REDE 199/2019

São Bernardo do Campo, 22 de julho de 2019.

 


NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Orientação Técnica “Replanejamento 2019” (Resp.: Sup. Jussara e PCNPs Ana Lúcia e Rosângela)
A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino, nos termos da Resolução SE 62/17, convoca para a Orientação Técnica sobre “Replanejamento 2019” um Professor Coordenador, PCG das escolas PEI e todos os Diretores das Unidades Escolares, conforme segue:

Local: Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo – Auditório.
Dia: 25 de julho de 2019.
Horário: das 8h30 às 17h30 – Professores Coordenadores e PCGs.
               das 8h30 às 12h30 – Diretores das Unidades Escolares.

 

Assunto 2:  23ª edição da Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP (Resp.: PCNP’s Marcia Yassuhara, Mario e Murilo)
Comunicamos à Equipe Gestora as informações sobre a 23ª AAP.
A Coordenadoria Pedagógica – COPED – em conjunto com a Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidência e Matrícula – Citem, considerando a importância de: – apoiar as ações de desenvolvimento das propostas pedagógicas e do currículo nas unidades escolares; – diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata; – subsidiar as atividades de planejamento e replanejamento escolar no decorrer do ano letivo; – subsidiar as escolas e os docentes, para elaboração dos planos de ação e processos de recuperação da aprendizagem.

Comunicam que:

– A AAP, de caráter diagnóstico, além de acompanhar o desenvolvimento do currículo, também se constitui em instrumento investigativo da aprendizagem dos alunos, em termos de suas competências e habilidades, objetivando subsidiar a progressão das aprendizagens ainda não consolidadas, por meio da elaboração e execução de planos, pelo professor, para o desenvolvimento do currículo em sala de aula;

– A AAP é referenciada pelos conteúdos e habilidades previstas para cada bimestre/semestre na Matriz de Avaliação Processual – MAP, elaborada pela CGEB, para todos os anos e séries, disponibilizada à rede no início de 2016 e também disponível na plataforma Foco Aprendizagem da SEDUC, além de atualizações específicas orientadas pela COPED;

– A unidade escolar organizará a aplicação das provas pelos próprios professores. No caso dos anos finais do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio, recomenda-se que a aplicação seja feita pelo docente da disciplina, preferencialmente, em aulas duplas;

A aplicação deve ser programada pelas Diretorias e Escolas no período compreendido entre os dias 05 a 09-08-2019;

– As provas em braile e em caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – Cape, serão entregues nas Diretorias de Ensino pelo próprio Cape;

– Os materiais “Prova do Aluno” do 2º Bimestre e os correspondentes “AAP – Caderno do Professor” serão publicados na intranet, espaço do servidor, na biblioteca COPED, com o título: AAP 23ª Edição, 2º bimestre de 2019, na seguinte data:

– 09-08-2019 – Material dos demais anos/séries do EF e EM;

– Os resultados das provas deverão ser inseridos no Sara, da Secretaria Escolar Digital (SED), que estará aberto para esta finalidade no período de 05 a 16-08-2019;

1 – Para otimizar a inserção dos resultados, mencionados no caput, todas as provas dos alunos apresentam na capa a folha de respostas sobre a qual poderá ser utilizado o aplicativo Leitor Resposta;

– Após o encerramento do período programado para digitação dos resultados no Sara, estes serão incorporados na plataforma Foco Aprendizagem, permitindo uma visualização dinâmica dos mesmos, facilitando e ampliando o apoio ao trabalho pedagógico com as habilidades avaliadas, por parte dos docentes, escolas e Diretorias de Ensino.

 

Assunto 3: 5º Concurso de Redação realizado pela Defensoria Pública da União – DPU (Resp.: PCNPs Cristiane Nunes e Juliana Paião)
Solicitamos às equipes gestoras, ampla divulgação do 5º Concurso de Redação realizado pela Defensoria Pública da União (DPU), que tem como tema “Defender Direitos, evitar desastres: como o acesso à Justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”.
O concurso é destinado a todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como aos adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação e aos adultos em situação de privação de liberdade em instituições estaduais, desde que devidamente matriculados em escolas da rede pública.
Para participar do concurso é necessário fazer o cadastramento da Unidade Escolar e posteriormente cadastrar as redações. Recomendamos que, antes de realizar o cadastro, leiam o manual do usuário, que está disponível no link.
Para subsidiar o trabalho pedagógico em sala de aula, sugerimos a cartilha Guia do Professor, disponível no link.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 09 de outubro de 2019.

 


MERENDA ESCOLAR
Assunto: Visitas CECANE – Alimentação Escolar (Resp.: Priscila e Roseli)
O Centro de Supervisão e Controle da Alimentação Escolar (CEPAE), informa que de acordo ofício nº 001/2019, as unidades Escolares poderão receber visita da equipe técnica do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) que irão supervisionar e auxiliar na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE.
Solicitamos que autorizem a entrada dos funcionários e deixem todos da secretaria cientes.
OFICIO CIRCULAR 001-2019 – VISITAS CECANE

 

NÚCLEO DE FINANÇAS
Segue o manual de Prestação de contas PDDE. PDDE

 

 

 

 

VANDERLETE Mª LOZANO CHIUFFA CORRERA
Dirigente Regional de Ensino 
Diretoria de Ensino da Região
São Bernardo do Campo