REDE 149/2020

São Bernardo do Campo, 23 junho de 2020

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1 “Deficiência intelectual, cidadania e prevenção à violência” – (Resp.: Equipe de Educação Especial)
Senhores gestores, segue agenda de “lives” do Instituto Jô Clemente, que ocorrerão entre os dias 24/06, 29/06 e 01/07, desenvolvidas pelo Instituto Jô Clemente, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONDECA e tem como objetivo articular a rede de profissionais para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes com deficiência.

24/06– 16h – Violência contra crianças e adolescentes: É possível mudar essa história?
Lilian Pinheiro da Cruz Mestranda em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).
Luciana de Assis Silva e Sanches Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

29/06-15h30min – Infância, Autonomia e Direitos.
Pedro Pulzatto Peruzzo – Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo-USP

01/07 – 16h Educação Inclusiva, Bullying e Preconceito.
José Leon Crochik – Professor visitante do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência; Professor aposentado do Instituto de Psicologia da USP; Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq. Autor do livro ‘Preconceito, Indivíduo e Cultura’.
As Palestras serão transmitidas através da página do FACEBOOK do Instituto JO CLEMENTE

 

Assunto 2: Cadastro de Professor Orientador e inscrições CUCo -Competição USP de Conhecimento Resp.: PCNPs Edinéia, Daniel e Marli)
Solicitamos aos senhores responsáveis pelas Unidades Escolares, envidar esforços, para garantir ampla divulgação entre professores e alunos nas Provas  CUCo (Competição USP de Conhecimento), incentivando assim a participação de estudantes e estimulando a ampla atualização cadastral ou novos cadastros de professores.

As inscrições terminam em 24/07/2020 às 22h.

A primeira fase será realizada on-line entre os dias 10/08/2020 (a partir das 8h) até 14/08/2020 (encerramento às 22h). O estudante pode acessar em qualquer dia e horário, entre os dias 10 e 14/08, e realizar a prova de qualquer local, utilizando um dispositivo conectado à internet (celular, tablet, notebook ou computador). Ao clicar em iniciar, o relógio começa uma contagem de tempo ininterrupta encerrando a prova em 120 minutos.

O cadastro de professores para fins de premiação deve ocorrer até o término da primeira fase, ou seja, até o dia 14/08/2020.

Para informações e inscrições de estudantes acessar: www.vemprausp.org.br

Para cadastro de professores acessar: https://bin.fuvest.br/professor

Os professores cadastrados são voluntários e estarão aptos a enviar as folhas de respostas da segunda fase e também concorrerão aos prêmios.

 

Assunto 3: Alinhamento Disciplinas Inova (Resp.: PCNPs Aline, Juliana e Rogério)
Reiterando a rede 139, a culminância das Eletivas deverá ocorrer entre os dias 13 e 24 de julho. De acordo com as orientações no planejamento, a culminância poderá ocorrer de forma síncrona (ex. um bate papo com os alunos sobre as atividades desenvolvidas ou um evento on-line – Sarau) ou assíncrona (publicação de criação realizada pelos alunos como vídeos, imagens, blogs etc.).
Para tanto, o professor poderá utilizar diversas formas de trabalho, cabendo às escolas estabelecer a forma que este trabalho será encerrado.

Deixamos algumas opções como sugestões de modelos para a culminância: maquetes, sarau, jogos (produção), registros das atividades produzidas pelos alunos (foto/vídeo), jornal/blog/página do facebook/padlet, degustação, coreografia, fotografia, histórias em quadrinhos, curta metragens ou relatórios de vivências/diários/pesquisas.
Solicitamos o preenchimento do formulário abaixo, após a Culminância, até dia 27/07/2020 com evidências (fotos/registros) do trabalho realizado.

Formulário

 

VANDERLETE Mª LOZANO CHIUFFA CORRERA
Dirigente Regional de Ensino 
Diretoria de Ensino da Região
São Bernardo do Campo.