São Bernardo do Campo, 22 de maio de 2018.
NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Orientação Técnica “Matemática na prática” (Resp.: PCNP’s Marcia Yassuhara e Rogério)
A Dirigente Regional de Ensino convoca, nos termos da Res. SE 61/12, alterada pela Resolução SE 104/2012 e Resolução SE 55/2013, para a Orientação Técnica “Matemática na prática”, conforme segue:
Local: Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo
Dia: 25/05/2018
Horário: Das 8h30 às 12h30
Público-alvo: 1 (um) professor de Matemática das escolas abaixo relacionadas:
EE 20 de Agosto
EE Adail Luiz Miller
EE Amadeu Olivério, Prof
EE Antonio Caputo
EE Antonio Nascimento, Prof
EE Ayrton Senna
EE Baeta Neves, Dr
EE Brazília Tondi de Lima
EE Carlos Pezzolo, Prof
EE Célio Luiz Negrini, Prof
EE Clarice de Magalhães Castro, Profª
EE Clóvis de Lucca, Prof
EE Cynira Pires dos Santos, Profª
EE Domingos Peixoto da Silva, Prof
EE Euclydes Deslandes,Prof
EE Fausto Cardoso Figueira de Mello, Dr
EE Francisco Cristiano Lima de Freitas
EE Francisco Emygdio Pereira Neto, Dr
EE Francisco Prestes Maia, Engº
EE Ismael da Silva Junior, Prof
EE Jacob Casseb, Prof
EE João Batista Bernardes, Prof
EE João Firmino Correia de Araújo, Dr
EE João Ramalho
EE Joaquim Moreira Bernardes, Prof
EE Jorge Rahme, Prof
EE José Fornari, Dr
EE José Gonçalves de Andrade Figueira, Dr
EE José Jorge do Amaral, Prof
EE Julieta Vianna Simões Sant’Ana, Profª
EE Laudo Ferreira de Camargo, Ministro
EE Alexandre Grigoli, Padre
EE Alfredo Burkart, Prof
EE Bonifácio de Carvalho, Cel
EE Edgar Alves da Cunha, Prof
EE Idalina Macedo Costa Sodré, Dona
EE Joana Motta, Profª
EE Laura Lopes, Profª
EE Maria da Conceição Mauro Branco, Profª
EE Maria Trujilo Torloni
EE Yolanda Ascêncio, Profª
Horário: 13h30 às 17h30
Público-alvo: 1 (um) professor de Matemática das escolas abaixo relacionadas:
EE Anésia Loureiro Gama, Profª
EE Faustina Pinheiro da Silva
EE Jean Piaget
EE Lauro Gomes de Almeida
EE Luis dos Santos, Metalúrgico
EE Luiza Collaço Queiroz Fonseca, Profª
EE Marco Antonio Prudente de Toledo, Prof
EE Maria Auxiliadora Marques, Profª
EE Maria Cristina Schmidt Miranda, Profª
EE Maria Iracema Munhoz
EE Maria Luiza Ferrari Cícero, Profª
EE Maria Osório Teixeira, Profª
EE Maria Pires, Profª
EE Maria Regina Demarchi Fanani
EE Mario Franciscon
EE Maristela Vieira, Profª
EE Mathias Octávio Rôxo Nobre, Dr
EE Maurício Antunes Ferraz, Prof
EE Maurício de Castro
EE Mizuho (Abundância)
EE Nail Franco de Mello Boni, Profª
EE Nelson Monteiro Palma, Prof
EE Neusa Figueiredo Marçal, Profª
EE Omar Daibert, Reverendo
EE Omar Donato Bassani
EE Palmira Grassiotto Ferreira da Silva, Profª
EE Pedra de Carvalho, Profª
EE Robert Kennedy, Senador
EE Rudge Ramos
EE Santa Dalmolin Demarchi
EE Santa Olimpia
EE Sérgio Vieira de Mello, Diplomata
EE Tereza Delta
EE Tito Lima
EE Vilma Apparecida A. Silveira, Profª
EE Vladimir Herzog, Jornalista
EE Walker da Costa Barbosa, Prof
EE Wallace Cockrane Simonsen
EE Yolanda Noronha do Nascimento, Profª
EE Yvone Frutuoso Prodóssimo, Profª
Assunto 2: Prêmio Nacional de Educação Fiscal (Resp.: PCNP’s Ana Lúcia e Marcia Yassuhara)
Solicitamos à Equipe Gestora na divulgação da edição 2018 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, lançado em abril e com inscrições abertas até 13 de junho.
A novidade desta edição é a premiação de sete vencedores: três na categoria Escolas; dois na categoria Instituições; e dois na categoria Profissionais de Imprensa. Ao todo, serão distribuídos R$ 43 mil reais em premiação.
O prêmio objetiva promover e disseminar a cultura sobre a importância socioeconômica dos tributos, a busca da correta e regular aplicação dos recursos públicos, bem como a efetiva participação da sociedade no acompanhamento, controle e aplicação desses montantes, de modo que o pagamento dos impostos, mais que uma obrigação determinada por lei, seja parte de um processo que pode e deve ser o caminho para a redução das desigualdades sociais no Brasil e para a tão sonhada melhoria de qualidade de vida para todos os brasileiros.
As inscrições poderão ser realizadas pelo site http://www.premioeducacaofiscal.org.br
As premiações ocorrerão no dia 28 de novembro de 2018, em Brasília, Distrito Federal.
Todas as orientações encontram-se no regulamento da edição http://www.premioeducacaofiscal.org.br/regulamento2018/
Assunto 3: Plataforma MECflix (Resp.: PCNP Rogério)
Para ajudar os alunos no preparo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Ministério da Educação desenvolveu o MECFlix, uma plataforma de videoaulas gratuitas para auxiliar o aprendizado e otimizar os estudos dos alunos do Ensino Médio e egressos, por meio do acesso a materiais didáticos relacionados aos componentes exigidos no exame. A iniciativa faz parte do projeto “Hora do Enem”, criado para que o estudante encontre uma forma de estudar que se encaixe em seu perfil, podendo acompanhar vídeos, fazer simulados online, criando um plano de estudos adequado às suas necessidades, sob demanda. Para acessar o MECFlix, acesse o site http://mecflix.mec.gov.br/
Assunto 4: Projeto Mediação e Linguagem 2018 (Resp.: PCNP’s Cristiane Nunes, Dione, Márcia Battistini, Rogerio e Suzeli)
Solicitamos às Equipes Gestoras informarem aos professores da sala de leitura que os materiais, as orientações e o cronograma para o Projeto Mediação e Linguagem estão disponíveis no Portal Intranet/Espaço do Servidor/Coordenadorias/CGEB/Biblioteca.
Lembramos que a V Mostra M&L de Curtas/Animações e Radionovelas 2018 acontecerá em outubro, dias 17 e 18, por videoconferência, com a participação ao vivo de alunos, professores e PCNP protagonistas e convidados.
Assunto 5: 11ª Edição do Prêmio Professores do Brasil (Resp.: PCNP’s Dione e Márcia Battistini)
Solicitamos às Equipes Gestoras ampla divulgação aos professores das inscrições abertas para a 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil – até 28/05/2018. Para mais informações acesse o documento.
MERENDA ESCOLAR
Assunto 1: Alteração de datas da Conferência e confirmação de estoque – geração de Boleto (Resp.: Eliana)
Todas as Unidades Escolares deverão executar sua conferência e confirmação de estoque até o dia 25/05/2018, para que não ocorram atrasos nas entregas dos gêneros alimentícios secos no 5º ciclo de 2018. As guias de remessa serão geradas dia 28/05/2018 no período da manhã.
Ressaltamos que é fundamental que as escolas realizem a conferência do estoque (VIRTUAL X FISICO) para que não haja excesso ou falta de produtos no 5º ciclo de 2018.
Assunto 2: Roteiro GDAE (Resp.: Eliana)
Seguem orientações para facilitar as consultas e alimentação do sistema SAESP II:
CONFORME CRONOGRAMA: (Respeitar as datas que foram alteradas):
>25.05 (data alterada) é o dia para conferir e confirmar seus estoques (geração de boletos)
Antes da confirmação de estoque, (dia 25.05) entre em:
> Conferência de estoque;
> Histórico das movimentações, imprima os dados do seu estoque virtual e compare com seu estoque físico, lembrando que as quantidades de produtos do estoque virtual têm que ser as mesmas do seu estoque físico.
ALTERAÇÃO DE ESTOQUE:
> A solicitação é feita no sistema SAESP, será APROVADO desde que: a quantidade no seu estoque físico seja maior do que no virtual.
> A solicitação é feita no sistema SAESP, será REPROVADO se seu estoque virtual tiver a quantidade maior que seu estoque físico (isso caracteriza falta de baixa de estoque ou erro de lançamento).
Observação: A U.E. deverá verificar qual a data que não foi lançado o produto e dar baixa retroativa verificando se na data da referida baixa retroativa o alimento estava no cardápio do dia (com o histórico das movimentações será fácil e prático verificar o que foi ou deixou de ser lançado)
TROCA DE PRODUTOS:
>Após solicitação no SAESP II, que deverá ser solicitada antes do vencimento do produto e com uma margem de prazo para que a empresa tenha tempo para efetuar a troca antes de vencer o produto (a solicitação não deverá ocorrer muito próximo da data de vencimento do produto);
> A UE. deverá acompanhar no sistema em (troca) o prazo estipulado que a empresa dará para executar a troca. Após o vencimento dado pela empresa pode-se dar no mínimo três dias e no máximo cinco dias para que a empresa conclua o solicitado;
> Caso a empresa não efetue a troca, a U.E. digitalizará e enviará para a D.E. ofício juntamente com fotos do produto solicitando autorização para descarte do produto em virtude da troca não ter sido executada, colocar no ofício o nome do produto, lote e data de validade e aguardar a autorização do DAAA que enviaremos para a U.E.
> Após o DAAA autorizar o descarte a Unidade Escolar encaminhará o Termo de Descarte por Troca juntamente com fotos do produto pelo e-mail desbcnut@educacao.sp.gov.br para as providências cabíveis, lembrando que o descarte deverá ser executado conforme orientações já repassadas. Caso necessário, agendar para que a Diretoria de Ensino acompanhe os procedimentos (não esquecer de
baixar no sistema)
INUTILIZAÇÃO:
>Deverá ser solicitada no GDAE nos casos do prazo de validade ter expirado e a UE não observou, problemas com enchentes, roedores, etc., a Unidade Escolar deverá acompanhar no sistema a devolutiva do DAAA autorizando a inutilização.
> Após autorizado deverá ser tomada as providências inutilizando o produto conforme orientações já repassadas, imprimir o Termo de Inutilização e colher as devidas assinaturas, caso necessário agendar para que a Diretoria de Ensino acompanhe os procedimentos (não esquecer de baixar no sistema)
CADASTRO DE SITUAÇÃO ATÍPICA:
>Verifique suas solicitações baixando-as ou solicite prorrogação, se for o caso.
Vanderlete Mª Lozano Chiuffa Correra
Diretoria de Ensino da Região
de São Bernardo do Campo
Dirigente Regional de Ensino