REDE 209/2018

São Bernardo do Campo, 15 de agosto de 2018.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Sports Visitor Program: Intercâmbio de esportes para os EUA – inscrições até 19/08 (Resp.: PCNP Mário Machado)
Informamos às Equipes Gestoras que estão abertas as inscrições para o intercâmbio internacional de esportes Sports Visitor Program. O programa é uma iniciativa do governo dos Estados Unidos voltado para atletas, treinadores ou administradores de equipes semi profissionais de jovens com idade entre 15 e 21 anos e que oferece as melhores práticas em esportes, excelência e liderança, com atividades que vão desde brincadeiras recreativas até vivências em ligas profissionais. Durante duas semanas, os participantes aprenderão técnicas de coaching esportivo, administração de recursos e como utilizar o esporte para a resolução pacífica de conflitos, combater preconceitos, promover o empoderamento feminino, os direitos de pessoas com deficiências físicas e/ou intelectuais, entre outros temas. Os participantes também terão a oportunidade de vivenciar a cultura, sociedade e os esportes americanos. Para participar, é necessário ter fluência ou conhecimento avançado na língua inglesa e ser Professor de Educação Física com aulas atribuídas para alunos da rede estadual de ensino com idade entre 15 e 21 anos. Todas as despesas relacionados a transporte, hospedagem e alimentação serão inteiramente custeadas pela Missão Diplomática dos EUA no Brasil. As inscrições poderão ser realizadas até 19 de agosto, por esse link
Para obter mais informações: Missão Diplomática dos EUA no Brasil: Brasiliacultural@state.gov – Tel.: (61) 3312-7352
Equipe Curricular Educação Física: Sandra Pereira – sandra.mendes@educacao.sp.gov.br

 

Assunto 2:  Dia do Agita Família – 25 e 26/08 – e do Agita Galera –31/08 (Resp.: PCNP Mário Machado)
Informamos as Equipes Gestoras que, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), realizará, nos dias 25 e 26/08 o Agita Família e em 31/08 (sexta-feira) o Agita Galera – Dia da Comunidade Ativa, com o tema: “Lançar, correr e Saltar para todo mundo agitar!” A proposta básica do projeto, desenvolvido pelos mesmos parceiros há vinte e um (21) anos, está apoiada na filosofia que defende a garantia de melhor qualidade de vida por meio da prática diária de 60 minutos (consecutivos ou acumulados) de atividades físicas. Nesse dia, são realizadas por alunos e professores, atividades físicas diferenciadas, dentro da escola ou em seu entorno, atividades previstas no Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo, acompanhadas de propostas de reflexão sobre a importância das atividades corporais e motoras para a promoção e manutenção da saúde de toda a comunidade escolar. Trata-se de um dia de celebração, sensibilização e valorização das atividades comumente realizadas pelos alunos durante as aulas de Educação Física. Solicitamos às Unidades Escolares o envio antecipado do cronograma das ações que serão realizadas neste dia para o e-mail desbcnpe@educacao.sp.gov.br  para o acompanhamento pela DE na medida do possível. Considerando a grande importância do registro das atividades realizadas para compor o rol de Boas Práticas em 2018, solicitamos as  Unidades Escolares que, após a realizações dos eventos, que registrem as ações dos dias 25 e 26 , Dia do Agita Família, bem como as ações do dia 31 de agosto, Dia do Agita Galera, no portal do Agita Galera, nesse link: http://www.portalagita.org.br/pt/portal-agita/eventos/item/agita-galera-2018.html

 

 

Assunto 3: Orientação Técnica “A intercompreensão na aula de línguas estrangeiras” (Resp.: PCNP Karina)
A Dirigente Regional de Ensino convoca os docentes de francês, italiano e espanhol com aulas atribuídas no Centro de Línguas (CEL) e o professor coordenador com habilitação em algum desses idiomas para a Orientação Técnica por meio de Videoconferência – “A intercompreensão na aula de línguas estrangeiras”. O objetivo da videoconferência é promover a formação continuada dos docentes do CEL junto a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com o Consulado da França e a Consejería da Espanha.

Dia: 22 de agosto de 2018.
Horário: 9h às 12h.
Local: Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo – na REDE DO SABER.

 

Assunto 4:  Plataforma do Programa – EJA Mundo do Trabalho (Resp: PCNP’s Marcia Yassuhara e Rogério Missias)
Informamos às escolas que possuem turmas de EJA e CEEJA que, devido ao período eleitoral, a Plataforma do Programa – EJA Mundo do Trabalho, estará temporariamente fora do ar.

 

 

Assunto 5: Inscrição- Matemática na Prática (Resp.: PCNP’s Marcia Yassuhara e Rogério Messias)
Reiterando a rede 204/2018, assunto 1, solicitamos aos Senhores Gestores verificarem com os Professores de Matemática, que realizaram estratégias diferenciadas em suas aulas, conforme as orientações e sugestões da Orientação Técnica: Matemática na Prática, do dia 25/05/18, e posteriormente, o Professor Coordenador deverá inscrever os professores interessados, individualmente, no período de 13/08 a 24/08/18, no link: https://goo.gl/forms/EzAAnTLUFqB8BnH03
Segue o regulamento.

 

 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO ESCOLAR
Assunto: Credenciamento/entrevistas PEI (Resp.: Sup. Terezinha e Nilse)
Informamos que estão abertas as inscrições credenciamento para atuar nas do Programa de ensino integral

Inscrição: de 14 a 17/08/2018 das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Local: Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo
Acesse o Edital CREDENCIAMENTO EMERGENCIAL 2018PEI agosto

 

 

Assunto: Sala de Leitura (Resp.: Sup. Helenir e Rita)
Retransmitimos Rede 206/2018, informamos que, no período de 15/08/2018 a 21/08/2018 das 9h às 16h, estarão abertas, nas escolas abaixo relacionadas, que integram o Programa Sala de Leitura, as inscrições para o processo de credenciamento, seleção e atribuição dos docentes interessados em atuar nessas salas, no ano de 2018, nos termos da Resolução SE 76/2017, conforme edital a ser publicado no site desta Diretoria de Ensino.

Esclarecemos que:

  • As unidades escolares que contarem com até dois turnos de funcionamento poderão, para atendimento das ações desenvolvidas na sala ou ambiente de leitura, optar por 1 (um) docente com a carga horária de 40 (quarenta) horas semanais ou com 2 (dois) docentes com carga horária de 20 (vinte) horas semanais.
  • As unidades escolares com mais de 2 (dois) turnos de funcionamento poderão optar por 1 (um) docente com a carga horária de 40 (quarenta) horas semanais ou com 2 (dois) docentes com carga horária de 24 (vinte e quatro) horas semanais.

 

         EE Adail Luiz Miller

         EE Alexandre Grigolli

         EE Alfredo Burkart

         EE Anésia Loureiro Gama

         EE Ayrton Senna da Silva

         EE Carlos Pezzolo

         EE Cel.Bonifácio de Carvalho

         EE Celio Luiz Negrini

         EE Clarice Magalhães Castro

         EE Clovis de Lucca

         EE Cynira Pires dos Santos Profª

         EE Domingos Peixoto da Silva Prof.

         EE Edgar Alves da Cunha

         EE Euclydes Deslandes

         EE Francisco C.L.Freitas

         EE Francisco Prestes Maia
         EE Fausto Cardoso Figueira de Mello

         EE Idalina Macedo Costa Sodré

         EE Jacob Casseb

         EE João Batista Bernardes

         EE João Ramalho

         EE Joaquim Moreira Bernardes

         EE Jorge Rahme Prof.

         EE José Fornari

         EE José G. de A. Figueira

         EE José Jorge do Amaral

         EE Julieta V.S. Sant Anna

         EE Laura Lopes

         EE Maria Conceição M.Branco

         EE Maria Cristina Schmidt Miranda

         EE Maria Iracema Munhoz

         EE Maria Osório Teixeira

         EE Maria Pires Profª

         EE Mathias Octavio Roxo Nobre Dr.

         EE Mizuho Abundância

         EE Nail Franco de Mello Boni

         EE Nelson Monteiro Palma Prof.

         EE Neusa F.  Marçal

         EE Omar Daibert

         EE Pedra de Carvalho Profª

         EE Santa Dalmolin Demarchi

         EE São Pedro

         EE Tito Lima

         EE Vilma Ap. Anselmo Silveira

         EE Walker da C. Barbosa

         EE Wallace C. Simonsen

 

CENTRO DE ADMIN.INFRAESTRUTURA E FINANÇAS
Assunto: Informações referentes ao ano 2017 para o Tribunal de Contas (Resp.: Renata)

Reiteramos rede nº 180, 202 e 204/2018, informamos que as Unidades Escolares abaixo não preencheram o solicitado. O prazo era até o dia 06/08/2018.
Informamos que os dados se referem ao exercício de 2017, com data base de 30 de novembro/2017.

Para facilitar o preenchimento do referido Google docs., orientamos levantar todos os dados antes do preenchimento final.
https://docs.google.com/forms/d/1AbE8WXvAMlqiwLr3Qx5dDZxIqAPDbZTdAybHjY9I-gY/edit                 

Yvone Frutuoso Prodóssimo, Profª

 

  

 

VANDERLETE Mª LOZANO CHIUFFA CORRERA
Dirigente Regional de Ensino
Diretoria de Ensino da Região
de São Bernardo do Campo