REDE 250/2020

São Bernardo do Campo, 11 d e novembro de 2020  

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Esclarecimentos sobre Solicitações adicionais de entregas do Aprender Sempre Volume 3 (Resp.: Mário Machado)
Esclarecendo às equipes gestoras referente às solicitações dos fascículos do material Aprender Sempre – volume 3 – que, de acordo com o Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/COPED 2020 – nº 182 (9/11/20) – complementando as informações do Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/COPED 2020 – nº 132 (link), orientamos com o intuito de esclarecer às unidades escolares sobre solicitações de entregas de cadernos do aluno e do professor Aprender Sempre – Volume 3.

Primeiramente, destacamos que há duas principais categorias de dificuldades que estão sendo relatadas para a SEDUC em relação às entregas dos materiais impressos:

  1. Divergências entre quantitativos de materiais entregues e materiais previstos na guia de remessa: nas situações em que houver diferença entre o quantitativo de materiais recebidos pela unidade escolar ou Diretoria de Ensino e o registrado na guia de remessa conferido durante o ato da entrega, a situação deverá ser reportada para o e-mail programa.spfe@educacao.sp.gov.br, com a Guia de Remessa e os apontamentos feitos sobre a divergência. Nesses casos, a contratada será notificada para resolver os problemas identificados e entrará em contato com a escola para confirmação das faltas apontadas.
  2. Pedidos de complementação de entregas:  a ordem de fornecimento foi realizada com base nas matrículas informadas pelas escolas em agosto de 2020. É possível que em alguns locais possa ter ocorrido alteração do número de alunos para mais ou para menos. Em situações em que os quantitativos de materiais entregues estão de acordo com o previsto na Guia de Remessa, não será possível realizar a complementação de entregas, pois os mesmos não chegariam em tempo de serem utilizados de forma efetiva até o término do ano letivo. Nesses casos, em que a quantidade de materiais impressos é inferior ao necessário para atender aos estudantes e professores da escola – por exemplo, caso tenha havido aumento no número de matrículas ao longo do ano – a primeira ação a ser realizada pelas Diretorias de Ensino é realizar o remanejamento entre escolas (conforme orientação da Rede nº 231- assunto 1)(link), identificando sobras e transferindo-as para as escolas que não tiverem o quantitativo suficiente para atender a todos os estudantes e professores. Caso mesmo após o remanejamento nem todas as escolas consigam atender à sua demanda, podem utilizar os recursos do PDDE Paulista para a impressão dos materiais para a complementação. 

O fornecedor está entrando em contato com as escolas para confirmar em quais casos houve falta com relação ao que havia sido solicitado (Categoria 1 – quando há divergências entre quantitativos de materiais entregues e materiais previstos na Guia de Remessa).

 

Diretoria de Ensino – Região  
São Bernardo do Campo