REDE 180/2021

São Bernardo do Campo, 04 de agosto de 2021.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Semana da Juventude 2021 (Resp.: Sup. Ana Maria, PCNPs Edinéia e Daniel)
Solicitamos aos gestores das unidades escolares plena divulgação do evento Semana da Juventudes 2021, lembrando que o público-alvo são estudantes do Ensino Médio e da EJA.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria Pedagógica (COPED), divulga a Semana das Juventudes 2021, realizada pela Coordenação de Políticas para a Juventude (CPJ) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). O evento ocorrerá entre os dias 09 e 14 de agosto, em formato on-line, e tem como objetivo atingir o público jovem de 15 a 29 anos da cidade de São Paulo e, assim, celebrar o Dia Internacional da Juventude – comemorado desde 1999, no dia 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da ONU. Além disso, a Semana visa reafirmar os direitos do jovem por meio de 5 eixos temáticos: Juventudes Diversas; Oportunidades; Vida Saudável; Educação e Cultura; Mobilização Social. A Semana das Juventudes contará com workshops, webinários e rodas de conversa (todos on-line) sobre temas como Educação Financeira, Empregabilidade Jovem, Saúde Mental, Acesso à Universidade, Mobilização Juvenil, entre outros, todos de extrema importância para as nossas juventudes.

Encaminhamos a programação do evento no https://drive.google.com/file/d/1FwxOE-oJReOJwLe9-Ro4mrLi7ypuVTdj/view?usp=sharing  

 Para efetuar a inscrição, clique no link: https://bit.ly/SemanadasJuventudes2021

 

Assunto 2: Formação para Professores Projeto de Vida (Resp.: Sandra Leopoldina e Renata)
Informamos que na Formação do dia 04 de junho, realizada com os Professores de Projeto de Vida das 81 Unidades Escolares, ficou estabelecido que o preenchimento da planilha que foi compartilhada, deveria ser preenchida até 15 de julho. Entretanto, ao analisarmos os documentos, verificamos que:

05 Unidades Escolares finalizaram com sucesso e dentro do prazo (Parabenizamos as EEs: Anésia Loureiro Gama, Baeta Neves, Clarice de Magalhães Castro, Mario Franciscon e Yolanda Ascêncio);

35 UEs não iniciaram e

41 UEs estão com dados incompletos.

Diante disto, o prazo foi prorrogado para 13 de agosto (impreterivelmente) e solicitamos o auxílio e acompanhamento dos PCs das escolas regulares e Vice-Diretores das PEIs nessa missão do MMR.

Segue abaixo fragilidades encontradas:

  • Aba “Projeto de Vida” (coluna D) deve-se colocar o projeto de vida do aluno por escrito (EX: Mecânico) ;
  • Na aba “aluno que requer atenção” (coluna E): escolher apenas 01 aluno e sinalizar com “X”;
  • Não alterar a planilha, ou seja, excluir ou inserir colunas / linhas;
  • O preenchimento da planilha deverá ser realizada com TODOS os alunos da sala;
  • Preencher as abas de projeto de vida (colunas F a J) e Protagonismo Juvenil (colunas k a O) com  “X”  na maturidade em que o aluno está;
  • Finalizar com a data do preenchimento (coluna P).

Caso ainda tenham dúvidas, solicitamos que entrem em contato com Renata (4336-7252) ou Sandra (4336-7238) para agendarmos reunião de alinhamento, seja presencial ou pelo Teams. 

 

Assunto 3: 15º Desafio de Redação Diário do Grande ABC (Resp: PCNPs Cristiane Nunes e Vitor Hugo)
Reiterando a rede 120, assunto 3:

Mais um ano de desafio e de muita parceria! As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de agosto. Solicitamos ampla divulgação aos professores e alunos .

Participe da 15ª edição do Desafio de Redação, promovido pelo Diário do Grande ABC e pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

Escreva sobre o tema “A Ciência como Luz na Escuridão” e concorra a muitos prêmios.

Para participar basta acessar o link: www.dgabc.com.br/desafioredacaofazer o cadastro e enviar a redação. Tudo de forma on-line. As inscrições são gratuitas, confira regulamento no  próprio link.

Novidade 2021:A edição 2021 vai premiar a escola com o maior número de inscritos com R$ 3.000.

Categorias e prêmios 

Categoria I: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, EJA e Telessala – 1º colocado: 1 notebook – 2º colocado: 1 tv 32’ (ou similar).

Categoria II: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, EJA e Telessala – 1º colocado: 1 notebook – 2º colocado: 1 tv 32’ (ou similar).

Categoria III: 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, EJA e Telessala – 1º colocado: 1 notebook – 2º colocado: 1 tv 32’ (ou similar).

Categoria IV: 3ª série do Ensino Médio, EJA e Telessala – 1º colocado: 1 bolsa de estudos integral universitária na USCS – 2º colocado: 1 tv 32’ (ou similar) e 3º colocado: 1 tablet.

Categorias I, II, III e IV: serão premiados os alunos autores da melhor redação de cada categoria, por cidade participante (7 cidades do Grande ABC), que receberão tablet, ou similar.

Categoria V: Professores – 1º colocado:1 notebook.

Categoria VI: Membros da Comunidade com Ensino Superior Completo – 1º colocado:1 bolsa de estudos integral em curso de pós-graduação lato sensu na USCS.

 

 

Assunto 4: Inova Educação (Resp: PCNPs Gregório, Rogério e Sandra)
Informamos que estão abertas as inscrições para a 2ª Edição/2021 dos três cursos da Formação Básica do Programa Inova Educação:

  • Formação Básica: Eletivas – 2ª Edição/2021; 
  • Formação Básica: Projeto de Vida – 2ª Edição/2021; 
  • Formação Básica: Tecnologia – 2ª Edição/2021.

Acesse aqui todas as informações.

 

Assunto 5: Programa Ensino Integral (PEI) (Resp.: Pcnp Isabela e Sandra)
Estão abertas as inscrições para quatro cursos do Programa de Ensino Integral (PEI). São eles:

*Orientação de Estudos -1.ª Edição/2021

*Professor Coordenador de Área -1.ª Edição/2021

*Modelo de Gestão -2.ª Edição/2021

*Clubes Juvenis -2.ª Edição/2021

Quer saber mais sobre o Programa Ensino Integral?

Acesse https://efape.educacao.sp.gov.br/

 

 

Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo