São Bernardo do Campo, 04 de novembro de 2021.
NÚCLEO DE FREQUÊNCIA E PAGAMENTO
Assunto: Cronograma para Digitação Pagamento – NOVEMBRO/2021 (Resp.: Ionara)
Encaminhamos, anexo a este, CRONOGRAMA NOVEMBRO 2021 – NOVEMBRO/2021.
Com a finalidade de prevenir eventuais bloqueios e inconsistências, solicitamos empenho no acompanhamento da digitação do BFE pelas Unidades Escolares e, havendo dúvidas ou problemas na digitação, deverá ser comunicado a este Centro de Frequência e Pagamento, em tempo hábil para análise e solução.
A digitação da frequência de outubro de 2021 estará disponível: de 01 a 09/11/2021 com retificação até 16/11/2021.
Informamos que o cronograma está disposto em ORDEM CRONOLÓGICA (por data do evento).
Favor atentar aos “eventos”.
Alteração de Jornada/TSE Jornada:
Salientamos que as fases corrigidas ou alteradas dentro do cronograma, terá arquivo de lauda gerado para publicação em DOE conforme mencionado neste item.
As planilhas de Alteração de Jornada (vigência diferente do cronograma) e/ou Tornando sem efeito enviadas até a data do fechamento do cronograma às 17:00 horas, serão publicadas na data informada no cronograma.
Solicitamos a conferência com rigor das jornadas, tendo em vista a Atribuição Antecipada dos docentes para o Processo de Atribuição de Aulas 2022.
Abaixo listamos as Alterações de Jornada publicadas até a presente data. Caso seja necessário correções, enviar no e-mail desbcnfp@educacao.sp.gov.br junto com a planilha, até a data mencionada no cronograma.
Datas de Publicações de Alterações de Jornada de 2021:
1) DOE: 20/01/2021 | 6) DOE: 10/04/2021 | 11) DOE: 21/08/2021 |
2) DOE: 05/02/2021 | 7) DOE: 21/04/2021 | 12) DOE: 28/09/2021 |
3) DOE: 27/02/2021 | 8) DOE: 19/05/2021 | 13) DOE: 19/10/2021 |
4) DOE: 13/03/2021 | 9) DOE: 19/06/2021 | – |
5) DOE: 07/04/2021 | 10) DOE: 22/07/2021 | – |
Enfatizamos a importância da conferência para que haja correção em tempo hábil antes do envio da planilha, pois os mesmos serão apenas anotados e publicados. Os casos mencionados deverão ser enviados impreterivelmente por e-mail na data estipulada em cronograma.
Solicitamos que consultem diariamente a opção 2.5. do PAEC e verifiquem as pendências de digitação do BFE.
Importante atentar-se ao PV que está ativo no BFE/PAPC (CONV).
Lembrando que a ausência da digitação da frequência e a digitação em PV divergente, ocasiona o bloqueio de pagamento.
Contamos com a colaboração de todos.
NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: 4º Encontro PEI – Diretrizes do Programa (Resp.: Sup. Ester, Goreth, Dir. do Núcleo Márcia Borges, PCNPs Isabela e Sandra Leopoldina)
A Dirigente Regional de Ensino convoca os Diretores de Escola e um convidado (Vice ou PCG) das unidades escolares PEI, que aderiram ao programa no ano de 2021, e os Diretores das Escolas que serão PEI no ano de 2022, juntamente com um convidado, para o 4º Encontro sobre Nivelamento e clube Juvenil, de forma presencial, na Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo.
Dia: 08/11/2021
Horário:14h
Local: Auditório da Diretoria de Ensino de S.B.C.
Assunto 2: Ilum Escola de Ciência – Inscrição para o curso de Bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação. (Resp.: PCNPs Marco e Claudia)
Solicitamos que seja amplamente divulgada, aos estudantes do Ensino Médio, a abertura das inscrições para o curso de Bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação da Ilum Escola de Ciência, que selecionará 40 ingressantes para o Bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo 50% destas vagas reservadas para estudantes de escolas públicas.
O curso será gratuito para o aluno e a seleção de vagas será feita com base no resultado do ENEM, em uma carta de intenção escrita pelo candidato e, por fim, entrevista.
Prazo para inscrição: até 15/12/2021
Critérios de pré-seleção: informações a serem fornecidas pelos candidatos e avaliadas por uma Comissão de Avaliação:
- Nota do ENEM (Nº de Inscrição e Ano da Inscrição);
- Manifestação de Interesse (preenchida no Formulário Eletrônico
Para mais informações, acesse a página do Ilum Escola de Ciência. https://pages.cnpem.br/ilum/?fbclid=IwAR3RELcLZ0lh_iqQUpa1XHOQZx8Krgc0c9I3TnnsAUZO5GIhO1-fFUAW0j0
Assunto 3: 6º Diálogo do Programa de Alfabetização Ambiental (Resp.: PCNPs Claudia, Daniel e Marco)
Solicitamos a participação no 6º Diálogo do Programa de Alfabetização Ambiental sobre Biodiversidade, prevista para o dia 09 de novembro, que será transmitida das 13h às 14h, no Canal Desenvolvimento Profissional 2 (CMSP).
Público-alvo: Professores Coordenadores, Diretores, Professores e Vice-Diretores das unidades escolares.
Assunto 4: TUTORIA – 1ª EDIÇÃO/2021 – INSCRIÇÕES ABERTAS! (Resp.: PCNPs Isabela e Sandra Leopoldina)
Estão abertas as inscrições para mais uma ação da Trilha PEI: o curso Tutoria – 1ª Edição/2021. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 7 de novembro de 2021. As atividades estarão disponíveis no AVA-EFAPE no período de 10 de novembro a 13 de dezembro de 2021.
Acesse o site do Programa Ensino Integral https://efape.educacao.sp.gov.br/ensinointegral/ para maiores informações.
Passo a passo para realizar a sua inscrição
- Acesse o site da EFAPE https://efape.educacao.sp.gov.br e clique no canal “Cursos e Formações”;
- No combo “Tipos de Ações de Formação”, selecione as opções “On-line” e “Inscrições abertas: curso não iniciado”;
- Ao ser direcionado para a página do curso, selecione o formulário de inscrição de acordo com o seu perfil profissional: SEDUC e SME;
- Nos campos “Usuário” e “Senha”, utilize o seu CPF (com 11 dígitos, sem pontos ou hífen), ou senha pessoal já utilizada anteriormente.
Assunto 5: Orientações sobre os Relatórios Finais Anuais das Turmas de Atividades Curriculares Desportivas (Resp.: Mário Machado)
Alertamos as equipes gestoras que, para cumprir o que determina a Resolução SE 4, de 15-01-2016, e com vistas à realização do próximo processo de atribuição de aulas, inclusive de ACD, apresentamos aos Diretores e Professores de Educação Física o modelo virtual de “Relatório Final 2021 sobre turmas de Atividades Curriculares Desportivas – ACD”, para apreciação e preenchimento. A seguir, apontamos os prazos para as providências cabíveis:
- 03 e 04/11/2021: disponibilização do Quadro Resumo das turmas de ACD – para que as unidades escolares possam coletar as turmas para 2022. Lembramos que serão replicadas as mesmas quantidades deste ano letivo. (Já realizado)
- Até 15/11/2021: os professores devem preencher e entregar os relatórios para a direção da escola, acompanhados de listas atualizadas de cada turma, expedidas pela SED (solicitar à Secretaria da própria escola), contendo apontamentos que indiquem quais os alunos que permanecerão na turma, caso ela seja mantida para o ano de 2022 (para efeito de matrícula na turma a ser coletada).
- De 16 a 19/11/2021: o Conselho de Escola se reúne para analisar os relatórios e manifestar-se, em ata, sobre a manutenção ou interrupção de cada turma, inclusive turmas existentes que eventualmente não possuam relatório. (As reuniões podem ser gravadas e inseridas no relatório virtual acima ou mesmo ser transcritas e salvas como .pdf). No caso da escola migrando para PEI, a orientação é seguir todos os trâmites e na Ata do Conselho indicar o encerramento das turmas para o ano letivo de 2022.
- Até 30/11/2021: Prazo final para envio das respostas dos relatórios das ACD (um por turma) e a cópia da ATA do Conselho de Escola através do link disponibilizado abaixo. Após esta data o link será bloqueado para recebimento de respostas.
Segue modelo do relatório para consulta (fazer o download do arquivo)
Link para envio dos relatórios +ATA + Listas: https://forms.gle/UNdQ5R3rqAv6HnkX8
Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo