REDE 230/2020

São Bernardo do Campo, 19 d e outubro de 2020  

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO
Assunto: Levantamento de Informações
(Resp.: Comissão de Atribuição de Aulas)
A Comissão de Atribuição de Aulas solicita, com urgência, o preenchimento de um novo formulário, com acesso através do link abaixo, que se refere ao levantamento das informações de docentes  contratados, com INTERRUPÇÃO DE EXERCÍCIO.
Importante: O diretor da unidade escolar vai preencher um formulário para cada docente contratado ,com interrupção de exercício,  que pertencer a sua sede controle e pagamento. 

O prazo para envio dos formulários será, impreterivelmente, até 20/10/2020.
O link de acesso ao formulário:  

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdR3ctR-FYM4LOjg1RdYos_8jSGl0FG9sX44We_SbWrZMx87Q/viewform?usp=sf_link

 

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1:   Orientações sobre a finalização do ano letivo de 2020 (Resp.: Márcia Borges)
Encaminhamos o Comunicado nº 155, com o objetivo de orientar as unidades escolares na organização das ações para a continuidade do ano letivo de 2020 quanto ao fechamento de notas e frequência dos bimestres, à busca ativa e à recuperação e aprofundamento de habilidades essenciais para a continuidade dos estudos.

 

 

Assunto 2: Programa Educação Conectada (Resp.: Sup. Paulo, PCNPs: Emerson, Juliana, Renata e Rogério)
Reiteramos rede nº 226/2020 referente às escolas indicadas pelo MEC para participação do programa Escola Conectada.
As escolas abaixo ainda não preencheram e devem acessar a plataforma PDDE interativo, aba escola, Escola Conectada e preencher o PAF 2020 de acordo com o valor apontado. Cabe à unidade decidir os gastos de custeio e capital de acordo com as necessidades.
As escolas que optarem por não participar, por favor acessar e escolher a opção “Não estou de acordo com a adesão para a escola” na aba 2.

Prazo para preenchimento: 19/10/2020.

ANTONIO NASCIMENTO PROFESSOR
AYRTON SENNA DA SILVA
FAUSTO CARDOSO FIGUEIRA DE MELLO
JEAN PIAGET
JOANA MOTTA PROFESSORA
MARIA CRISTINA SCHMIDT MIRANDA
MARIO FRANCISCON
NAIL FRANCO DE MELLO BONI
PEDRA DE CARVALHO PROFESSORA
SANTA DALMOLIN DEMARCHI
VILMA APPARECIDA ANSELMO SILVEIRA
WALLACE COCKRANE SIMONSEN

 

Assunto 3: Rede de Suprimentos (Resp.: José Reinaldo)
Por meio do presente comunicado, temos a informar o que segue:

  1.            A Rede de Suprimentos estará aberta para todas as escolas e diretorias.
  2.            A Rede ficará aberta no mês de outubro no período de 21/10/2020 a 27/10/2020;
  3.            Em novembro também haverá abertura da Rede de Suprimentos, as datas serão passadas posteriormente, através de outro comunicado;
  1.            As famílias disponíveis para compra são: Papelaria, higiene e limpeza;
  2.            O item Papel Higiênico estará indisponível, pois foi realizado um pedido centralizado pela SEDUC para entrega em cada escola;
  3.            O valor que constará disponível é o limite mensal, desconsiderando os valores não utilizados anteriormente.
  4.            Importante salientar, que as escolas que tem o recurso do PDDE Paulista, afim de não sobrepor a utilização do recurso, não poderá comprar um item na rede de suprimentos, que já tenha sido adquirido pelo PDDE.

Posto isto, as dúvidas deverão ser encaminhadas ao e-mail: redesuprimentos@fde.sp.gov.br.

 

 

Assunto 3: “Práticas Pedagógicas e Metodologias de Ensino das Modalidades de Ensino e Atendimento Especializado (Resp.: PCNPs Marcia Yassuhara e Marco Bortoletto)
Alertamos para a informação contida no Boletim 32/2020:
“O Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD), por meio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), do Centro de Inclusão Educacional (CINC) e do Centro de Apoio Pedagógico (CAPE), convida os gestores e professores da Rede Estadual de Ensino a participarem de chamada para publicação virtual do documento “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO DAS MODALIDADES DE ENSINO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO (Volume 1)”.
Trata-se de um compilado de ações e estratégias exitosas desenvolvidas pelas Unidades Escolares durante o período de quarentena, por meio das aulas remotas ou durante o período opcional de retomada das aulas presenciais, com relação às modalidades e atendimentos: EJA (curso presencial e de presença flexível-CEEJA), Programa de Educação nas Prisões (PEP), Educação Escolar Indígena (EEI), Educação Escolar Quilombola (EEQ), Educação do Campo – Escolas em Assentamentos (EDOC), Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), Educação Escolar na Fundação CASA, Diversidade Sexual e de Gênero, estudantes imigrantes e estudantes itinerantes, atendimento domiciliar, Educação hospitalar, e atendimento ao público-alvo da Educação Especial.
Os autores devem priorizar as práticas (relatos de experiência) que promoveram: o encorajamento dos estudantes a realizarem atividades dentro do novo contexto atual; o maior envolvimento dos estudantes em ações desenvolvidas pela escola oferecidas remotamente e que, consequentemente, tenham causado maior interação entre os envolvidos; a realização, junto aos estudantes, de atividades dinâmicas usando metodologias ativas e inovadoras; e/ou a inovação quanto ao método de ensino, abrangendo diversos estilos de aprendizagem e incentivando os estudantes ao aprimoramento de seus conhecimentos.
Cumpre destacar que as equipes entrarão em contato com os autores que tiverem seus artigos selecionados para assinatura de Termo de cessão gratuita dos Direitos Autorais da obra. Caso o artigo apresente: fotografias, imagens, vídeos e/ou textos de terceiros, os respectivos autores destes também deverão ser contatados pelas equipes, para assinatura do Termo.
Os artigos devem ser encaminhados para os setores responsáveis, de acordo com a modalidade e/ou atendimento, até o dia 30/11/2020.
Favor indicar no assunto do e-mail: “ARTIGO – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”.
EJA e CEEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) – coped.demod.ceja@educacao.sp.gov.br

 

 

Diretoria de Ensino – Região  
São Bernardo do Campo