REDE 246/2017

São Bernardo do Campo, 13 de setembro de 2017.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Palestra do Projeto “Física para Todos” (Resp: PCNP Carmem)
Solicitamos aos Srs Diretores de Escola informarem os professores que no dia 07 de outubro (sábado), das 10h30 às 12h00, o Prof. Dr. Marcelo Munhoz, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP), apresentará palestra do projeto “Física para Todos”, com o tema “O Maior Experimento do Mundo para Medir as Menores Coisas que Existem”. O evento será gratuito e ocorrerá no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, localizado na Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo/SP, próximo às estações República e Anhangabaú do Metrô.

Confira o resumo da palestra: Em 2008, com o acelerador de partículas LHC (Grande Colisor de Hádrons) do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), inicia-se uma empreitada fantástica que envolve dezenas de países e milhares de cientistas, engenheiros e técnicos de todo o planeta, unidos por um objetivo comum: compreender melhor o mundo em que vivemos. Afinal, o que é o LHC? O que é um colisor e o que são hádrons? Quais perguntas fundamentais sobre o nosso universo merecem atenção de tantos cientistas e o investimento de tantos países? Venha saber mais!

As inscrições podem ser realizadas no Portal da USP: https://portal.if.usp.br/extensao/?q=node/348.
Notificamos que a participação é por adesão e de responsabilidade dos interessados.

 

 

 

Assunto 2: Concurso Wizo de Pintura e desenho 2017 – Brasil – Israel: Terras Imigrantes (Resp: PCNP Carmem)
Solicitamos aos Diretores de Escola informarem os professores sobre o Concurso Wizo de Pintura e Desenho 2017 – Brasil – Israel: Terras de Imigrantes.
A Organização Feminina WIZO de São Paulo e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo comunicam o lançamento do 29º Concurso WIZO de Pintura e Desenho para alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA da Rede Pública Estadual. O Concurso anual WIZO tem como objetivo incentivar a produção artística dos alunos na escola pública paulista; fazer do desenho e da pintura canais de comunicação e expressão singulares; desenvolver a apreciação artística, estética e simbólica na produção de Arte; destacar as singularidades e a diversidade existentes nas culturas brasileira e israelense e divulgar essas produções junto às instituições culturais judaicas. Para tanto, anualmente, é elaborada uma apostila informativa sobre o tema que, em 2017 é: Brasil/Israel: Terras de Imigrantes. Ela oferece informações e subsídios teóricos acerca do tema e colabora para a ampliação dos conhecimentos referentes à história e cultura dos dois países, fortalecendo a formação cultural, social e intelectual de todos os envolvidos, assegurando o exercício da reflexão crítica, no intento de despertar o interesse pela pesquisa como forma de interação com o mundo.
Considerando a importância das orientações sobre a apresentação, o modo de identificação, data e local de entrega dos trabalhos, ratificamos que eles deverão ser entregues à Coordenação Pedagógica da escola, que, por sua vez, selecionará até, no máximo, 10 (dez) entre os melhores de sua unidade e os remeterá à sede da Organização Feminina WIZO, em São Paulo, conforme endereço indicado na página 25 da apostila. A solenidade de premiação será realizada no mês de novembro, em local, data e horário a serem comunicados por meio de convite postal enviado às escolas participantes, e anunciada  http://wizosp.org.br/

 

Assunto 3: Projeto “VALE SONHAR” – Ensino Médio (Resp.: PCNPs Ana Lúcia, Patrícia Jinno)
Informamos às equipes gestoras, que tendo em vista a continuidade do desenvolvimento da programação curricular neste bimestre e o desenvolvimento das atividades previstas para o trabalho dos professores de Biologia, especialmente no que se refere ao assunto “gravidez na adolescência”. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento das Oficinas Vale Sonhar que integram o material de apoio ao Currículo do Estado de São Paulo – Cadernos do Professor e do Aluno, destacamos a importância da realização das três oficinas que se articulam em sequência no sentido de ressaltar a responsabilidade pessoal relacionada à gravidez na adolescência e reflexo no alcance de objetivos e projetos de vida de meninas e meninos estudantes do Ensino Médio.
Neste momento, ressaltamos a necessidade da realização da enquete que integra e desencadeia o desenvolvimento das Oficinas Vale Sonhar. Essa enquete deve ser aplicada a todos os estudantes do Ensino Médio – 1ª, 2ª e 3ª séries.
A enquete é um importante instrumento para a atualização de dados, constituindo-se indicador valioso para o acompanhamento, ao longo do percurso de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, da questão da gravidez na adolescência. Dessa forma, é instrumento de acompanhamento e avaliação, essencial para educadores em geral, considerando-se o âmbito da Educação em Saúde. Portanto, deve ser aplicada independentemente da realização da Situação de Aprendizagem.

Pedimos atenção aos Modelos de Instrumentos da enquete abaixo relacionados, que acompanham este conteúdo:
Enquetes de gravidez
Tabulação das enquetes
Tabulação das oficinas

Posteriormente, será solicitado que as escolas enviem o resultado das enquetes para o Núcleo Pedagógico.
Para maiores informações sobre o Projeto Vale Sonhar, acesse o link disponível no site da Diretoria de Ensino.
https://desaobernardo.educacao.sp.gov.br/biologia/

 

 

 

 

 

 

VANDERLETE MARIA LOZANO CHIUFFA CORRERA
Diretoria de Ensino da Região
de São Bernardo do Campo
Dirigente Regional de Ensino