REDE 225/2017

São Bernardo do Campo, 18 de agosto de 2017.

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO FINANÇAS E INFRAESTRUTURA
Assunto: Início da entrega dos conjuntos do aluno – 2º semestre (Resp.: Renata)
A CISE – Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares, por meio do DGINF – Departamento de Gestão de Infraestrutura e CEQUI – Centro de Equipamentos e Materiais, informa sobre o início das entregas referentes aos conjuntos do aluno (cadeira e carteira), 2º semestre, a partir de 18/08/2017.

As entregas estão sendo iniciadas com o tamanho CJA – 05 e, a partir de setembro, complementadas com os tamanhos CJA – 04 e 06.

É muito importante informar ao funcionário que receber este ou outro mobiliário, equipamento ou utensílio, seja corretamente informado dos procedimentos (checar quantidades, verificar se o produto foi de fato solicitado, a qualidade da embalagem, se existe deformidade aparente, assinar a via de recebimento somente após ter certeza daquilo que de fato está assinando, não se deixar ser pressionado pelos entregadores acerca do tempo, em caso de dúvida  assinar como recebimento provisório do bem que, posteriormente deverá ser verificado, etc), e, se houver problema informar imediatamente a Diretoria de Ensino sobre a ocorrência, com cautela, sempre se respaldando em todas as informações necessárias.

Segue anexo relação de Unidades Escolares que serão contempladas.Consolidado_Pesquisa de mobiliáro 2017

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO   

Assunto 1: Programa AGITA GALERA 2017 (Resp.: PCNP: Patricia Jinno)
O Programa Agita Galera deste ano tem como tema “Pessoa ativa é pessoa feliz”, tendo como objetivo, abordar aspectos afetivos e emocionais. Para isso, sugerimos abordar jogos e brincadeiras prazerosas, despertando na comunidade escolar, a prática da atividade física, além do âmbito escolar.
Sendo assim, informamos que o Agita Galera está proposto para o dia 25/08/17. Sugerimos o registro das atividades realizadas, por meio de fotos, vídeos ou relatórios para posterior postagem no portal do Agita Galera.

 

Assunto 2: Desafio de Redação – 11º edição do concurso literário (Resp: PCNP Karina)
Convidamos as unidades escolares para participarem do concurso literário promovido pelo Diário do Grande ABC que envolvem alunos das redes públicas e particulares dos sete municípios da região. O tema da redação será O Lixo Nosso de Cada Dia.
A 11º edição trouxe mudanças na escolha do gênero literário dos textos e na avaliação. As provas acontecerão entre os dias 21 de agosto e 29 de setembroMais informações visite o site http://www.desafioredacao.com.br/

 

Assunto 3: Fundação Criança (CASE) (Resp: PCNPs Karina e Carmem)
Comunicamos aos diretores das unidades escolares que a Fundação Criança – Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) vem desenvolvendo ações com a Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo.
Informamos que a partir do dia 21 de agosto (segunda-feira) a equipe da Fundação Criança realizará acompanhamentos nas unidades escolares.

Assunto 4: Práticas de Inclusão Educacional – Educação Escolar Indígena – EEI, Educação para as Relações Étnico-Raciais – ERER, Educação na Fundação CASA, Diversidade Sexual e de Gênero  (Resp.:PCNP: Carmem)
Informamos que o Núcleo de Inclusão Educacional do Centro de Atendimento Especializado da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica – NINC/CAESP/CGEB/SEE, convida todas e todos da Rede Estadual de Ensino a participar de chamada para publicação virtual (Volume II) de práticas de inclusão educacional desenvolvidas pelas Diretorias de Ensino e/ou Unidades Escolares, em relação às temáticas e modalidades de ensino trabalhadas pelo NINC: Educação Escolar Indígena (EEI), Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), Educação Escolar na Fundação CASA, Diversidade Sexual e de Gênero.  

Trata-se do segundo volume desta ação, a qual teve início em novembro de 2016, quando foi publicado o Volume I . Assim como no ano anterior, os artigos poderão trazer reflexões teóricas ou práticas (relatos de experiência) e comporão publicação virtual organizada pela equipe NINC, a ser disponibilizada a toda a Rede nos canais de comunicação da SEE, no final do segundo semestre de 2017, com foco na visibilidade das temáticas, das práticas desenvolvidas e fomento à inclusão em perspectiva ampliada.  

Orientações para elaboração dos artigos:

1) os artigos poderão ser escritos por até 3 autores (poderão ser escritos em parceria com funcionários de instituições que apoiam a implementação da Educação escolar pela SEE/DE/UE, como é o caso da SAP ou da Fundação CASA).

2) arquivo em formato word: letra tamanho 11, Fonte Arial, espaçamento entre linhas 1,5 cm, margens de 2 cm e máximo de 10 páginas.

3) cada artigo deve conter obrigatoriamente: Título centralizado em maiúsculo e negrito, nome dos autores centralizado logo abaixo do título, Resumo de até 10 linhas, Introdução, Descrição da prática (local – escola, Diretoria de Ensino, equipes de trabalho envolvidas, período, quantidade de participantes – alunos, professores, gestores e outros), a Metodologia utilizada na prática, Resultados, Considerações Finais e Referências Bibliográficas. Gráficos, imagens e tabelas podem ser incorporados ao texto, com indicação da fonte.  

Os interessados devem enviar os artigos, até o dia 28/09/2017, por email: desbcnpe@educacao.sp.gov.br, com o assunto: “ARTIGO – PRÁTICA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL”.  

 

Assunto 5: Concurso WIZO de pintura e desenho 2017 incentiva o intercâmbio cultural BRASIL-ISRAEL (Resp.: PCNP: Carmem)
Informamos sobre o lançamento do 29º Concurso WIZO de Pintura e Desenho, promovido em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para alunos do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública Estadual.

O tema deste ano, Brasil-Israel: Terras de Imigrantes, convida alunos e professores para uma enriquecedora pesquisa sobre estes territórios formados por um  conjunto de povos,  que ao longo da história deixaram fortes marcas na demografia, cultura e economia dos dois países.

Os alunos interessados em participar deverão encaminhar os trabalhos à Diretoria da sua escola com autorização dos pais (para alunos menores de 18 anos) e etiqueta de identificação – ver Regulamento nas páginas 25 e 26 da apostila. A escola, por sua vez, remeterá os 10 melhores trabalhos, pelo correio, à  Organização Feminina WIZO,  Rua Minas Gerais, 36 – CEP 01244-010 – São Paulo, até o dia 10 de Outubro de 2017.

A Solenidade de Premiação acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no dia 13 de Novembro. Os alunos classificados receberão medalhas, kits de pintura e um produto eletrônico. Além desses prêmios, o aluno vencedor ganhará uma viagem à Brasília, acompanhado do seu professor, com estada de 3 (três) dias. Todas as escolas que encaminharem trabalhos receberão Certificado de Participação.

 

Assunto 6: Educação para o Trânsito – Material de Apoio – Série de videoaulas “Dê preferência à Vida: Trânsito Seguro” (Resp.: PCNP: Carmem)
Informamos aos Srs Gestores das Escolas, em 2015, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo passou a integrar o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito com o objetivo de construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no estado.

Com o objetivo de criar uma cultura de prevenção, estamos disponibilizando uma série de videoaulas “Dê preferência à Vida: Trânsito Seguro” aos gestores, professores, estudantes e comunidade escolar, no sentido de contribuir com ações que incentivem atitudes de respeito e cidadania no trânsito, com o objetivo de criar uma cultura de prevenção. Para assistir as videoaulas, recomendamos copiar os links e colar no navegador.

1ª videoaula “Cenário da acidentalidade no Brasil e no mundo”: Por meio de gráficos, mapas e tabelas, aborda-se a morte no trânsito, frota de veículos, padrões de renda e outras variáveis, que desenham um cenário, com acidentes com vítimas graves e fatais. Disponível em:  

http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/APROVACAO_2017/R48039_25_05_2017_DE_PREFERENCIA_VIDA_AULA_01.mp4

– 2ª videoaula “Fatores associados aos acidentes no trânsito”: São abordados os fatores de riscos relacionados à ocorrência dos acidentes, tais como: aumento de velocidade, consumo de álcool, o uso inadequado da cadeira infantil, o não uso do capacete, visão deficiente, celular, ausência de equipamento de proteção, entre outros. Disponível em:  

http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/APROVACAO_2017/R48039_25_05_2017_DE_PREFERENCIA_VIDA_AULA_02.mp4

-3ª videoaula “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito: Dê preferência à Vida: Trânsito Seguro”:

Trata dos aspectos da mobilidade urbana, as externalidades dos modos de transportes, especialmente os acidentes e a segurança no trânsito, com a finalidade de contribuir para a reflexão do tema transversal: Educação para o trânsito, e paralelamente criar uma cultura de respeito e cidadania no trânsito. Disponível em:  

http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/APROVACAO_2017/R48039_30_05_2017_DE_PREFERENCIA_VIDA_AULA_03.mp4

-4ª videoaula “Campanhas de incentivo à direção responsável”: Aborda a importância da propaganda na disseminação de mensagens, informações e imagem com a finalidade de conscientizar o condutor de veículos da importância de refletir sobre o conceito trânsito e sua abrangência. Disponível em:  

http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/APROVACAO_2017/R48039_30_05_17_DE_PREFERENCIA_VIDA_SEGURO_AULA_04.mp4

 

 

VANDERLETE MARIA LOZANO CHIUFFA CORRERA
Diretoria de Ensino da Região
de São Bernardo do Campo
Dirigente Regional de Ensino