilidade, o que torna as preparações mais atrativas. Recomendamos que ao utilizar o tempero como ingrediente das receitas e preparações em geral (arroz, feijão, cárneos, molhos, etc.), esta técnica seja aplicada.

 

 

VANDERLETE Mª LOZANO CHIUFFA CORRERA
Dirigente Regional de Ensino 
Diretoria de Ensino da Região
de São Bernardo do Campo