REDE 260/2020

São Bernardo do Campo, 23 de novembro de 2020  

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: ATPC Semanal – 24 a 26/11 (Resp.: Márcia Borges)
Para esta semana, conforme calendário da EFAPE, serão 02 (duas) ATPCs da DE, ambas de tema geral, que serão disponibilizadas a partir das 08h30min do dia 24/11, terça-feira, nos seguintes links:

ERER-roda de conversa: https://youtu.be/3CjXnPMvUsU

A Linguagem do Samba: https://youtu.be/CQPPbaBCGRs

O link para avaliação e presença estará disponível na descrição dos vídeos, uma para cada tema, portanto, o professor deverá responder um ou dois links de avaliação/presença, conforme sua jornada de trabalho.

 

 

Assunto 2: Inscrições para 4ª edição do STEM TechCamp Brasil 2021 (Resp.: PCNP Ana Paula, Elisângela, Isabela e Silmara)
Com o objetivo de orientar as unidades escolares, informamos que está aberto o processo seletivo para a 4ª edição do programa STEM TechCamp Brasil 2021. O programa é uma iniciativa da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), apoio da Poli-USP e Consed e tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEAM nas redes públicas de educação básica do Brasil. A 4ª edição do STEAM TechCamp BRASIL 2021 terá a duração de 12 meses, de janeiro a dezembro de 2021, e é voltada à participação de gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores de escolas públicas de redes estaduais e de institutos federais.
As inscrições vão até 04 de dezembro e deverão ser realizadas no site

 

 

Assunto 3: Cartilha para as famílias e documento orientador para as escolas (Resp.: PCNP Renata)
Com o objetivo de orientar as unidades escolares, o Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD), por meio do seu Centro de Inclusão Educacional (CINC), divulga dois documentos digitais voltados para o atendimento escolar dos estudantes migrantes internacionais (imigrantes e refugiados) na rede estadual de ensino.

O documento orientador é “Estudantes migrantes internacionais: orientações para a garantia da oferta de atendimento na educação básica e educação de jovens e adultos” e a cartilha é “Bem-vindo à escola: orientações para o ingresso de crianças, jovens e adultos migrantes internacionais na rede de ensino público do Estado de São Paulo”, voltado para os servidores das áreas pedagógica e administrativa das Unidades Escolares.

Em uma parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a cartilha foi traduzida para os idiomas mais falados entre os estudantes migrantes internacionais na rede de ensino paulista, sendo eles Creole, Espanhol, Francês e Inglês. Para acessar a cartilha no idioma de interesse, clique nos links:

 

 

Assunto 4: “Práticas pedagógicas e metodologias de ensino das modalidades de ensino e atendimento especializado (volume 1)” – Prorrogação de prazo (Resp.: PCNP Cristhiane Penachio)
Com o objetivo de orientar as unidades escolares, o Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD), por meio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), do Centro de Inclusão Educacional (CINC) e do Centro de Apoio Pedagógico (CAPE), comunica a todas  Unidades Escolares da rede estadual a prorrogação do prazo para o dia 20/12/2020 para o envio dos artigos para a publicação virtual do documento “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO DAS MODALIDADES DE ENSINO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO (Volume 1)” – ver chamada pública que consta no Boletim COPED Nº 32 – Informação n° 3.

Obs.: Os artigos deverão ser enviados para a o e-mail desbc@educacao.sp.gov.br até o dia 15/12/2020

 

 

Assunto 5: Formulário de avaliação do Fórum Taxonomia de Bloom (PCNP Marli Paixão)
Conforme estabelecido em Fórum sobre Taxonomia de Bloom, realizado dia 19/11/2020, segue o formulário para preenchimento até 27/11/2020, impreterivelmente.
Clique aqui  

 

 

NÚCLEO DE ADMINISTRAÇÃO FINANÇAS E INFRAESTRUTURA
Assunto: Consulta de Contas Bloqueadas do PDDE Pta (Resp.: Viviane)
Diante do Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria /COFI 2020 – Nº 204 – Consulta De Contas Bloqueadas Do PDDE Pta foram identificados que algumas APM’s estão apresentando dificuldades de movimentar suas contas bancárias vinculadas ao PDDE Paulista, pois suas agências não acatam a Resolução Seduc-55, de 23/06/2020, que dispõe sobre a prorrogação da composição da Diretoria Executiva da Associação de Pais e Mestres.
 Com objetivo de reunir essas situações e auxiliar na solução dos problemas, solicitamos que acessem o link: PDDE Paulista – Situações com BB e preencham os campos lá elencados.
Pedimos que essas informações sejam preenchidas até as 18hs da data de 24/11/2020.
Para acessar o link, vocês devem logar com o e-mail: @servidor (no caso de Diretoria de Ensino) ou @professor (no caso de Escola). 

  

 

Diretoria de Ensino – Região  
São Bernardo do Campo