REDE 240/2018

São Bernardo do Campo, 12 de setembro de 2018.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Projeto Hortas Escolares: Permacultura e PANC – Plantas Alimentícias Não-Convencionais (Resp.: PCNPs Elisangela, Jean, Silmara e Vanessa)
Em continuidade às ações relacionadas ao Projeto Hortas Escolares: Permacultura e PANC (Plantas Alimentícias Não-Convencionais), a Secretaria de Estado da Educação – SEE, encaminha um conjunto de materiais de apoio que visa contribuir com a ampliação do repertório teórico-metodológico dos gestores, professores, estudantes e comunidade escolar.

https://drive.google.com/file/d/1zgYS76xrju6JYEQKttdAJ0bab2g1ctgq/view

https://drive.google.com/file/d/1nGbrcLW87XSQQZfbWN9WVJv5cjaQMtw9/view

https://drive.google.com/file/d/1Wnjk1jPsOSiVy_PT0xw3wUEp4yNc6xAK/view

http://vivaagroecologia.blogspot.com/

 

 

Assunto 2:  2ª Edição da Olimpíada Nacional de Aplicativos para o Desenvolvimento Sustentável – ONDA (Resp.: PCNPs Elisangela, Jean, Silmara e Vanessa)
Informamos que, até 05/10, estão abertas as inscrições para a 2ª Edição da Olimpíada Nacional de Aplicativos para o Desenvolvimento Sustentável (ONDA), organizada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).  A ONDA surgiu para incentivar estudantes do Ensino Médio a criarem soluções interdisciplinares que mitiguem os impactos ambientais. Nesta edição, o tema escolhido é o “Desenvolvimento Sustentável (DS)”. Professores e estudantes das escolas estaduais do Estado de São Paulo estão convidados a construírem projetos de aplicativos de celulares (Apps), cada vez mais presentes no cotidiano, que possam contribuir com a transformação do mundo por meio de novas tecnologias.

Para mais informações, acesse os links disponibilizados pela Comissão Organizadora da UE

1.Edital

http://www.uergs.edu.br/upload/arquivos/201806/21134820-edital-001-2a-onda-2018.pdf

2.Inscrição

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVhvAh5zzYZQ-lmTNxXwNo1I0oOdgVDCKZXPiqluUDWzjaZA/viewform

3.Facebook

https://www.facebook.com/2aonda

Observação: A Secretaria de Estado da Educação – SEE não se responsabiliza pelo processo de inscrição, custos de transporte, alimentação e hospedagem dos participantes e pela premiação oferecida pelos organizadores da 2ª ONDA.

 

Assunto 3:   2ª Edição SP do “Meninas com Ciência” – de 27/10 a 1º/12 (Resp.: PCNP Elisangela, Silmara e Vanessa)
Informamos que estão abertas as inscrições para a 2ª Edição SP do “Meninas com Ciência”, evento gratuito, composto de palestras e/ou aulas práticas com a presença de professoras e pesquisadoras de diferentes áreas. Podem participar meninas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, independentemente da idade, que estejam matriculadas em escolas da rede pública ou particular e que tenham disponibilidade para participar de todos os encontros.

Os encontros ocorrerão em cinco sábados (27/10, 10/11, 17/11, 24/11 e 1º/12), das 9h às 17h, no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo – IO/USP (Praça do Oceanográfico,181, Cidade Universitária, São Paulo-SP).
Todas as informações sobre o evento, bem como a página destinada à realização das inscrições estão disponíveis no site https://www.meninascomcienciausp.com.br

 

 

Assunto 4: II Jornada Pierre Bourdieu e o Ensino de Ciências – 14/11 (Resp.: PCNP Elisangela, Silmara e Vanessa)

O grupo Desigualdades Educacionais, Ciência e Democracia (DECiDe), da Universidade Federal do ABC (UFABC), está organizando a II Jornada Pierre Bourdieu e o Ensino de Ciências. O objetivo é discutir a obra deste sociólogo e suas contribuições à compreensão das Ciências e da Educação, reunindo pesquisadores de diferentes áreas. O evento acontecerá no Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC, em Santo André SP, no dia 14/11, das 8h às 17h.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento. Para a submissão de resumos para participação nas Comunicações Orais o prazo é 14/09.
Para realizar a inscrição, submeter trabalhos, conhecer a programação e obter outras informações acesse o site:
http://fep.if.usp.br/~profis/Jornadas/index.html.

 

Assunto 5:  FeCEESP (Resp.:PCNP Vanessa, Elisangela e Silmara)
Atenção unidades escolares inscritas na 6ª FeCEESP, nossa feira acontecerá em 26 de setembro
às 8h na unidade escolar EE Robert Kennedy
localizada na Rua Nilo Peçanha, 200- Bairro Assunção- São Bernardo do Campo.
Solicitamos que providenciem toda documentação citada no Manual da 6ªFeCEESP, quanto aos anexos e banners que se encontram na rede 146.

Qualquer dúvida entrar em contato através dos telefones abaixo:

Elisangela……………….4336 7245
Silmara………………….4336 7507
Vanessa……………………4336 7250

 

 

VANDERLETE Mª LOZANO CHIUFFA CORRERA
Dirigente Regional de Ensino 
Diretoria de Ensino da Região
de São Bernardo do Campo