Rede 150/2021 – 29/06/2021

São Bernardo do Campo, 29 de junho de 2021.

Assunto 1: Processo Seletivo para Embaixadores no CMSP (Resp.: PCNP Daniel e Edinéia)

Solicitamos às equipes gestoras a divulgação nas unidades escolares do processo seletivo de estudantes da rede estadual, no período de 28/06 a 31/08, para compor a Rede de Embaixadores junto ao Centro de Mídias de São Paulo (CMSP). Ressaltamos a importância do atendimento ao Edital inserido no link.

Assunto 2: Práticas Educacionais Antirracistas nas Eletivas (Resp.: PCNPs Daniel, Edinéia, Gregório)

Solicitamos à equipe gestora das Unidades Escolares que selecionem as práticas educacionais que tenham ou tiveram como foco a Educação Antirracista. Ressaltamos a importância do preenchimento do formulário inserido no link a seguir:

Formulário Educacionais Antirracistas nas Eletivas

Prazo máximo de envio até 12 de julho de 2021.

Assunto 3: ° Experimento Global do Clube de Ciências da Universidade de São Paulo-USP de Lorena (Resp.: PCNP Isabela)

O Clube de Ciências da USP de Lorena convida todos os professores do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio a desafiarem seus alunos a descobrirem o real formato da Terra através de experimentos. A atividade on-line funcionará como um desafio pedagógico para desenvolver a aprendizagem colaborativa. No dia do evento, ocorrerão palestras, hands-on (atividades mão na massa) e experimentação orientada em diversas escolas de Norte ao Sul do Brasil.Também serão oferecidos minicursos on-line aos professores de cada nível. Os professores, devidamente cadastrados e que desenvolverem todas as atividades do evento, receberão certificado de participação.

Período de inscrição: 1 de junho a 30 de julho de 2021 através do link.

Data do evento: 22 de setembro (quarta-feira) das 8h às 17h – dia do equinócio de primavera no hemisfério sul.

Assunto 4: Projeto Aprender Valor (Resp.: PCNP´s Ana Paula e Isabela)

Disponibilizamos aos gestores escolares e professores o “Projeto Aprender Valor”, destinado ao Ensino Fundamental.

O Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras, devido ao cenário que estamos vivendo da pandemia de COVID-19, que está trazendo consequências econômicas e financeiras para os diferentes setores da sociedade, inclusive para a vida financeira de muitas famílias.

No dia 1º de julho, às 08h30min, haverá uma live através do Centro de Mídias (CMSP) nos canais Diretores e Formação de Professores.

Para participação do projeto, o(a) representante da escola (diretor ou coordenador do programa na escola com as mesmas permissões do diretor) deve acessar a plataforma utilizando o código Inep, como usuário e senha, e inserir essas informações na tela de login, clicando no botão que fica do lado superior direito da tela.

Seguem abaixo alguns links para mais informações e participação do projeto:

Proposta do Programa

Tutorial

Participação

Assunto 5: Confirmação de recebimento de Acervo Literário (Resp.: Analista Sociocultural: Adriana)

Solicitamos atenção das Escolas listadas abaixo, tendo em vista que não foi identificado atendimento da Rede 091/2021, Assunto 2. Favor verificar, com urgência, o preenchimento do formulário, até o dia 05/07/2021.

Adail Luiz Miller, Dr.

Antonio Caputo

Brazilia Tondi de Lima

Carlos Pezzolo, Prof.

Célio Luiz Negrini, Prof.

Clóvis de Lucca, Prof.

Cynira Pires dos Santos, Profª

Faustina Pinheiro da Silva, Profª

Francisco Cristiano Lima de Freitas

Jean Piaget

João Ramalho

José Gonçalves de Andrade Figueira, Dr.

Julieta Vianna Simões Sant’Ana, Profª

Laudo Ferreira de Camargo, Ministro

Lauro Gomes de Almeida

Mizuho (Abundância)

Nelson Monteiro Palma, Prof.

Omar Daibert, Reverendo

Omar Donato Bassani