REDE 173/2021

São Bernardo do Campo, 28 de julho de 2021

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Cronograma 2º Semestre (Resp.: Márcia Borges)
De acordo com o Documento “Organização Pedagógica do 2º semestre 2021”, segue cronograma: 

Evento Data
Início do 2º semestre/3º bimestre 2 de agosto
2ª N3 do MMR (Método de Melhoria de Resultados) – Link 2 a 13 de agosto
Semana de Estudos Intensivos (SEI) do 3º bimestre 4 a 8 de outubro
Início do 4º bimestre 11 de outubro
3ª N3 do MMR (Método de Melhoria de Resultados)  11 a 22 de outubro
Período de aplicação do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) 8 de novembro a 10 de dezembro 
Período previsto para aplicação do questionário socioeconômico do SARESP (a confirmar) 22 de novembro a 10 de dezembro
Aplicação das provas do SARESP: Avaliação do Futuro (a confirmar 1 e 2 de dezembro
Semana de Estudos Intensivos (SEI) final 13 a 23 de dezembro 

Atenção ao link disponibilizado no cronograma sobre a 2ª N3, no qual constam ações/ ATPCs / pautas Formativas do MMR

 

Assunto 2: Orientações sobre a organização de turmas ou agrupamentos de estudantes em eletivas, clubes juvenis, nivelamento e tutoria (Resp.: Márcia Borges e PCNP Gregório)
De acordo com a SEDUC, informamos que:

Eletivas (para todas as Unidades Escolares)
Neste semestre, de modo a garantir que os protocolos de segurança sanitária sejam seguidos, a SEDUC orienta que não seja feita a reenturmação dos estudantes para a realização das Eletivas. Sugerimos que os professores levantem os temas de interesse das turmas e proponham uma Eletiva com uma temática mais abrangente, que esteja em consonância com as propostas apresentadas pelos estudantes de determinada turma. 

Clubes Juvenis (PEI)
Assim como nas Eletivas, a SEDUC orienta que  não seja feita a reenturmação dos(as) estudantes.
É importante que os estudantes sugiram temas de interesse da sua turma e apresentem propostas abrangentes para o Clube, a fim de que, por meio de votação, sejam selecionadas as mais adequadas aos desejos de todos. Os estudantes que quiserem construir uma proposta de Clube Juvenil deverão apresentá-la ao Diretor da escola para que a gestão aprove. Em seguida, o estudante apresentará a proposta deferida para a sua turma, que fará a escolha do Clube que melhor atenda seus interesses.
A gestão pode deferir mais de uma proposta por turma, desde que os clubes sejam compostos por estudantes de uma mesma turma e que o encontro se realize na sala de aula da turma.

Nivelamento (PEI)
O Plano de Ação de Nivelamento (PAN), deste semestre, deve considerar a orientação de não reenturmação dos estudantes. Por esta razão, a divisão dos grupos de estudantes, de acordo com os níveis de proficiência, pode ser realizada na turma de origem em que cada um está matriculado. 

Planejamento de Tutoria (PEI)
Excepcionalmente, para o Planejamento de Tutoria das escolas PEI de dois turnos de 7 horas, os estudantes poderão ser reagrupados com os seus respectivos tutores, uma vez que os grupos são menores.

 

Assunto 3: Acolhimento dos estudantes e profissionais da educação (Resp.: Márcia Borges e Equipe Conviva)
Segue documento orientador sobre o “Acolhimento dos Estudantes e Profissionais da Educação”

 

Assunto 4: Diagnóstico das necessidades de aprendizagem dos estudantes (Resp.: Márcia Borges)
No retorno às aulas presenciais no segundo semestre, é importante identificar em que estágio do processo de aprendizagem o estudante se encontra e quais conhecimentos e habilidades devem ser priorizados para que eles possam prosseguir em seu percurso educacional, adotando ações para melhoria da aprendizagem. 

Para apoiar no levantamento desses indicadores temos: 

  • avaliações internas; 
  • Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP); 
  • atividades elaboradas pelos professores; 
  • sequências digitais de atividades para os estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, com a finalidade de acompanhar a aprendizagem dos estudantes a partir das atividades do material Aprender Sempre.

No Programa de Recuperação e Aprofundamento da Aprendizagem, as avaliações diagnóstica e bimestral (ADE e AAP) compõem um importante conjunto de recursos para apoiar professores, gestores e equipes pedagógicas das escolas no desenvolvimento de suas ações. Essas avaliações têm como objetivo fornecer um diagnóstico sobre o desenvolvimento de habilidades consideradas essenciais para o progresso escolar dos estudantes.
Segue ATPC com as Práticas Pedagógicas, que destaca as funcionalidades e as potencialidades da plataforma, para análise dos resultados alcançados pelos estudantes e quais ações devem ser garantidas para que nenhum estudante seja prejudicado. Essas formações, conforme a necessidade, podem ser retomadas para apoiar esse diagnóstico.
No caso dos estudantes da educação especial, é essencial, para o atendimento de acordo com suas necessidades de aprendizagem, a elaboração de um novo Plano de Atendimento Individual (PAI) do estudante para identificar, no momento atual, quais habilidades e competências necessitam ser retomadas, consolidadas e/ou desenvolvidas para garantir suas aprendizagens. Caso necessário, para realização desse diagnóstico, poderá ser realizada uma avaliação.

 

Assunto 5: Programa Recuperação e Aprofundamento (Resp.: Márcia Borges e PCNPs Vitor Hugo)
Para apoiar a organização do trabalho pedagógico das equipes gestoras das escolas e dos professores de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, disponibilizamos o Cronograma Integrado de Recuperação e Aprofundamento do 3º bimestre (Rede 169/2021), assim como, os Roteiros Formativos de recuperação e aprofundamento. 

 

Assunto 6: Materiais didáticos (Resp.: Márcia Borges)
Os cadernos do aluno e do professor do 3º bimestre do Aprender Sempre de Língua Portuguesa e Matemática de todos os anos/séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, assim como do 9º ano de Ciências e 3ª série do Ensino Médio de Física, Química e Biologia, já estão disponíveis nos links abaixo: 

Também disponibilizamos os seguintes cadernos do estudante: 

  • Currículo em Ação do ensino fundamental link
  • Currículo em Ação da 1ª série do Ensino Médio, e São Paulo Faz

    Escola da 2ª e 3ª séries do ensino médiolink 

Os cadernos do professor serão disponibilizados em breve.
Além da versão digital, a SEDUC enviará a versão impressa dos cadernos do aluno e cadernos do professor de Língua Portuguesa e Matemática de todos os anos/séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de Ciências do 9º ano, e de Física, Química e Biologia da 3ª série do Ensino Médio do Aprender Sempre, assim como o Currículo em Ação do 1º ano do Ensino Fundamental até a 1ª série do Ensino Médio, e São Paulo Faz Escola da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Informações sobre os prazos de entrega dos materiais impressos serão comunicadas posteriormente.

 

Assunto 7:  Formações durante ATPC – Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (Resp.: Márcia Borges)
As ATPCs, no 2º semestre, continuarão sendo realizadas de acordo com o Cronograma Integrado de ATPC e Reuniões de Trabalho, observadas as alterações realizadas pela SEDUC.

 

Assunto 8:  Curso sobre documento curricular Currículo em Ação (Resp.: Márcia Borges)
As inscrições para o curso Currículo em Ação encontram-se abertas até 9 de agosto. É muito importante que os professores e gestores escolares, aproveitem esta oportunidade de se apropriarem cada vez mais do documento curricular da rede.
Abaixo segue os públicos de cada curso, assim como inclui o link que direciona para a inscrição de cada um deles:

  • Equipe escolar: Diretor de escola, Vice-diretor de escola, Professor Coordenador (PC), Professor Coordenador Geral (PCG), Professor Coordenador de Áreas (PCA), Professor de Educação Básica I (PEB I) e Professor de Educação Básica II (PEB II) – Link
  • Gestores e formadores: Dirigentes de Ensino, Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP), Diretores de Núcleo Pedagógico (DNP), Técnicos do Acompanhamento Pedagógico (TAP), Técnicos de Acompanhamento Formativo (TAF) e servidores afastados para os Órgãos Centrais: EFAPE, COPED ou Gabinete – Link

 

Assunto 9:  Ciências da Natureza e Ciências Humanas – 1ª série EM (Resp.: Márcia Borges)
As provas de Ciências da Natureza – CN e de Ciências Humanas – CH, da Avaliação da Aprendizagem em Processo do 2º Bimestre – AAP 2, conforme comunicados anteriores, não foram disponibilizadas para a 1ª série do ensino médio em virtude da manifestação de interesse quanto aos itinerários formativos para o novo modelo do ensino médio.
Conforme planejado, estas provas serão disponibilizadas na Plataforma CAEd no período de 28 de julho a 13 de agosto de 2021

 

 

Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo