REDE 092/2018

São Bernardo do Campo, 04 de abril de 2018.

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO
Assunto 1:  Orientação Técnica “Aprimoramento linguístico para professores de alemão com aulas atribuídas no CEL”. (Resp.: Karina)
Comunicamos à Equipe Gestora do CEL (Centro de Estudos de Línguas), E. E. “20 de Agosto” e E.E. “Dona Idalina Macedo Costa Sodré”, que conforme publicação em D.O.E. de 29 de março de 2018 estão convocados para Orientação Técnica, os Professores de alemão com aulas atribuídas no CEL nos dias, horário e local abaixo:

Datas: 10 e 11 de abril de 2018
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Instituto Goethe
R: Lisboa, 974 – Pinheiros – São Paulo/SP.

 

Assunto 2:  Inscrições para a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista. (Resp.: PCNP Ana Lúcia)
O Prêmio Jovem Cientista tem o objetivo de impulsionar a pesquisa científica no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para desafios da sociedade. A 29ª edição do prêmio terá como tema: “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”.
As inscrições se encerram no dia 31 de julho, às 18h (horário de Brasília). Podem concorrer alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Ensino Médio e Profissional e Tecnológico e que tenham menos de 25 anos de idade em 31 de dezembro de 2018.
As inscrições podem ser feitas por meio do site: http://www.jovemcientista.cnpq.br/

 

Assunto 3: Colóquio “A contribuição de Stephen Hawking para a compreensão das Leis que regem o Cosmo” – IFUSP. (Resp.: PCNP Ana Lúcia)
Informamos que no dia 5 de abril, às 16h00, o Prof. Dr. Elcio Abdalla, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo – IFUSP, participará do Colóquio IFUSP, abordando o tema “A contribuição de Stephen Hawking para a compreensão das Leis que regem o Cosmo”.
O evento será gratuito e ocorrerá no Auditório Abrahão de Moraes, Rua do Matão, 1371, travessa R, Cidade Universitária, São Paulo-SP. O evento também será transmitido ao vivo, pelo site http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=38691. Notificamos que a participação presencial ou virtual é por adesão e de responsabilidade dos interessados. Para mais informações acesse o site http://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/node/1710.

 

 

Assunto 4: Palestra “O estudo de raios-X na escola” – Projeto Física para Todos. (Resp.: PCNP Ana Lúcia)
Informamos que no dia 7 de abril (sábado), das 10h30 às 12h00, o Prof. Dr. Fernando Garcia, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), participará da palestra “Xperimentando com o invisível: o estudo de raios-X na escola”, no âmbito do Projeto Física para Todos.
As inscrições podem ser realizadas no site https://portal.if.usp.br/extensao/pt-br/node/348.
Notificamos que a participação é por adesão e de responsabilidade dos interessados. O evento será gratuito e ocorrerá no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo-SP.

 

Assunto 5:  V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA (Resp.: PCNPs Márcia Battistini e Marcia Yassuhara)
Senhores Diretores de Escolas, reiterando a rede 91/2018, as escolas do Estado de São Paulo (todas as redes) devem fazer o registro da Conferência na Escola no site da V CNIJMA: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/  Por motivo de dificuldades de acesso, caso não tenham conseguido realizar o registro até o dia 03/04/18, orientamos registrar o mais rápido possível.
Orientamos também, conferir o tutorial no link  com dicas para o preenchimento do registro: https://vconferenciainfantosp.files.wordpress.com/2018/03/texto_dicas_tutorial_mec_coesp.pdf
As escolas também devem ficar atentas à documentação a ser enviada à Diretoria de Ensino da Região até 6 de abril de 2018 impreterivelmente.
Solicitamos conferir no Regulamento Estadual (páginas 9 a 12): http://bit.ly/regulamento-coesp-vcnijma

 

Assunto 6: Concurso de desenho para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – até 05/04 (Resp.: PCNP Cristiane Nunes)
Solicitamos aos Gestores ampla divulgação do concurso de desenho para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com a premiação do desenho que representará a identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 (SNCT 2018). O tema deste ano é “Ciência para a Redução das Desigualdades”.
O público-alvo são alunos do Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante de escolas públicas e privadas.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 05/04 por meio do site: http://snct.museu.cp.ufmg.br/   

 

 

Vanderlete Mª Lozano Chiuffa Correra
Diretoria de Ensino da Região
de São Bernardo do Campo
Dirigente Regional de Ensino