REDE 277/2017

São Bernardo do Campo, 16 de outubro de 2017.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Videoconferência: Projeto Mediação e Linguagem (Resp.: PCNP’s Cristiane Nunes e Márcia Battistini)
Solicitamos aos Senhores Diretores de Escola, informar aos professores da Sala de Leitura, que estão convidados a participarem da videoconferência com a “IV Mostra do Projeto Mediação e Linguagem”, conforme segue:

Local: Diretoria de Ensino Região São Bernardo do Campo – Rede do Saber
Dia 17/10/2017: vídeo e animação, das 9h às 12h30
Dia 18/10/2017: – radionovela, das 9h às 12h30.

O objetivo da videoconferência é mostrar os trabalhos realizados por alunos e professores a partir das orientações sobre a transposição da linguagem literária para a linguagem da animação ou do cinema, a partir da leitura de obras literárias.

Informamos ainda, que no dia 18/10/2017, a Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo se apresentará a Radionovela: “A descoberta” da EE “Wallace Cockrane Simonsen” e contamos com a presença da Profª Roseli Tavares Escudero e dos alunos participantes do trabalho.

 

Assunto 2: Abertura de inscrições para novas turmas no Centro de Estudos de Línguas – C.E.L. – 1º Semestre 2018. (Resp.: Karina)
Solicitamos à equipe gestora ampla divulgação sobre a abertura das inscrições para novas turmas do CEL. Segue anexo abaixo a divulgação dos cursos para que possam imprimir e anexar o folheto no entorno da comunidade escolar.

Os dois Centros de Estudos de Línguas da Secretaria de Estado da Educação oferecem cursos gratuitos de idiomas para estudantes da Rede Estadual.

Início das inscrições: 18 de outubro (quarta-feira)
Locais:

EE 20 de Agosto (São Bernardo do Campo).
Idiomas: Alemão, Espanhol e Inglês
Avenida Kennedy, 919. Bairro: Anchieta – Telefone: 2356-4003/4330-4280

EE Dona Idalina Macedo Costa Sodré ( São Caetano do Sul).
Idiomas: Alemão, Espanhol, Japonês, Inglês e Francês
Rua: Conselheiro Lafaiete, 619. Bairro: Barcelona – Telefone: 4229-4112

NÚCLEO DE FREQUÊNCIA E PAGAMENTO
Assunto: Digitação do BFE – setembro / 2017 (Resp.: Mary)
Informamos às unidades escolares que o BFE estará disponível para efetuar acertos até às 17hs de amanhã, dia 17/10/2017, pedimos atenção especial às licenças saúde que saírem publicadas para que a digitação fique correta e não cause danos financeiros aos interessados.

 

 

MERENDA
Assunto: Orientações sobre a merenda escolar (Resp.: Eliana)
Após o DAAA ter ministrado as Capacitações para as preparadoras da Alimentação escolar, sobre Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos, verificou-se a necessidade do reenvio dos anexos abaixo. Solicitamos que os responsáveis da merenda imprimam, leiam e deixem disponível para as merendeiras:

1-      Manual de Boas Práticas – deve disponibiliza-lo na cozinha, para que eventuais dúvidas das preparadoras sejam sanadas e apresentado aos órgãos de inspeção (caso seja solicitado); 1-Manual Boas Praticas – 2010

2-      Comunicado 23/16 – as escolas devem disponibilizar, na cozinha, sacos específicos para colher amostras; 2– Comunicado nº 023 2016 – Orientação sobre coleta de amostras ( sem terceirização)

3-      Folheto higienização Mãos – A escola deve afixar na parede da cozinha, junto a pia destinada a este fim.  A escola deve disponibilizar sabonete e papel toalha; 3-Folheto Higienização das mãos

4-      Folheto higienização de frutas, verduras e legumes – A escola deve afixar na parede da cozinha, junto a pia destinada a este fim. A escola também deve providenciar o produto específico para a realização da higienização (cloro para higienização de alimentos);
4-higienização FLV

5-      Tabela Per capita – A escola deve disponibiliza-la na cozinha, para que as preparadoras possam consultar;
5-PER CAPITA 2017 + medidas caseiras

6-      Comunicado – descarte de utensílios – deve ser enviado às escolas para a informação da Direção.6-Comunicado CISE 02-16-DESCARTE DE UTENSILIOS

Obs.: As preparadoras devem deixar uma cópia do certificado de capacitação – Boas Práticas na Manipulação dos alimentos, na cozinha, junto com cópias dos certificados de Limpeza caixa d’água e desratização/desinsetização, para apresentação aos órgãos de inspeção (caso necessário).

Os materiais como: Sacos para colheita de amostras, hipoclorito para higienizar alimentos, Luvas descartáveis e toucas descartáveis estão disponíveis na Rede de Suprimentos.

 

 

VANDERLETE MARIA LOZANO CHIUFFA CORRERA
Diretoria de Ensino da Região
de São Bernardo do Campo
Dirigente Regional de Ensino