Rede 152/2021 – 01/07/2021

São Bernardo do Campo, 01 de julho de 2021.

Assunto 1: Jornal MEC – Junho (Resp.: Sup. Cléria e Paulo, PCNP´s: Emerson, Renata e Rogério)

Segue Jornal MEC – Junho 2021

Assunto 2: Escolha PNLD 2021 (Resp.: Sup. Cléria e Paulo, PCNP´s Emerson, Renata e Rogério)

Há uma previsão inicial de que o período de escolha ocorra entre 16 de julho e 13 de agosto de 2021.

Atenção: Informações importantes (acesse aqui)

Guia PNLD 2021 (acesse aqui)

Assunto 3: Reunião de Gremistas – Jornal Partiu Grêmio (Resp.: PCNPs Edinéia, Daniel e Murilo)

Convidamos os representantes gremistas, bem como os Vices-Diretores ou Pontos Focais, a participar da reunião online de formação para seleção de ações ocorridas nas Unidades Escolares, as quais poderão ser divulgadas no jornal Partiu Grêmio.

Reunião agendada: 06 de julho (terça-feira)

Horário: 14 horas

Favor utilizar email institucional fornecido pela Microsoft para logar no Teams pelo link:  reuniao_gremio_jornal_partiu_gremio

Assunto 4: Expo Movimento Inova (Resp.: Emerson e Rogério)
A cada ano o Movimento Inova cresce e, para este ano, ele vem com a mudança de nome, que passará a ser Expo Movimento Inova, mas se mantendo no propósito de reconhecer e valorizar boas práticas da nossa rede.

Faremos o Esquenta da Expo Movimenta Inova via Centro de Mídias de São Paulo, no formato mediado por tecnologias, no dia 13/07/2021, e o Expo Movimento Inova em Dezembro, no formato presencial, sendo que mais para frente enviaremos informações sobre os editais.

Segue programação (clique aqui)

Assunto 5: Programação das ATPC e das atividades relacionadas às formações do Programa de Recuperação e Aprofundamento para a semana de 5 a 8 de julho de 2021 (Resp.: PCNP Cristiane Nunes)

As formações dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio são divididas em Semana A e Semana B, organizadas por área do conhecimento (terça-feira: Ciências Humanas; quarta-feira: Linguagens; quinta-feira: Ciências da Natureza e Matemática).

A organização das pautas de ATPC para Semana A, nos dias 6, 7 e 8 de julho de 2021 (acesse aqui)

Assunto 6: AAP 2º Bimestre e Sequências Digitais (Resp.: PCNP´s Ana Paula e Cristiane Nunes)

Reiterando a Rede 141/2021, com objetivo de fornecer orientações complementares sobre as provas da Avaliação da Aprendizagem em Processo do 2º bimestre – AAP 2 Digital, informamos o que segue:

A AAP 2 conterá itens baseados nas habilidades essenciais do currículo, correspondentes ao 2º bimestre, e nas habilidades que compõem os marcos de desenvolvimento que incluem habilidades do ano/série em curso e também de anos anteriores.

Importante ressaltar que os professores devem orientar os alunos que a partir do acesso às provas na plataforma os estudantes terão 48 horas para a sua realização/término, em cada uma delas. Na plataforma estará disponível marcador de tempo para auxiliar os alunos, lembrando que assim que finalizado e concluído o acesso não será mais possível.

Os estudantes público-alvo da educação especial que necessitarem de ampliação das provas, deverão utilizar tablet ou computador que disponham de recurso para a ampliação necessária, utilizando igualmente a Plataforma CAEd para sua resolução. Na impossibilidade do acesso em casa, as provas poderão ser acessadas nas unidades escolares, com apoio do professor especializado, sempre seguindo as orientações e protocolos de segurança sanitária orientados à rede.

As provas da AAP 2 seguirão tendo modelos de cadernos diferentes. Um dos cadernos será disponibilizado em versão PDF e o respectivo gabarito publicado, após a data final da aplicação, para atender excepcionalmente os alunos que não dispuserem de meios para sua realização remota e tampouco puderem comparecer à escola presencialmente, para acesso por meio de equipamento da unidade escolar, por pertencerem a grupo de risco no atual contexto pandêmico.

Nestes casos, os resultados não são inseridos no sistema e seu uso se dará diretamente pelo docente para o trabalho pedagógico.

Posteriormente ao processo de aplicação os dados e informações resultantes desta avaliação serão estatisticamente processados e disponibilizados na Plataforma CAEd, incluindo participação, desempenho por habilidades avaliadas (DE, escola, turma, aluno, prova) e orientações pedagógicas relativas às habilidades diagnosticadas como prioritárias, para apoio às ações pedagógicas junto aos estudantes.

Por oportuno, informamos que as SD 1, 2 e 3 ficam prorrogadas até o dia 09 de julho de 2021.