REDE 097/2021

São Bernardo do Campo, 29 de abril de 2021

 

NÚCLEO DE FREQUÊNCIA E PAGAMENTO
Assunto:  Cronograma de Pagamento – Maio 2021 (Resp.: Ionara)
Encaminhamos, Cronograma para Digitação Pagamento – maio /2021.CRONOGRAMA MAIO 2021
Com a finalidade de prevenir eventuais bloqueios e inconsistências, solicitamos empenho no acompanhamento da digitação do BFE pelas Unidades Escolares, havendo dúvidas ou problemas na digitação, deverá ser comunicado a este Núcleo de Frequência e Pagamento, em tempo hábil para análise e solução.
Informamos que o evento “Biênio” excepcionalmente foi publicado em 27/04/2021 e não como constou no cronograma passado.

A digitação da frequência de ABRIL de 2021 estará disponível: de 01 a 07/05/2021 com retificação até o dia 13/05/2021

Informamos que o cronograma está disposto em ORDEM CRONOLÓGICA (por data do evento).   Solicitamos atentar aos “eventos“. 

Item novo nº 16 “Alteração de Jornada”:
As fases corrigidas ou alteradas dentro do cronograma, terá arquivo de lauda gerado para publicação em DOE conforme mencionado neste novo item.
As planilhas de Alteração de Jornada (vigência diferente do cronograma) e/ou tornando sem efeito enviadas até a data do fechamento do cronograma às 17:00 horas, serão publicadas na data informada no cronograma.

Solicitamos que consultem diariamente a partir de 02/05/2021 a opção 2.5 do PAEC e verifiquem as pendências de digitação do BFE.
Importante atentar-se ao PV que está ativo no BFE/PAPC.
Lembrando que a ausência da digitação da frequência e a digitação em PV divergente, ocasiona o bloqueio de pagamento.
Contamos com a colaboração de todos. 

 

NÚCLEO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E TECNOLOGIA
Assunto 1: Prazo para manifestar interesse em receber o chip de Internet – Estudantes (Resp.: Marcelo)
Os estudantes da rede estadual têm até dia 30/04, esta sexta-feira, para manifestar interesse em receber o chip de internet e participar do Programa Além da Escola.
O caminho na SED segue o mesmo: Aluno > Questionário – Chips de Internet > Responder > Leia as instruções e responda às três questões > Clique em Salvar

Os alunos que já manifestaram interesse e ainda não foram priorizados em nenhuma lista, devem aguardar a comunicação da escola para saber se foram contemplados.
Os Alunos que já estão com nome na lista devem retirar o chip o quanto antes em sua escola.

 

Assunto 2: Prazo para adesão ao chip de Internet – servidores (Resp.: Marcelo)
Servidores da Secretaria da Educação têm até dia 30/04, esta sexta-feira, para aderir ao chip de internet pela SED.

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1: Evento FNDE sobre verbas do PDDE (Resp. Paulo Sup. PCNPs Emerson, Renata e Rogério)
Nos próximos dias 05 e 06 de maio, das 15h às 18h, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promoverá um encontro virtual com palestrantes do Ministério da Educação que apresentarão os detalhes sobre como participar e sobre a execução das Ações Integradas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), tais como: Educação Conectada, PDDE Emergencial, Tempo de Aprender, Novo Ensino Médio, Novo Mais Educação, Água e Esgotamento Sanitário, Escola Acessível e Sala de Recursos. O evento também contará com a participação da representante do Banco do Brasil que falará sobre o uso do gerenciador financeiro para acompanhamento da execução dos recursos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e haverá palestras sobre como utilizar os recursos do Programa, criar uma Unidade Executora e realizar consórcios entre as escolas.
O evento é voltado para os diretores, presidentes de unidades executoras, secretários de Educação, prefeitos, conselheiros, técnicos educacionais e comunidade escolar em geral, e será transmitido pelo canal do FNDE no Youtube e pelo Portal de Educação Corporativa da autarquia. As perguntas poderão ser enviadas no ato da inscrição e os palestrantes as responderão ao longo do encontro.
Para participar, os interessados precisam se inscrever previamente no Portal de Educação Corporativa do FNDE:
https://www.fnde.gov.br/educacaocorporativa/index.php?option=com_k2&view=item&layout=item&id=63&Itemid=255

 

Assunto 2:   Ação CONVIVA – PLACON (Resp.: Rosângela Marotti)
Solicitamos aos senhores diretores atualização das ocorrências, com urgência, na plataforma PLACON.

 

Assunto 3: Ação CONVIVA – questionário psicólogos na educação (Resp.: Rosângela Marotti)
Solicitamos aos senhores diretores, ou vice-diretores, ou ainda o POC, responderem esse questionário, até o dia 04 de maio. Atenção! Somente uma resposta por escola. https://forms.gle/ywcZWNZnUHPqV7TPA

 

Assunto 4: Entregas de Cadernos Didáticos dos estudantes do 2º Bimestre (Resp.: PCNP Mário Machado)
Informamos às Equipes Gestoras que as entregas de materiais didáticos do 2º bimestre terão início na nossa DE a partir do dia 03/05. A versão inicial do cronograma das entregas está disponível neste documento:  https://docs.google.com/document/d/1y75u9j1HlAcekVPOR3ei7JWOXMX6tbLpwyDN5YlUVmk/edit?usp=sharing

Assim que possível, será atualizado no documento o cronograma das demais regiões e eventuais alterações.
Para este bimestre, a SEDUC implementará duas novas ferramentas para auxiliar na distribuição adequada dos volumes entregues às unidades escolares e solucionamento de ocorrências: 

  1. Manual de encaminhamento de divergências (https://docs.google.com/document/d/1Hzj7LScoxZthnXk44WL2_0Dlatxq5DKd_rZsKnUGRck/edit?usp=sharing); e 
  2. Formulário de recebimento dos materiais (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTXENyOh98L_suhiJ_o18Q4XEVkHFSYb7hpTcPuDXgY2EVDw/viewform?usp=sf_link).

O manual informará quais os procedimentos a serem realizados a partir do recebimento dos materiais até o encaminhamento em casos de ocorrências nas entregas. O formulário, por sua vez, deverá ser preenchido com os quantitativos recebidos pela escola com todas as informações de sobras e faltas detalhadas assim que os materiais forem recebidos.
Neste link é possível identificar os volumes destinados a cada unidade escolar/município: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiOGYwMjMyYTUtOGY3Yi00N2M5LWJhNDYtMTE1MjJlZGZhZTU3IiwidCI6IjE2Yjg3Nzk4LTQ1MTctNDQyYy05MjAwLWNlMWNjYTkzMjU5YyIsImMiOjR9.
Em breve, publicaremos em Rede uma planilha compartilhada, para que seja possível acompanhar as faltas e sobras dos fascículos destinados às UEs para possível reposição, disponibilização ou trocas.
Quaisquer dúvidas favor entrar em contato pelo e-mail desbcnpe@educacao.sp.gov.br, aos meus cuidados.

 

Assunto 5: Ação CONVIVA (Resp.: Equipe CONVIVA)
Informamos ao grupo gestor que estão disponíveis dois arquivos elaborados pelo suporte técnico do Psicologia Viva, com dicas rápidas para solucionar alguns problemas que estão ocorrendo no que diz respeito aos agendamentos de encontro do Projeto Psicólogos da Educação.
Clique aqui 
Clique aqui    

 

 

Assunto 6: PNLD livros em Braille (Resp. PCNPs Cristhiane Penachio, Emerson, Renata e Rogério)
O FNDE disponibilizou a Ferramenta Acessibilidade, no sistema PDDE Interativo/SIMEC, com o quantitativo de estudantes cegos registrados no Censo Escolar de 2020 para que as escolas confirmem ou alterem os dados. A escola deve confirmar se há usuários do sistema Braille no Ensino Fundamental em 2021. É necessário que a escola confirme ou altere os dados. Sem essa confirmação, não é possível mapear de forma exata a escola em que o estudante está matriculado.
O sistema ficará aberto até o dia 7 de maio. Após essa data a plataforma será fechada.
Serão adquiridas obras em Braille apenas para as escolas que confirmarem ou alterarem no sistema o quantitativo de estudantes que utilizam esse material, inclusive com a inclusão de estudantes com baixa visão que adotam materiais em Braille.
Para estudantes com baixa visão e surdo/cego que não utilizam o sistema Braille o FNDE distribui o material em formato EPUB que permite ampliação dos caracteres, a audição do conteúdo do livro e o uso de contraste para leitura. Nesse caso, a escola deve solicitar por meio da ferramenta EPUB, para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, ou pelo e-mail coled_fnde@fnde.gov.br para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Segue as orientações para preenchimento do quantitativo de estudantes e professores usuários do sistema Braillehttps://drive.google.com/file/d/1ChVX8jIqNWKGHlQ3tAody37zsV5hzX_k/view?usp=sharing.

 

Assunto 7: Programa Inova Educação (Resp.: Gregório, Rogério e Sandra)
Informamos que as inscrições para o Programa Inova Educação – Formação Básica estão abertas.
Os Docentes poderão realizar a inscrição até 26/05/2021 acessando o site. Acesse todas as informações clicando aqui.

 

NÚCLEO DE COMPRAS E SERVIÇOS
Assunto: Retirada de material – água sanitária (Resp.: Roseli)
Em complementação à Rede 88/2021, solicitamos às unidades escolares que tragam suas próprias caixas para acomodar os frascos de água sanitária
disponíveis para retirada (06 unidades de 1L).

 

 

 

Diretoria de Ensino – Região
São Bernardo do Campo